Curiosidades

Artes marciais: História dos diferentes tipos de lutas para defesa pessoal

As artes marciais surgiram em todos os cantos do mundo e cada uma delas possui um tipo de combate e uma filosofia diferente.

As artes marciais são muito associadas às culturas asiáticas. Entretanto, desde os primórdios da história dos homens na Terra, há relatos de lutas humanas e vários tipos de combate. Por exemplo, já foram encontrados desenhos sobre batalhas desde 10.000 a 6.000 a.C. Ou seja, pode ser afirmado que, desde o período Epipaleolítico, o homem sabe lutar.

Aliás, as artes marciais são tão espalhadas pelo mundo que, quem surgiu com esse termo, foram os gregos. Derivando do nome do deus Marte, que foi quem os ensinou a lutar. Ademais, a arte marcial nada mais é que a arte de se defender utilizando o ataque. Além disso, em alguns casos, é utilizado também técnicas que foram usadas contra oponentes de guerra.

Dessa forma, Muay Thai, Krav Maga e Kickboxing são algumas lutas que podem ser praticadas. Que fortalecem os músculos e melhoram a resistência e a força física. Pois, estas artes marciais trabalham muito as pernas, glúteos e abdômen, sendo por isso ideais para a autodefesa.

Em suma, as lutas são tanto benéficas para o corpo, como também para a mente. Pois, também estimulam a concentração e aumentam a confiança e autoestima. Uma vez que podem ser utilizadas para defesa pessoal em qualquer situação de perigo.

Continua após a publicidade

Por fim, as artes marciais acabaram reunindo diversas técnicas diferentes em um único conceito. Atualmente, esse nome é utilizado para descrever todos os tipos de combate originados no ocidente e no oriente.

Sobre as artes marciais

Artes marciais - Origem e história dos diferentes tipos de luta
Fonte: Diaonline

Como dito anteriormente, as artes marciais surgiram como uma forma das pessoas se defenderem atacando. Mas, além disso, quase sempre elas estão ligadas a diferentes filosofias e crenças. E, em alguns casos, seguem códigos de honra que não estão associados à espiritualidade.

Contudo, estado mental e intensidade física são duas coisas que devem ser bastante desenvolvidas nas pessoas que praticam essas lutas. Aliás, elas estão separadas em vários critérios diferentes.

  • Estilos tradicionais e contemporâneos
  • Com uso ou não de armas
  • Qual aplicação ela tem (esporte, autodefesa, meditação ou coreografia)

Enfim, o uso e a prática das artes marciais muda de acordo com a localização. Por exemplo, no oriente essa prática é vista como parte de um sistema filosófico. Ou seja, as artes marciais fazem parte da formação de caráter das pessoas. Por outro lado, no ocidente elas são mais associadas à defesa pessoal e a luta.

Continua após a publicidade

Estilos de artes marciais

Muay Thai

Fonte: Esportelandia

Esse tipo de combate veio da Tailândia. Alguns consideram esse estilo de luta violento. Isso porque o muay thai permite quase tudo e também envolve todo o corpo. Por outro lado, o muay thai proporciona um ótimo desenvolvimento muscular.

Isso ocorre devido o esforço de todo o corpo para aperfeiçoar as joelhadas, cotoveladas, chutes, socos e caneladas que o esporte permite. Além do esforço com a luta, o treino do muay thai exige grande preparação física. Ou seja, o lutador também precisa fazer abdominais, flexões, alongamentos e corridas para melhorar sua resistência e elasticidade.

Jiu Jitsu

Artes marciais - Origem e história dos diferentes tipos de luta
Fonte: Icaraigbniteroi

O Jiu-Jitsu veio do Japão. Diferentemente do muay thai que usa todos os tipos de técnicas, esse modelo de combate tem como maior objetivo levar o adversário para o chão e dominá-lo. Golpes que utilizam pressões, torções e alavanca estão sempre em alta nesse tipo de combate.

Essa arte marcial auxilia a melhorar a força e a resistência física, além de ser um ótimo estimulante para o equilíbrio e a concentração.

Continua após a publicidade

Krav Maga

Artes marciais - Origem e história dos diferentes tipos de luta
Fonte: Folhavitoria

O Krav Maga é um tipo de combate que surgiu em Israel. Diferentemente das artes marciais citadas anteriormente, o intuito dessa técnica é a defesa em qualquer situação. Portanto, quem pratica o Krav Maga aprende a utilizar todo o corpo no desenvolvimento de defesas pessoais.

Ou seja, com esse tipo de combate é possível se defender apenas utilizando o peso do próprio corpo e a força da pessoa adversária. Enfim, essa modalidade é muito boa para desenvolver preparação física, equilíbrio, concentração e velocidade.

Kickboxing

Artes marciais - Origem e história dos diferentes tipos de luta
Fonte: Cte7

O kickboxing está entre as artes marciais que reúne técnicas do boxe com o envolvimento do restante do corpo. Portanto, é nessa luta que você aprende a dar cotoveladas, joelhadas, socos e chutes de canela. Outros pontos positivos é que o kickboxing auxilia na perda de gordura e na definição de músculos. Além disso, melhora a força física e resistência.

Taekwondo

Tipo de combate
Fonte: Infoescola

De origem coreana, o taekwondo é uma arte marcial especializada em utilizar as pernas. Ou seja, quem pratica esse tipo de combate, consegue um grande desenvolvimento das pernas e da força. Isso porque o foco do taekwondo são chutes e golpes acima da cintura.

Continua após a publicidade

Por fim, entre as artes marciais, esta necessita muito de alongamentos para ter um bom desempenho. Além de bastante equilíbrio e concentração.

Karatê

Tipo de combate
Fonte: Aabbcg

A origem do karatê é indígena, ou seja, essa arte marcial veio de Okinawa. Contudo, ela também teve influência das guerras chinesas, utilizando pontapés, socos, cotoveladas, golpes de joelho e várias técnicas com a mão aberta.

Capoeira – artes marciais brasileiras

Tipo de combate
Fonte: Oimparcial

Aqui no Brasil, os escravos criaram a capoeira. Enfim, ela é uma combinação de várias artes marciais, com cultura popular, esporte, música e dança. Em sua maioria os golpes são rasteiras e chutes, mas podem também ter cotoveladas, joelhadas, cabeçadas e bastante acrobacia aérea.

Boxe

Fonte: Folha

O boxe é um esporte olímpico, ou seja, a sua visibilidade é um pouco maior que a das outras artes marciais. Nele os dois combatentes utilizam apenas a força dos punhos para atacar. Além disso é necessário o uso de uma luta característica para esse tipo de combate.

Continua após a publicidade

Kung Fu

Fonte: Jornaldoempreendedor

O kung fu não é apenas um estilo de arte marcial, mas também um termo que descreve vários estilos de lutas diferentes dos chineses. Esse tipo de combate surgiu há 4 mil anos ou mais. Enfim, seus movimentos, sejam eles de ataque ou defesa, são inspirados da natureza.

MMA – a luta que reúne todas as artes marciais

Fonte: Ufc

Por fim, mas não menos importante, está o MMA que significa, em português, Artes Marciais Mistas. Ou seja, o famoso vale tudo. Enfim, no MMA os combatentes podem usar todos os tipos de golpe. Joelhos, punhos, pés, cotovelos e também técnicas de imobilização com contato no chão.

Enfim, gostou da matéria? Em seguida leia: Crossfit, o que é? Origem, principais benefícios e riscos.

Imagens: Seremmovimento; Diaonline; Esportelandia; Gbniteroi; Folhavitoria; Cte7; Infoescola; Aabbcg; Oimparcial; Folha; Jornaldoempreendedor; TriCurioso; Ufc;

Continua após a publicidade

Fontes: Tuasaude; Revistagalileu; Bdnesportes;

Próxima página »

Escolhidas para você