Mundo Animal

Picada de formiga – Principais efeitos, sintomas e tratamentos

A picada de formiga pode ser inofensiva para a maioria das pessoas, mas em casos de alérgicos, basta uma para oferecer risco de morte.

Por P.H Mota

Quando se pensa em picadas de insetos, espécies como pulgas, percevejos e abelhas costumam ser a maior preocupação. Mas a verdade é que a picada de formiga também pode trazer alguns problemas bem preocupantes.

Como existe uma variedade muito grande de espécies de formiga, na maioria das vezes em que se fala de picada de formiga estamos falando das formiga-lava-pés, ou formigas-de-fogo. O nome é utilizado para classificar cerca de 20 espécies do gênero Solenopsis. No Brasil, a espécie mais comum é a Solenopsis saevissima.

Segundo dados colhidos nos Estados Unidos, somente na região sul do país, essas espécies picam até 40% da população local. Dentro desse número, todos os anos morrem cerca de 30 pessoas a partir desses ataques.

Principais sintomas da picada

Picada de formiga - principais efeitos, sintomas e tratamentos
Medical News Today

A picada de uma formiga-de-fogo costuma provocar dor imediata na área atingida. Assim que realizam o primeiro ataque, os insetos voltam a fazer várias mordidas, fazendo um pequeno círculo no local do ataque. Além disso, uma toxina também é liberada.

Em média, a dor a e vermelhidão somem em até 45 minutos. Nesse momento, então, começa a formação de uma bolha que pode durar por até três dias na pele. Ao invés da bolha, no entanto, a região pode ser tomada por vermelhidão e inflamação que gera purido. Em casos que a vítima recebeu um grande número de picadas, também podem haver convulsões.

As alergias às picadas de formigas-de-fogo são raras, mas podem existir. Nesses casos, a vítima pode ter reações anafiláticas que causam uma série de sintomas. Uma picada na perna de um alérgico, por exemplo, pode gerar sintomas desde o inchaço do membro inteiro até dificuldades de respiração.

Tratamento e prevenção

Picada de formiga - principais efeitos, sintomas e tratamentos
Raid

O tratamento da picada vai depender da intensidade da reação. Se o único sintoma é a vermelhidão da área o tratamento consiste basicamente em aliviar os sintomas na área. Para isso, portanto, podem ser feitas compressas frias ou uso de medicamentos anti-histamínicos.

A coceira, por sua vez, pode ser aliviada com a ajuda de pomadas. Para isso, pode-se utilizar cremes a base de hidrocortisona a 1%.

No entanto, se o paciente tem reações mais severas causadas por uma alergia, pode ser necessário um tratamento médico de emergência. A recomendação também é valida quando as picadas acontecem numa área muito grande ou por várias criaturas ao mesmo tempo.

Reação alérgica a picada de formiga

Picada de formiga - principais efeitos, sintomas e tratamentos
Orkin

Uma pessoa normal é capaz de resistir a até 10 picadas de formiga por kg de seu peso corporal. Ou seja, em média, um adulto poderia suportar mais de mil picadas sem mais problemas. Por outro lado, cerca de 500 picadas poderiam matar uma criança pequena.

Já para uma pessoa alérgica, basta uma picada para provocar reações graves. Caso haja uma reação anafilática, quando a pressão arterial cai e as vias respiratórias são fechadas, o paciente pode até morrer.

Por causa disso, caso o paciente descubra que é alérgico, deve ter sempre a disposição uma seringa com epinefrina. Isso porque o medicamento impede as reações alérgicas às picadas, incluindo as anafiláticas.

Fontes: Viva Bem, MSD Manuals, CPT, JPED

Imagens: healthline, Medical News Today, Orkin, Raid

Próxima página »

Escolhidas para você