Mundo Animal

Formiga-rainha – Fatos incríveis sobre a líder das colônias

A reprodução das formigas é realizada pela rainha e pelos machos. Portanto, a principal função da formiga-rainha é colonizar o formigueiro.

Certamente você já ouviu falar de abelha-rainha, mas e sobre formiga-rainha? As formigas rainha existem e, assim como nas colmeias de abelhas, vespas e cupins, seu trabalho é garantir que as colônias prosperem.

Para esclarecer, o ciclo de vida de uma formiga passa por vários estágios de metamorfose, semelhante ao ciclo de vida das borboletas. Além disso, sua reprodução é realizada pela rainha e pelos machos do formigueiro.

Em geral, as formigas são insetos sociais que vivem e se desenvolvem em colônias cooperativas. Ou seja, no interior das colônias têm toda uma estrutura hierarquizada, com formigas machos, operárias e a rainha. Ademais, cada casta tem funções específicas a cumprir.

Por fim, você precisa saber que as formigas são animais ovíparos, isto é, que se reproduzem através da fertilização e incubação de ovos. Esses ovos também fazem parte do mecanismo que permite que as populações de formigas cheguem à casa dos milhares e milhões. No entanto, nem todas as formigas fêmeas são capazes de se reproduzir.

Continua após a publicidade

Como uma formiga se torna rainha?

Fonte: Pixabay

O ciclo de vida das formigas passa por vários estágios de metamorfose. Como lido acima, as formigas individuais desempenham um dos três papéis dentro da colônia: rainha, operária ou macho. Dessa forma, as formigas fêmeas que foram alimentadas com mais geleia real quando eram larvas se tornaram rainhas.

Por outro lado, as formigas operárias também são fêmeas, mas são responsáveis por conseguir alimentos e defender as colônias.

Portanto os fatores que influenciam a ascensão de uma rainha na colônia, incluem as condições ambientais e as espécies. Quando uma formiga rainha atinge a maturidade, ela pode viver uma vida muito longa, podendo chegar até 30 anos em algumas espécies de formigas.

Qual é o papel da formiga-rainha na colônia?

Formiga-rainha: fatos incríveis sobre a líder dos formigueiros
Fonte: Pixabay

As formigas-rainha têm duas funções principais. Em primeiro lugar, as rainhas são as fundadoras de todas as colônias de formigas. Portanto, uma formiga-rainha adulta deixará o formigueiro em que nasceu e acasalará com formigas machos voadoras. Após o acasalamento, ela busca um novo local para construir seu próprio império.

Continua após a publicidade

Ela também perderá suas asas ao colocar sua primeira ninhada de ovos. Depois que esses ovos eclodem, se transformam em formigas que se tornam operárias. Posteriormente, a rainha começa a se concentrar em sua segunda tarefa – colocar ovos suficientes para povoar seu reino.

Em suma, a principal obrigação da formiga-rainha é produzir milhões de ovos durante sua vida. No entanto, sendo encarregada de fornecer gerações sucessivas de operárias, ela não possui nenhuma autoridade enquanto rainha, ou seja, ela não toma decisões pela colônia. Na verdade, além do cuidado e alimentação que recebe de outras formigas, a formiga-rainha não desfruta de nenhum tratamento especial ou ‘regalias’.

Como identificar uma formiga-rainha no formigueiro?

Formiga-rainha: fatos incríveis sobre a líder dos formigueiros
Fonte: Pixabay

As formigas-rainha diferem do resto da colônia de formigas de várias maneiras. Por um lado, elas vivem mais que as operárias, que têm uma vida útil de alguns meses a um ou dois anos. Além de sua longevidade, as formigas-rainha quase sempre são maiores do que os outros membros do formigueiro.

Portanto, ao tentar identificar uma rainha, perceba que a diferença mais notável será um tórax alargado (o segmento do corpo abaixo do pescoço), e algumas delas também podem ter asas. A maioria das rainhas, no entanto, perderá as asas quando não forem mais necessárias.

Continua após a publicidade

O que acontece quando a formiga-rainha morre?

Fonte: Pixabay

Em espécies de formigas governadas por uma única rainha, a colônia normalmente morre com ela, pois as operárias do ninho provavelmente rejeitarão uma nova rainha. Em outras espécies de formigas, entretanto, várias rainhas vivem em uma única colônia. Quando uma morre, as operárias aceitarão um sucessor. Em outras espécies de formigas, a transferência de poder é tudo menos pacífica. Como resultado, as rainhas estão constantemente invadindo e controlando as colônias umas das outras.

Confira outras curiosidades sobre o universo das formigas, lendo: Formigas, 10 segredos incríveis que talvez você não sabia sobre elas

Fontes: Meus animais, G1, Mega Curioso, WikiHow

Fotos: Pixabay

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você