Curiosidades

Conheça os tipos de flor preta: as espécies mais bonitas e misteriosas

A flor negra é uma raridade na natureza. Na verdade, é impossível encontrar uma planta com essa cor natural, mas é possível criar uma.

Embora nos sistemas CMYK e RGB a cor preta seja encontrada através de um código específico, na lista de cores da natureza não é bem assim. Enquanto o ambiente que nos cerca é repleto das mais variadas tonalidades naturais que colorem diversos elementos, algumas são mais incomuns. Uma flor preta, por exemplo, se encaixa nesse caso.

Assim como flores azuis, as flores negras são super raras. Isso ocorre devido a um elemento químico existente em sua composição. No entanto, apesar dessa substância resultar em pétalas escuras, é praticamente impossível encontrar uma espécie de flor que seja naturalmente preta.

Apesar disso, os amantes dessa coloração não devem desanimar, afinal, existem muitas variedades cujas colorações se aproximam bastante dessa cor. Ademais, sempre existe a possibilidade de um tingimento artificial. Ficou curioso pra saber como isso tudo acontece? Pois bem, vamos lá.

Tipos de flores negras

Fonte: Pinterest

Petúnias, violetas, orquídeas, tulipas e copos de leite, por exemplo, são tipos de flores que podem se aproximar da coloração negra. Veja abaixo.

Continua após a publicidade

Petúnia

Flor preta: conheça as espécies mais bonitas e misteriosas
Fonte: ConstruindoDECOR

Bastante popular no Brasil, em 2010 a petunia ganhou uma nova variedade, de coloração negra. A flor foi criada por pesquisadores ingleses em 2010 e, de fato, é preta, sem nenhuma necessidade de utilização de corantes e afins.

Violeta

Fonte: Blog das Flores

Ao passo que trata-se de um diminutivo de viola, um termo em latim, violeta normalmente dá nome à flores de coloração roxa. No entanto, dependendo da intensidade de sua coloração e da luz do ambiente, essa planta pode adquirir uma tonalidade roxa profunda e escura que se assemelhe a uma flor preta.

Orquídea

Flor preta: conheça as espécies mais bonitas e misteriosas
Fonte: Shopee

Encontrada nas mais diversas colorações, a orquídea possui um significado para cada uma delas. Embora as cores branca, amarela e rosa sejam as mais comuns, há também uma espécie de flor preta da mesma.

No entanto, assim como mencionamos acima, não é exatamente um preto puro, e sim um marrom bem escuro que pode se passar por tal. Aliás, essa variação tem até um nome específico, a mesma é conhecida como Black Pearl ou, no bom português, Pérola Negra.

Continua após a publicidade

Além disso, também existe a Orquídea Morcego, uma flor que, contrariando as orquídeas tradicionais, não possui uma aparência muito agradável. Acontece que, suas folhas assemelham-se à asas ao passo que sua coloração beira o marrom-escuro.

Tulipa

Fonte: Meus Dicionários

Falando em nomes poéticos, Rainha da Noite é o título dado a tulipas de cor negra. Essa variação possui uma tonalidade roxa bem escura que pode facilmente passar-se por preto.

Copo de Leite

Flor preta: conheça as espécies mais bonitas e misteriosas
Fonte: ConstruindoDECOR

Em contrapartida ao que se espera da Copo de Leite tradicional, cuja coloração claríssima transmite uma imagem de pureza, a Black Star ou Estrela Negra é sua prima exótica. Contudo, sua cor também não é preta e sim um tom bem escuro de roxo.

Primula Elatior

Fonte: Actitud Fem

Embora não seja exclusivamente preta, essa flor possui a coloração mesclada com o amarelo em suas pétalas. Essa variação chama-se Victoriana Gold Lace Black e sua principal característica é exatamente o intenso contraste entre as duas cores.

Continua após a publicidade

Outros exemplos de flores negras

Flor preta: conheça as espécies mais bonitas e misteriosas
Fonte: Jardim Design
  • Dália negra: na verdade possui uma coloração vermelha bem escura;
  • Heléboro: uma flor venenosa e talvez fatal, dependendo da iluminação e ângulo migram do roxo para o preto;
  • Lírio de Calla Roxo: assim como o próprio nome sugere, é um lírio roxo escuro;
  • Amor-perfeito negro: uma raríssima variação roxa escura que surge nos jardins de vez em quando;
  • Viúva-negra: uma planta de cor roxa adepta de ambientes úmidos e escuros;
  • Cosmos de chocolate: juntamente à coloração castanha-avermelhada, essa planta nativa do México possui um agradável aroma;
  • Malva-rosa negra: contando com uma cor roxa-azulada, essa flor se aproxima bastante de uma espécie de coloração preta intensa;
  • Lírio chocolate: apesar do nome convidativo, essa flor, na verdade, não possui um aroma nada agradável e um exemplo disso é sua polinização, que ocorre apenas graças à moscas, já que passáros e abelhas voam longe dessa cheirosa.

Por que é tão raro encontrar uma flor preta?

Fonte: Jardim.biz

Assim como no caso da flor azul, a flor preta conta com um elemento químico imprescindível em sua coloração, a antocianina. Entretanto, nem sempre é possível encontrar essa substância na composição das plantas, o que a torna uma raridade. Ademais, segundo Janet Cyubey, representante da Sociedade real de Horticultura, é necessário uma alta taxa dessa substância para que as pétalas adquiram uma cor mais escura.

Como tingir artificialmente uma flor preta?

Flor preta: conheça as espécies mais bonitas e misteriosas
Fonte: Casa de Firulas

Pois bem, assim como mencionado acima, uma saída para aqueles que não conseguem encontrar uma flor preta é tingir artificialmente um espécime. Utilizando corante comestível, corante para flores ou corante spray, o resultado pode ser alcançado. Para saber melhor como funciona o processo, confira os detalhes abaixo.

  • Tingimento com corante comestível: diluir corante preto em água e deixar as flores de molho por um intervalo de tempo que pode variar de 3 a 12 horas, basta observar os avanços.
  • Com corante para flores: basta deixar a glor de molho por 2 a 3 horas.
  • No caso de corante spray: mistura-se corante com água e, em seguida, borrifa-se a substância nas flores.

E então, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: Cores dos vegetais.

Fontes: ConstruindoDECOR e Mega Curioso.

Continua após a publicidade

Imagens: Trajaza, Pinterest, ConstruindoDECOR, Blog das Flores, Shopee, Meus Dicionários, Actitud Fem, Jardim Design, Jardim.biz, Casa de Firulas.

Próxima página »

Escolhidas para você