Curiosidades

Filmes brasileiros – Diversos longas nacionais para todos os gostos

Tá na hora de conhecer um pouco mais sobre os filmes brasileiros. Aproveite essa lista para maratonar todos eles nos finais de semana.

Atualizado em 06/08/2020

Que tal valorizar ainda mais os filmes brasileiros? Pode ser que muitas pessoas gostam e assistam aos filmes nacionais, entretanto, ainda existe um breve preconceito com o nosso cinema. E, até mesmo quem assiste, com certeza, não deve conhecer parte dos filmes que estão listados nessa matéria.

O cinema brasileiro estreou em 1887, posteriormente lançando a primeira sala de cinema aberta ao público. Ela foi criada na capital do Rio de Janeiro.

Paschoal Segreto e Affonso Segreto, dois irmãos italianos, são considerados os primeiros cineastas do Brasil. Isso porque, são eles os idealizadores de Baía de Guanabara, o primeiro filme brasileiro, gravado em 1989. Inclusive, a data, 19 de junho de 1989, tornou-se o Dia do Cinema Brasileiro.

Entretanto, somente no século XX, a primeira sala de cinema foi chegar em São Paulo. Mas, após esse acontecimento, os números das salas de cinemas aumentaram no Rio de Janeiro e, em seguida, em todo o país.

Assim como o cinema cresceu, o número de filmes brasileiros foi aumentando com o passar do ano. Que tal conhecer alguns?

Confira 10 filmes brasileiros imperdíveis

1 – Bacurau – 2019

Bacurau, em resumo, é um pequeno povoado em que a sua comunidade descobre não fazer mais parte do mapa. Entretanto, coisas estranhas passam a acontecer no local. Como, por exemplo, a chegada de estrangeiros e algumas mortes sem motivo. Por fim, alguns moradores da comunidade decidem se reunir e descobrir uma forma de se defender.

2 – Cidade de Deus – 2013

Após 10 anos do lançamento do primeiro filme, um documentário sobre Cidade de Deus. Ele chega para mostrar como se passou a vida de cada personagem durante toda a década. Em suma, uma oportunidade imperdível para os fãs da história.

3 – Como Nossos Pais – 2017

O filme conta a história de Rosa, uma mulher que é filha, mãe, esposa, amante e ainda luta por uma carreira profissional perfeita. Entretanto, ela começa a se ver pressionada entre suas filhas e seus pais ao precisar ser presente em todos os momentos.

4 – O Auto da Compadecida – 2000

Primeiramente, é válido citar que o filme foi baseado em uma peça teatral de Ariano Suassuna. Ele conta a história de João Grilo e Chicó, dois amigos pobres que passam por alguns problemas para tentar sobreviver.

O filme é um sucesso não só no Brasil, como também no exterior. Ele mostra, mesmo que de forma engraçada, as dificuldades que os moradores do sertão nordestino passam com a seca.

5 – Tinta Bruta – 2018

Pedro vive uma vida dupla. Em suma, luta contra um processo criminal; em outra, se apresenta em performances eróticas, coberto de tinta neon, para anônimos, na internet. Entretanto, um outro rapaz começa a copiar sua apresentação e Pedro decide confrontá-lo.

6 – Que Horas Ela Volta? – 2015

Val se muda de Pernambuco para São Paulo em busca de uma vida melhor para a filha Jéssica. Posteriormente, Jéssica liga para a mãe pedindo para ir para a cidade. Sua intenção é prestar vestibular. Apesar dos chefes aceitarem a jovem em casa, seu comportamento começa a dificultar as relações, já que ela não aceita as diferenças de classe impostas no local.

7 – Terra Deu, Terra Come – 2010

Pedro de Almeida é um garimpeiro e também um dos últimos que conhece os vissungos. Estes, aliás, são cantigas em dialeto que as pessoas cantavam nos velórios, no interior de Minas Gerais. O melhor do filme, afinal, é que ele mistura ficção com memórias reais.

8 – Era o Hotel Cambridge – 2016

Refugiados chegam a São Paulo e buscam abrigo em um hotel velho, no centro da cidade. Entretanto, o local já está ocupado por um grupo de sem-tetos. Os dois grupos precisam aprender a conviver juntos e a lidar com suas diferenças.

9 – O Lobo Atrás da Porta – 2013

Um homem, sua esposa e sua amante são interrogados em uma delegacia. Em seguida, o detetive une todos os depoimentos, descobrindo toda uma história baseada em mentiras e obsessões.

10 – Benzinho – 2018

Fernando decide tentar a vida na Alemanha como jogador de handebol. Enquanto isso, Irene, sua mãe, precisa aprender a lidar com a partida do filho.

Bônus: + 10 filmes brasileiros

11 – O Som ao Redor – 2012

Em Recife, uma empresa de segurança é contratada para cuidar dos moradores de classe média de uma determinada rua. O intuito seria fornecer segurança a eles, mas alguns acabam tendo mais medo ainda.

12 – Canta Maria – 2006

Maria vive com a família em uma fazenda, localizada em um vilarejo, no nordeste brasileiro. Posteriormente, Lampião – sim, o cangaceiro – pede abrigo aos pais da moça que, ao serem descobertos pelos soldados, são mortos. Maria, então, vai morar com os tios e acaba descobrindo novas coisas. A história se passa inteira nos anos 30.

13 – Sinfonia da Necrópole – 2014

O filme conta a história de Deodato, um aprendiz de coveiro que não gosta do trabalho. Entretanto, ele o mantém por causa de Jaqueline, uma funcionária de serviço funerário. De repente, alguns acontecimentos começam a afetar o psicológico do coveiro.

14 – Sobre Nós – 2017

Diego decide ir para Califórnia estudar cinema. Ao tomar essa decisão, ele também precisa deixar para trás o seu grande amor, Matheus. Já formado como cineasta, ele volta ao Brasil, 10 anos depois, e decide fazer um filme contando todo o seu romance com o ex.

15 – As Canções – 2011

E se clássicos da música brasileira fossem responsáveis por suas lembranças? O filme conta a história de 18 personagens que compartilham suas experiências com essas memórias.

16 – Entre Nós – 2013

Um grupo de amigos escreve cartas para si mesmos. A intenção, em suma, é lê-las depois de 10 anos.

As cartas, assim, são enterradas na casa de campo onde eles estão. Entretanto, após um acidente, o grupo fica os mesmos 10 anos sem se encontrar.

Contudo, mesmo com a distância, eles se reencontram na data marcada, para abrir suas cartas.

17 – Últimas Conversas – 2015

O filme, em resumo, é um documentário feito com o jovens do ensino médio público do Rio de Janeiro. Nele, eles são entrevistados e questionados sobre suas vidas, expectativas para o futuro e mais.

18 – Aquarius – 2016

Outro dos filmes brasileiros da lista é O Silêncio do Céu. Em síntese, uma imobiliária compra todos os apartamentos do edifício Aquarius e apenas Clara ainda reside no local. Com o intuito de derrubar o prédio para construir um novo, a imobiliária e a construtora, então, passam o filme ameaçando a jornalista para que ela venda seu imóvel.

19 – O Silêncio do Céu – 2016

Diana e Mario são um casal que escondem segredos um do outro. Esses mistérios, afinal, estão lentamente acabando com a relação dos dois.

20 – Hoje Eu Quero Voltar Sozinho – 2015

Encerrando nossa lista de filmes brasileiros, mas não menos importante, está Hoje Eu Quero Voltar Sozinho. Algumas pessoas, certamente, assistiram o curta Eu Não Quero Voltar Sozinho, que deu a ideia para o filme ser lançado.

O filme conta a história de Leonardo, um jovem com deficiência visual, que tenta se tornar independente, mesmo com a mãe sendo uma mulher super protetora. Ele, então, conhece Gabriel e passa a aprender mais sobre seus sentimentos.

Gostou da lista de filmes brasileiros? Em seguida, aproveita essa também: Filmes de terror mais assustadores de todos os tempos – Top 20

Imagens: Metro1

Fontes: Canaltech, Claudia, Todamateria, Google