Ciência & Tecnologia

Medo! 16 fobias estranhas que você nem sabia que existiam

Medo de chulé, de vegetais e até mesmo de umbigos! Se você acha que já viu de tudo, espere até conhecer as fobias mais estranhas do mundo!

Os profissionais de saúde mental consideram as fobias como transtornos mentais diagnosticáveis, caracterizados pelo medo exagerado de algo ou de alguma situação. Com efeito, o estresse intenso que geralmente acompanha uma fobia pode impedir uma pessoa de viver normalmente e levar a ataques de pânico incapacitantes.

Desse modo, há uma grande número de fobias que podem parecer incomuns, como a nomofobia, corofobia, entre outras que ainda têm um efeito profundo na vida das pessoas. Confira as mais estranhas e bizarras neste artigo.

16 fobias estranhas que você nem sabia que existiam

1. Nomofobia | medo de ficar sem celular

As fobias mais estranhas que alguém pode ter no mundo

No topo da lista de fobias bizarras e incomuns está a aflição moderna, a nomofobia. Em suma, esta fobia é caracterizada por sentimentos de ansiedade que surgem por estar fora do alcance de serviço de um telefone, não ter o telefone carregado, não ter crédito no telefone ou perdê-lo. Aliás, acredita-se que mais de 50% dos usuários de telefones celulares sejam afetados pela nomofobia.

Continua após a publicidade

2. Micofobia | medo dos cogumelos

Sim, eles são fungos, mas isso não significa que eles precisam ser assustadores. Contudo, os micofóbicos vão hiperventilar e adoecer só de pensar em estar perto de um Champignon.

3. Ancraofobia ou Anemofobia | medo irracional do vento

Ambos os termos são usados ​​para definir o medo do vento. As pessoas que sofrem de ancraofobia tendem a ficar ansiosas ao ar livre e perto de janelas abertas.

Sentimentos ansiosos também podem se manifestar ao passar secadores de mãos ou aberturas de ventilação suspensas. Além disso, acredita-se que o medo seja desencadeado por uma experiência embutida no subconsciente da pessoa.

4. Aletorofobia | medo das galinhas

Continua após a publicidade

O medo de galinhas é surpreendentemente comum , mas como há poucos estudos científicos sobre a condição exata, é difícil dar um número preciso e rápido. Dessa forma, os sofredores muitas vezes temem que as aves emplumadas os ataquem e os bicam até a morte.

5. Catisofobia | medo de sentar

Catisofobia é o medo de sentar. A origem da palavra cathiso (aka kathiso) é grega (significa sentar ou sentar) e fobia é grega (significa medo).

6. Espectrofobia | medo de espelhos

A espectrofobia é o medo de espelhos e do próprio reflexo. Esse transtorno tende a resultar de um evento traumático envolvendo espelhos (talvez o medo de aparições ou fantasmas no espelho) ou baixa auto-estima relacionada à aparência física.

7. Linonofobia | medo de corda

Linonofobia refere-se ao medo de cordas. Tal como acontece com todas as fobias, o medo decorre de uma associação negativa com o item.

Continua após a publicidade

8. Ablutofobia | medo de limpeza

Ablutofobia é o medo persistente de limpar, lavar ou tomar banho e ocorre mais em crianças e mulheres do que em homens. Portanto, não é uma fobia muito comum.

9. Corofobia | medo de dançar

A corofobia é o medo de dançar e é algo que, infelizmente, nem o álcool resolve. Além disso, ela se manifesta no medo de qualquer situação, evento ou pessoa associada à dança. Esse transtorno é geralmente associado a fobias sociais – particularmente medo de multidões.

10. Araquibutirofobia | manteiga de amendoim

As fobias mais estranhas que alguém pode ter no mundo

A fobia extremamente difícil de pronunciar também é extremamente inexplicável, ou seja, refere-se ao medo da manteiga de amendoim grudar no céu da boca.

Continua após a publicidade

Tal como acontece com todas as outras fobias, os sintomas da araquibutirofobia envolvem pânico, pavor, terror, bem como ansiedade, batimentos cardíacos acelerados e falta de ar quando a manteiga de amendoim está presa no céu da boca.

11. Turofobia | medo de queijo

Muitas vezes, o medo do queijo pode ser atribuído a um incidente com queijo, especialmente na primeira infância. Portanto, ser forçado a comer queijo, especialmente quando intolerante à lactose, pode criar uma aversão à ansiedade em relação ao queijo. Além disso, casos mais graves podem resultar em medo de ver queijo.

12. Alodoxafobia | medo das opiniões

Uma fobia extremamente rara, a alodoxafobia é usada para definir o medo de opiniões. Acredita-se que a fobia esteja associada a encontros anteriores em que a pessoa afetada não conseguiu expressar adequadamente sua opinião ou teve sua opinião rejeitada.

Portanto,  ela é visível em situações sociais quando a pessoa afetada se recusa a se envolver em discussões e também pode refletir um medo de confronto.

Continua após a publicidade

13. Optofobia | medo de abrir os olhos

Esta fobia é geralmente o resultado de um evento traumático, especialmente durante a infância. Além disso, esse transtorno pode ser extremamente debilitante, pois os pacientes geralmente evitam sair de casa e procuram áreas escuras ou mal iluminadas.

14. Didascaleinofobia | medo de ir para a escola

Embora seja um motivo divertido para matar aula, a didaskaleinofobia é na verdade um medo legítimo de ir à escola. Comumente conhecido como “fobia escolar”, o medo é mais prevalente em estudantes mais jovens (de 7 a 11 anos) e acredita-se que decorre da ansiedade desencadeada pela separação de seus pais. Ademais, pode ser o resultado de bullying.

15. Pogonofobia | medo de pelos faciais

Esse transtorno é muitas vezes o resultado de uma experiência traumática com alguém que tem barba ou pêlos faciais significativos. As barbas também escondem parcialmente o rosto de alguém, ou seja, criando uma camada adicional de ansiedade para aqueles que lutam em situações sociais ou lêem dicas sociais.

Desse modo, em casos mais graves, um sofredor de pogonofobia pode nem conseguir olhar para uma foto de alguém com barba.

Continua após a publicidade

16. Xantofobia | medo da cor amarela

As fobias mais estranhas que alguém pode ter no mundo

Por fim, esta é uma fobia difícil de lidar, pois algumas coisas na natureza e muitas coisas feitas pelo homem são amarelas. Os fóbicos que sofrem com isso, podem temer algo aparentemente benigno como uma banana, flor, ônibus escolar ou abelha.

Fonte: Mundo Estranho, Mega Curioso

Então, que tal saber mais sobre as fobias neste outro artigo: O que são as fobias e como podem ser tratadas? (Top 10)

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você