Em tempos como o que estamos vivendo, os filmes estão entre as melhores opções de lazer e fuga da realidade. Pensando nisso, uma boa aposta de entretenimento pode ser conferir o que os filmes de ficção científica têm para apresentar sobre as possibilidades de futuro.
Assim, nós decidimos fazer uma busca pelos grandes nomes do gênero. Não dá pra dizer que a lista tem tudo de melhor do gênero, pois fizemos apenas um resumão. Porém, para quem quer mergulhar no mundo dos filmes de ficção científica, conhecer o que tem na seleção é um baita passo.
Entre os resultados, estão clássicos da década de 60, bem como sucessos recentes. Dessa maneira, quem quer consumir o melhor do gênero, pode apostar nessas dicas!
15 filmes de ficção científica imperdíveis
2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)
O clássico de Stanley Kubrick é um dos filmes de ficção científica mais icônicos de todos os tempos. Portanto, a lista não poderia começar de outra forma.
Na história, as coisas começam a dar errado quando astronautas viajam para investigar um sinal vindo de Júpiter, mas se veem diante do caos provocado por uma inteligência artificial. Além de ter lugar nessa seleção, o filme é listado como 15º melhor filme dos EUA, pelo American Film Institute.
Interestelar (2014)
Uma das forças de Interestelar é o envolvimento de um físico consultor durante as filmagens. Com a ajuda de Kip Thorne, então, Cristopher Nolan conseguiu criar uma história a partir de conceitos reais de física. A história foca na jornada de um piloto da NASA em uma missão, mas longe de sua família.
Filhos da Esperança (2006)
Filhos da Esperança entra na categoria de filmes de ficção científica em que há uma distopia. Dessa maneira, o futuro apresenta uma raça humana afetada por infertilidade e ditadura.
No entanto, um grupo revolucionário encontra a única grávida do mundo e busca garantir sua segurança. O diretor Alfonso Cuarón se baseou no livro de mesmo nome, de P.D. James.
Alien (1979)
Além de ser um clássico da ficção científica, Alien também é um filme de terror. Isso porque a tripulação de uma nave especial se vê trancada no espaço com um monstro. Ao mesmo tempo que os astronautas precisam voltar para casa, também precisam lidar com a ameaça assassina.
A Origem (2010)
Assim como Interestelar, esse é mais um dos filmes de ficção científica de Christopher Nolan. Aqui, no entanto, o diretor explora um conceito inusitado. Nolan apresenta uma tecnologia que permite que ladrões entrem em sonhos, mas não para roubar, e sim implantar ideias no subconsciente de suas vítimas.
Blade Runner 2049 (2017)
Assim como o filme original de 1982, a história da sequência de Blade Runner explora um universo de caçadores de androides. Inspirado na obra de Philip K. Dick, o filme expande o conceito do livro e da adaptação, além de manter o mesmo tom sombrio e futurista.
Aniquilação (2018)
Nesse filme, Natalie Portman é uma bióloga membro de uma expedição em uma zona cheia de mistérios. Anteriormente, seu marido havia investigado a mesma área, mas acabou desaparecido. Ao longo da história, uma região fantástica e cheia de perigos desconhecidos assusta a bióloga e sua equipe.
Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)
Brilho Eterno apresenta uma tecnologia de apagar memórias para lidar com a dor do amor, dentre outras, de cunho sentimental. Imagina se você estivesse lidando com uma relação do passado, mas quisesse apagar essas lembranças!? É isso que os protagonistas do filme fazem numa obra que mistura ficção científica e relacionamentos.
No Limite do Amanhã (2014)
Baseado em uma obra japonesa, No Limite do Amanhã aposta no clichê de looping temporal para contar uma história. Ao mesmo tempo, o filme explora temas como o militarismo e a relação com inimigos. Isso porque o militar Bill Cage se vê num combate contra alienígenas, enquanto repete o mesmo ciclo temporal sempre que morre.
Perdido em Marte (2015)
Perdido em Marte é outro filme que teve força por ser cientificamente correto, assim como Interestelar. Aliás, o filme é tão preciso que chegou a ser citado pela NASA pela verossimilhança. Assim como o título diz, o filme fala sobre um astronauta que fica perdido em Marte e aguarda o resgate.
Ex Machina: Instinto Artificial (2014)
Um dos clássicos recentes da ficção científica, Ex Machina foi o primeiro filme de Alex Garland, que também dirigiu outro filme da lista: Aniquilação. Aqui, no entanto, a trama foca no desenvolvimento de uma I.A. (inteligência artificial) e nas relações com ela.
Ela (2013)
Da mesma forma que Ex Machina, Ela também explora as relações com uma I.A. Entretanto, o filme vai além, apresentando a solidão e a dependência dos usuários de tecnologias, criando um cenário extremamente complexo, mas também realista.
A Chegada (2016)
Além de ser um dos filmes de ficção científica de maior destaque dos últimos anos, A Chegada toca em assuntos contemporâneos. O filme conta a história de uma linguista que trabalha para decifrar a linguagem de alienígenas. Por outro lado, precisa conter os ânimos aflorados de militares e governos que enxergam as criaturas como ameaça.
Expresso do Amanhã (2013)
O Expresso do Amanhã foi dirigido por Bong Joon-ho, sul-coreano criador de Parasita. Assim como no vencedor do Oscar, o filme lida com conflitos de classes. Mas aqui, a sociedade se resume a habitantes de um trem que está em movimento constante, separados em seus respectivos vagões.
Gravidade (2013)
Este é o terceiro filme da nossa lista que também foi elogiado pela forma como apresenta a ciência. Assim como os outros dois, também fala sobre astronautas. No entanto, aposta no drama de uma mulher que participa de uma missão que dá errado e precisa descobrir como voltar para casa.
Fontes: TecMundo, Cissa Magazine
Imagens: Insider, Collider, Daily Beast