Curiosidades

Francisco Figueiredo, quem é? História do lutador de MMA

Francisco Figueiredo é um lutador brasileiro de artes marciais mistas da categoria peso-mosca, com estreia no UFC em janeiro de 2021.

Em primeiro lugar, Francisco Figueiredo é um lutador brasileiro de artes marciais mistas na categoria peso mosca. Ou seja, pertence à classe de atletas com até 57 quilogramas. Além disso, é natural de Soure, na Ilha de Marajó no Pará e irmão do lutador Deiveson Figueiredo.

Curiosamente, seu apelido é Sniper e o atleta é canhoto, popular por seu gancho potente nas lutas. Além disso, seu estilo de luta é o jiu-jtsu e aos 21 anos, é um dos lutadores com estreia mais recente, pois começou no esporte em janeiro de 2021. Apesar disso, tem uma evolução constante na categoria e aproxima-se do irmão no rendimento dos combates.

Nesse sentido, o atleta apresenta três vitórias por nocaute, além de sete por submissão e duas por decisão técnica. Ademais, suas estatísticas apresentam 58% de precisão de striking, com 57 golpes conectados e 98 desferidos. Ou seja, trata-se de 1.90 golpes por minuto nas métricas do UFC.

Francisco Figueiredo, quem é? História do lutador de MMA
Fonte: UFC

História de Francisco Figueiredo

A princípio, Francisco Figueiredo tinha somente 18 anos quando abandonou a cidade natal para mudar-se até Belém, capital do Pará. Nesse sentido, começou a jornada no esporte com dinheiro contado, trabalhando como lavador de pratos em um sushi bar da região. Porém, permaneceu no local por pouco tempo.

Apesar disso, o lutador acabou trabalhando em outro sushi bar como auxiliar de cozinha, o que facilitou a estadia no cargo por dois anos. Apesar disso, abandonou o bico para focar nos treinos dentro do MMA. Sobretudo, o atleta relatou em entrevistas que os horários noturnos e a falta de sono atrapalhavam em seu rendimento.

Entretanto, como ainda precisava do dinheiro, Francisco Figueiredo começou a trabalhar como professor de muay-thai em uma academia. Em resumo, o dinheiro servia para pagar uma kitnet, mas sem excessos nessa etapa inicial da carreira. Porém, posteriormente, a vitória do irmão Deiveson Figueiredo como peso-mosca facilitou a vida de ambos.

Continua após a publicidade

Sendo assim, os dois montaram uma academia e Francisco Figueiredo continua trabalhando como professor na instituição. Acima de tudo, essa é uma forma de não depender totalmente do irmão e construir a própria carreira. Dessa forma, a estreia no UFC em 2021 permitiu alavancar sua busca pelo próprio sucesso.

Francisco Figueiredo, quem é? História do lutador de MMA
Fonte: UFC

Carreira no UFC

Primeiramente, os treinos de Francisco Figueiredo têm início a partir dos 13 anos de idade. Desse modo, o lutador relata perseguir a carreira no esporte para dar melhor condições de vida à família humilde. Sendo assim, a mudança para Belém, Pará em 2018 parte do desejo de alavancar a luta profissional.

A princípio, o atleta combateu Jerome Rivera em um evento em janeiro, na Ilha da Luta, em Abu Dhabi. Apesar de ser um combate acirrado, foi fundamental para o início como lutador profissional e absoluto. Sendo assim, a primeira vitória contra o estadunidense por unanimidade marcou o começo de um sonho.

No entanto, apesar de não ser mais professor na academia, Francisco ainda participa das funções administrativas. Porém, pretende continuar focado como atleta de alto rendimento na luta e conquistar títulos como seu irmão.

E aí, aprendeu sobre Francisco Figueiredo? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Fontes: UFC | Uol | ESPN

Continua após a publicidade

Imagens: UFC

Próxima página »

Escolhidas para você