17 cenas improvisadas do cinema que ficaram famosas

Matérias sobre Hollywood e suas produções são sempre curiosas, não é mesmo? Hoje, como você vai ver, trazemos algumas cenas improvisadas do cinema que mais fizeram sucesso e que as pessoas, muitas vezes, nem sonham que não faziam parte dos roteiros dos filmes.

Mas, como você deve ser lembrar, aqui no Segredos do Mundo já falamos, por exemplo, sobre como ficam as cenas antes e depois dos efeitos especiais, quais as substâncias que substituem as drogas nas gravações e até mesmo as 5 cenas de terror consideradas mais assustadoras.

Bom, dando continuidade a esse tema hollywoodiano, você vai se admirar hoje com passagens clássicas, de filmes como Batman: O Cavaleiro das Trevas, O Poderoso Chefão, Taxi Driver, Uma linda Mulher, Laranja Mecânica e até mesmo O Iluminado, que simplesmente se tratam de cenas improvisadas do cinema.

Mas, mesmo fora dos scripts originais, todas essas cenas improvisadas do cinema acabaram sendo inclusas nas histórias dos filmes por terem ficado melhores que as ideias iniciais. Aliás, boa parte das cenas improvisadas do cinema foram alteradas ou pensadas pelos próprios atores, muitas vezes sem nem mesmo comunicar os diretores sobre suas ideias. Interessante, não é?

Então confira, abaixo, algumas cenas improvisadas do cinema que ficaram famosas:

1. Batman: O Cavaleiro das Trevas – Heath Ledger

1

Uma das cenas improvisadas do cinema e que ficou extremamente famosa é a Heath Ledger, como o Coringa, aparece explodindo o hospital, em Batman: O Cavaleiro das Trevas. Segundo o roteiro do filme, o vilão deveria, simplesmente, deixar o hospital e entrar no ônibus, enquanto o local explodia. O ator, no entanto, acabou improvisando a pausa no momento da explosão, em que aparece brincando com o detonador.

2. Uma Linda Mulher – Julia Roberts

2

O roteiro do filmes previa que Vivian, a prostituta vivida por Julia Roberts, ganharia um colar de Edward Lewis (Richard Gere). O que não foi combinado, no entanto, foi a parte em que o ator fecha a caixa do colar na mão da atriz, quando ela tenta tocar a joia. Essa se tornou uma das mais famosas cenas improvidas do cinema devido à espontaneidade de Julia Roberts e sua risada contagiante.

3. O Iluminado – Jack Nicholson

3

Outra das cenas improvisadas do cinema que quase ninguém sabe é o clímax de O Iluminado, em que o personagem de Jack Nicholson ataca a porta do banheiro com um machado para tentar capturar Shelley Duvall, que vive sua esposa no filme. Aliás, a fala mais marcante do filme “Heeeere’s Johnny!” (Aqui está Johnny!, em português). De acordo com o ator, a frase foi inspirada no apresentador Johnny Carson, que usava essa mesma fala quando comandava o programa americano Tonight Show.

3. O Silêncio dos Inocentes – Anthony Hopkins

4

Outra das cenas improvisadas do cinema que ficou famosa foi a que Anthony Hopkins diz a frase “Uma vez, um recenseador tentou me testar. Eu comi seu fígado com favas e um bom Chianti”. Embora a fala estivesse no script, o som produzido pelo ator, ao final da cena foi improvisado, o que deixou a cena marcante.

https://www.youtube.com/watch?v=iVlkZVAw8Gc

4. Quero Ser John Malkovich – um figurante

5

O que fez dessa uma das cenas improvisadas do cinema mais comentadas e famosas foi o que um simples figurante tomou a iniciativa de fazer. Isso porque o momento em que o sujeito passa de carro e joga uma lata em John Malkovich, simplesmente, não existia no roteiro. O figurante estava empolgado com a pontinha que ia fazer e acabou bebendo um pouco antes de entrar em cena, então tomou coragem, jogou a lata e disse “Ei, Malkovich, pensa rápido!”.

5. O Resgate do Soldado Ryan – Matt Damon

6

Uma das cenas improvisadas do cinema que ganhou a simpatia do diretor e que acabou entrando para o filme foi uma passagem em que Tom Hanks e Matt Damon se encontram. Enquanto os dois descansam, Ryan, vivido por Matt Damon, conta uma história com falas totalmente improvisadas sobre seus irmãos e uma garota, que conheceu em um bar, nos Estados Unidos.

6. Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida – Harrison Ford

11

Com certeza, uma das cenas improvisadas do cinema que mais marcou pela criatividade é a da briga no mercado popular, em Os Caçadores da Arca Perdida, da saga Indiana Jones. Isso porque, originalmente, a cena previa uma luta de espadas entre o ator principal e o vilão. O problema é que Harrison Ford estava se sentindo mal devido a uma intoxicação alimentar e acabou pedindo ao diretor para mudar o enredo. Foi assim que o ator acabou encurtando a luta com um belo tiro de arma de fogo.

7. Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca – Harrison Ford

12

No 5º episódio da série, depois do tão aclamado beijo entre os personagens de Harrison Ford e Carrie Fisher, o roteiro previa que a atriz diria “Eu te amo” ao galã. Em resposta, ele diria “Eu também te amo”. Mas, Harrison Ford achou melhor incorporar o estilo cafajeste de Han Solo e disse uma das falas mais emblemáticas das cenas improvisadas do cinema: “Eu sei”.

8. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa – Woody Allen

13

Essa é outra das cenas improvisadas do cinema que acabou entrando para o filme e que rendeu muitas risadas do elenco durante a gravação. Isso porque na cena em que Woody Allen vai experimentar cocaína com Annie, ele acaba espirrando de verdade no potinho onde estava o pó de mentirinha. Como é de se imaginar, tudo em volta do ator ficou branco e, mesmo ficando boa, a cena foi interrompida e precisou ser editada depois, porque Woody Allen não parava de rir.

9. Taxi Driver – Robert de Niro

14

Em Taxi Driver, uma das frases mais famosas do personagem de Robert de Niro também não foi planejada. Ele criou o bordão “Are you talking to me?” (Está falando comigo?, em português) depois que o diretor, Martin Scorsese pediu para que ele conversasse com o espelho. A partir de então, essa se tornou uma das mais famosas cenas improvisadas do cinema.

10. Tubarão – Roy Scheider

15

Outra frase sem planejamento que ficou famosa foi a fala de Roy Scheider, em Tubarão. “Você vai precisar de um barco maior”, foi o que ele disse, fazendo com que essa se tornasse uma das cena improvisada do cinema mais famosas até hoje.

11. O Poderoso Chefão – Marlon Brando

16

Outra das cenas improvisadas do cinema que as pessoas não sabem que não faziam parte do roteiro original é a parte de O Poderoso Chefão, em que Marlon Brando, o líder da família Corleone, aparece narrando as atrocidades de uma morte encomendada de um homem, que havia espancado uma jovem. Enquanto fala sobre o acontecido, o personagem acaricia tranquilamente um gato que está em seu colo.

A grande magia de tudo, no entanto, é quando se descobre que o bicho nunca esteve no roteiro. Algumas pessoas dizem que o diretor colocou o gato no colo de Marlon Brando segundo antes da gravação. Outros, no entanto, garantem que o ator encontrou o gato por acaso no set e, simplesmente, bolou a cena com com sua presença.

12. Laranja Mecânica – Malcolm McDowell

17

Quem assistiu Laranja Mecânica, com certeza, não se esquece da cena em que o grupo de almofadinhas rebeldes invade a casa de um casal e agride os moradores. Acontece que essa cena foi rodada muitas vezes, sem que o resultado ideal fosse atingido. Foi então que o diretor deu carta branca ao ator Malcolm McDowell, para que ele fizesse o que bem entendesse durante a gravação.

O ator, então, sem querer, vez uma das mais marcantes cenas improvisadas do cinema. Enquanto seus amigos quebram tudo e agridem o casal, ele dança e canta a música tema de Cantando na Chuva, dando um ar sinistro à cena. O diretor ficou tão satisfeito com o resultado, que no mesmo dia tomou as providências necessárias para assegurar os direitos da canção no filme.

https://www.youtube.com/watch?v=ClLr5W_l82s

Loucura, não? Qual dessas cenas improvisadas do cinema mais marcaram você?