Vale Conhecer

Filmes sobre epidemias – 11 longas que vão te deixar apreensivo

Seja nas férias, final de semana, tempo livre ou mesmo em quarentena, filmes sobre epidemias podem ser uma boa opção para sair do tédio

Em primeiro lugar, epidemias fazem parte da história global. Dessa forma, filmes sobre epidemias são inevitáveis. Até porque, os longas tentam representar fatos da realidade. E, certamente, não é por menos que temos grandes sucessos nas telonas dos cinemas.

Com toda certeza, com essa quarentena que estamos vivendo por conta do Coronavírus, ver filmes pode ser uma ótima opção. Então, hoje, a nossa dica é de filmes sobre epidemias para você entender, na ficção, o que estamos vivendo na realidade.

Filmes sobre epidemias

Ensaio Sobre a Cegueira (2008)

Primeiramente, vale destacar que essa é uma produção brasileira de Fernando Meirelles. Com toda a certeza, o sucesso do filme se dá por ataque viral que, inexplicavelmente, cega as pessoas.

Continua após a publicidade

O filme vem para fazer uma crítica ao país onde tudo é permitido e, ao mesmo tempo, aborda com os personagens os sentimentos negativos do ser humano, como a inveja, a maldade, a tristeza,o  egoísmo, a desesperança e a raiva.

Contágio (2011)

Esse é uma daqueles filmes que ficção e realidade se encontram. Com toda certeza, ao assistir o filme você vai entender melhor o que estamos passando agora.

Não é por menos que ele está na lista dos filmes mais assistidos nesta quarentena. Toda a história começa com uma norte-americana que estava trabalhando na China e é contaminada pelo vírus. Logo depois de voltar para casa, ela já começa a sentir os primeiros sintomas. Por fim, o vírus se propaga na China, Estados Unidos e no resto mundo.

Continua após a publicidade

Por fim, o filme retrata as pesquisas, os diferentes estágios da doença, o sofrimento da população, as mortes e as condições médicas e hospitalares da epidemia altamente letal. Quem sabe o final do filme se torna o mesmo também na vida real. Então, você ficou curioso para saber qual é esse final?

Os 12 Macacos (1995)

Certamente esse é um filme de ficção que mistura elementos da pandemia e sci-fi. Logo depois de um vírus se espalhar por todo o planeta, o prisioneiro James Cole (Bruce Willis) tem a missão de voltar ao passado para salvar todo mundo.

Todavia, não podemos falar muito aqui para não dar nenhum spoiler. Apesar disso, se você gosta de sci-fi, certamente esse filme vale muito a pena.

Continua após a publicidade

Eu Sou a Lenda (2007)

“Eu Sou a Lenda” foi um grande sucesso de bilheteria e, não por menos, estrelado por Will Smith. Diferente dos outros filmes de pandemia, neste aqui o vírus não atinge diretamente o organismo dos humanos.

O vírus vai transformar os humanos em zumbis que comem outros humanos. Assim, muitos vão morrer e os poucos sobreviventes se tornam um morto-vivo ambulante.

Epidemia – Fora de Controle (1995)

Continua após a publicidade

Surpreendentemente, este filme garantiu o sucesso de bilheteria pela primeira epidemia da ebola, em 1995, no Congo (África). Ao mesmo tempo, foi também o primeiro filme a abordar o tema epidemia.

A história do filme conta a captura de um macaco que transmite a doença e o trabalho de um grupo de cientistas norte-americanos. Tudo começa na África, quando um animal foi levado clandestinamente para os Estados Unidos. É aí que a doença também começa a se espalhar por lá.

Filhos da Esperança (2006)

Neste filme a epidemia atinge as mulheres e faz com que elas não possam mais engravidar. Há uma “sobrevivente”, que grávida, vai ser estudada para, assim, tentar descobrir a cura e permitir que as outras mulheres engravidem.

Continua após a publicidade

A Gripe (2013)

Acima de tudo, este também é um dos filmes sobre epidemias que ficou bem conhecido e rendeu boas bilheterias. “A Gripe” vai retratar mais uma doença respiratória que passa a atingir a população. Então, o risco é grande e todos são colocados em quarentena até que pesquisadores descubram a cura da doença.

Sentidos do Amor (2011)

“Sentidos do amor” é estrelado pelo casal Susan (Eva Green) e Michael (Ewan McGregor), que se apaixonam perdidamente. Enquanto envolvidos por essa paixão, a epidemiologista esquece do seu trabalho e uma pandemia atinge o mundo.

Continua após a publicidade

Cabana do Inferno (2005)

Nunca uma viagem de férias foi tão traumática para amigos como nesse filme. Cinco amigos decidem ir para uma cabana isolada na floresta e por lá contraem um vírus comedor de carne. Juntos eles precisam lutar pela sobrevivência.

Fim dos Tempos (2008)

Será o fim dos tempos para toda a população? No filme parece que sim. Ele retrata a história de várias mortes que começam a acontecer nas principais cidades do Estados Unidos. Os cientistas não conseguem descobrir a causa por trás das fatalidades.

Continua após a publicidade

Um família decide “fugir da morte” e vai para as fazendas da Pensilvânia. Lá também não estão salvos. Mas para saber como vai terminar essa história, agora você precisa assistir ao filme.

O Enigma de Andrômeda (1971)

Por fim, em último lugar entre os filmes sobre epidemias, temos “O Enigma de Andrômeda”. É um filme de ficção que tem no enredo uma bactéria fatal, que veio do espaço e começa a matarpessoas.

Com apenas dois sobreviventes, os cientistas estudam esse novo fenômeno para tentar salvar o restante da humanidade. Será que eles conseguem? Certamente você vai ter que assistir e depois vir aqui contar pra gente.

Continua após a publicidade

E aí, curtiu a matéria? Então também vai gostar dessa: Filmes sobre isolamento – 12 longas sobre a solidão do isolamento.

Fontes: A Gazeta; Consumidor Moderno.

Imagem de Destaque: F5.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você