Curiosidades

Canhotos – Lado direito do cérebro, estudos e curiosidades

Muitos dizem que ser canhoto é positivo porque controla o lado direito do cérebro, mas alguns estudos afirmam que essa ligação não existe

Atualizado em 24/08/2020

Você sabia que os canhotos representam apenas 10% da população mundial? Ou seja, 1 em cada 10 pessoas é canhota. Além disso, não existe ainda uma explicação do porquê algumas pessoas nascem assim. Por outro lado, é possível se questionar por que a população não é dividida igualmente entre os dois, ou seja, metade destra e metade canhota.

O que se sabe é que a direção da escrita não influencia, porque os canhotos não são dominantes em países em que se escrevem da direita para a esquerda. Além disso, a genética também não pode ser usada como referência, já que apenas 25% das crianças que tem os pais canhotos, também são assim.

Aliás, em alguns lugares, ser canhoto é considerado algo negativo. Isso está associado a falta de saúde e a mortes prematuras. Entretanto, não há nenhum estudo científico que confirme isso. Contudo, por essa associação negativa, antigamente era comum forçar as crianças a usarem a mão direita.

Mas, assim como existem os pontos negativos, também existem os positivos. É comum escutar alguém dizendo que uma pessoa canhota é mais criativa porque usa o lado direito do cérebro. Contudo, essa teoria também não é correta. Apesar de já terem feito estudos sobre isso.

Canhotos e o lado direito do cérebro

Fonte: Ppagina

As pessoas estão corretas quando afirmam que o lado direito do cérebro é que controla o lado esquerdo de todo o nosso corpo. E o contrário também ocorre. Além disso, cada lado, ou seja, cada hemisfério, tem algumas especialidades.

Enquanto o hemisfério direito trabalha mais o reconhecimento facial das pessoas, o lado esquerdo processa melhor a linguagem. Ou seja, essa teoria que considera que cada lado do cérebro é especializado em diferentes coisas, é chamada de lateralização cerebral.

Canhotos - As pessoas que possuem a mão esquerda dominante
Ex presidente americano, Barack Obama, é canhoto – Zap

Apesar de já ter sido confirmado que nenhuma das metades funcionam de forma isolada, já que fibras nervosas conectam os dois lados, algumas diferenças realmente existem entre os canhotos e os destros. Por exemplo: enquanto 95% dos destros possuem o lado esquerdo do cérebro dominante, apenas 70% dos canhotos conseguem processar melhor a linguagem com esse mesmo lado.

Entretanto, não sabe o motivo desse número ser menor nos que possuem o lado esquerdo do corpo dominante, ao invés de ser um resultado invertido. Outros testes foram feitos para analisar a lateralização cerebral, contudo, mesmo que existam algumas relações com os lados e algumas especializações do cérebro, isso não ocorre o tempo todo. Ou seja, não é possível afirmar com certeza que ser destro ou canhoto influencia o funcionamento do cérebro.

Outros estudos

Fonte: Expresso

Alguns estudos conseguiram descobrir que ser canhoto também pode estar ligado ao nosso DNA. Além disso, esse mesmo estudo mostra que as instruções genéticas que estão associadas à nossa mão dominante, também pode estar envolvida na estrutura e na função do cérebro. E como já dito anteriormente, primeiramente na parte de linguagem.

Em um estudo feito com gêmeos, em que mais de 400 mil pessoas foram estudadas, apenas 38 mil eram canhotas. Mesmo assim, os cientistas fizeram um grande esforço para encontrar diferenças e mapear todas as regiões do DNA que poderiam influenciar esse acontecimento.

Fonte: Gazeta

Por fim, foi possível descobrir, que nossa mão dominante tem algum componente genético. Além disso, os cientistas perceberam que quem era canhoto possuía os dois hemisférios do cérebro mais conectados e mais coordenados. Isso quando o assunto envolvido era a linguagem.

Aliás, segundo o estudo os canhotos possuem menor risco de ter Parkinson, porém também têm maiores chances de ter esquizofrenia. Por fim, o estudo mostra que o canhotismo é uma consequência do desenvolvimento do cérebro. É possível dizer que a mão dominante acaba dependendo 25% de genética e 75% das condições expostas no meio.

Curiosidades sobre os canhotos

Canhotos - As pessoas que possuem a mão esquerda dominante
Paul McCartney é canhoto e toca com o violão invertido – QG
  • Dia 13 de agosto é comemorado o dia do canhoto;
  • Homens têm maior chance de serem canhotos do que mulheres;
  • Essa chance se aumenta entre os homossexuais;
  • A mão esquerda aparece na Bíblia 25 vezes, sendo todas elas menções negativa;
  • Esportes como esgrima, natação, tênis e beisebol trazem maior destaque para quem é canhoto;
  • Além disso, quase 40% dos maiores tenistas do mundo são canhotos;
  • Se a pessoa for gêmea, tem maior chance de ter a mão esquerda dominante;
  • Nos séculos 18 e 19, ser canhoto era sinônimo de discriminação. Aliás, escrever com a mão esquerda poderia ser o suficiente para que alguém fosse morto;
  • Portanto, em diversas culturas, quem era canhoto era obrigado a aprender a usar a mão direita;
  • Quem é canhoto se sai melhor em matemática, além disso, possui melhores habilidades criativas;
  • 50% dos gatos são canhotos;
  • Em grupos de pessoas com o QI acima de 131, a maioria tem a mão esquerda dominante;
  • Entretanto, estudos americanos mostram que essas pessoas ganham menos dinheiro que os destros;
  • Estatísticas mostram que mulheres com mais de 40 anos têm maior chance de ter filho canhoto;
  • A maioria das pessoas com a mão esquerda dominante desenham imagens que são voltadas para o lado direito;
  • Segundo um estudo americano, pessoas canhotas se irritam mais facilmente que as que são destras.

Enfim, gostou da matéria? Quer saber mais uma curiosidade em seguida? Leia: Impressão Digital – O que é, utilidades e curiosidades sobre as digitais

Imagens: Acrediteounao, Ppagina, Expresso, Zap, QG, Gazeta

Fontes: Zap, Bbc, Megacurioso