Curiosidades

Galactus, quem é? História do devorador de mundos da Marvel

Apesar de ser um vilão, Galactus é considerado uma das cinco entidades essenciais no Universo Marvel. Ele é chamado de devorador de mundos.

Atualizado em 16/08/2020

Galactus é o nome de um personagem da Marvel, mais especificamente das histórias em quadrinhos do Quarteto Fantástico. Inicialmente, ele foi criado por Stan Lee e Jack Kirby e apareceu pela primeira vez em 1966. Ele também é conhecido como devorador de mundos, quer saber o por quê?

Primeiramente, Galactus apareceu na revista de número 48 do Quarteto Fantástico, quando a produção estava no auge e vendia milhares de exemplares. Desse modo, o personagem surge como um alienígena que descobre o Planeta Terra e resolve devorá-lo.

Como você já deve imaginar, o vilão acabou sendo derrotado pelos heróis. Contudo, Galactus fez muito sucesso entre os fãs do quadrinho, que imploraram aos criadores que ele aparecesse mais vezes. Por isso, Lee e Kirby incluíram o devorador de mundos em outras histórias, até que ele ganhou sua própria publicação.

Origem de Galactus

Fonte: Guia dos Quadrinhos

Apesar de aparecer ao público pela primeira vez em 1966, pouco é esclarecido sobre a origem de Galactus. Após o sucesso junto ao Quarteto Fantástico, ele apareceu também nas edições 168 e 169 da HQ do herói Thor.

Contudo, a história definitiva do devorador de mundos veio em uma publicação de 1983, Galactus: The Origin. Nesta edição, o personagem acaba se recordando como se tornou tão poderoso, a ponto de ser considerado uma entidade cósmica capaz de liquidar outros planetas.

Assim, tudo começou há trilhões de anos quando o universo passou por uma crise causada por uma praga radioativa e altamente letal para todas as formas de vida. Por isso, um cientista chamado Galan, do Planeta Taa- o mais desenvolvido de todos- resolveu investigar as causas da destruição interplanetária.

Fonte: Guia dos Quadrinhos

A fim de descobrir uma solução para o problema, Galan embarca em uma nava espacial rumo a uma massa flutuante que, supostamente estaria causando a ameaça radioativa. Mas, a estranha formação acaba sendo responsável por destruir o universo existente e criar um outro (o universo atual, e também o Universo Marvel).

A explosão que criou o universo atual ficou conhecido como Big Crunch. Apesar do fenômeno ter destruído todos os planetas então existentes, Galan acabou sobrevivendo. No entanto, ele absorveu parte da energia emitida na explosão. E como você deve imaginar, Galan acabou se tornando o super poderoso Galactus.

Galactus e Surfista Prateado

Fonte: Observatório do cinema

Como era dotado de grande quantidade de energia, Galactus precisava devorar planetas inteiros para suprir suas necessidades. Não para por aí. Isso porque, o vilão notou que precisava se alimentar de planetas habitados por civilizações inteligentes, uma vez que o intervalo de sua alimentação só aumentava.

Então, Galactus resolve atacar um planeta chamado Zen-La. Contudo, no local ele encontrou humanoide disposto a te ajudar na busca por planetas. Ele se chamava Norrin Radd e, mais tarde, foi transformado pelo próprio Galactus no Surfista Prateado.

Contudo, em determinado momento, o próprio Surfista Prateado acaba se rebelando contra Galactus quando esteve resolve devorar a Terra.

Poderes habilidades

Fonte: Ei Nerd

Mesmo sendo um vilão, Galactus é considerado uma das cinco entidades essenciais no Universo Marvel. Isso porque, ele é tido como uma espécie de equilíbrio cósmico entre a Eternidade e a Morte. Além disso, ele foi considerado por Thanos como semelhante a Odin e Zeus, ou seja, uma espécie de força criadora.

Portanto, os poderes do devorador de mundos são enormes. Contudo, ainda hoje não se sabe até onde essas habilidades podem ir. De modo geral, essas são algumas das habilidades incríveis de Galactus:

  • Capacidade de mudar a realidade
  • Transmutar tudo que desejar
  • Teletransporte de objetos e pessoas
  • Imortalidade e invulnerabilidade
  • Descarga e absorção de energia
  • Levitação
  • Consciência cósmica
  • Criação de campos de energia e portais inter galáticos
  • Cura
  • Capacidade de transmitir seus poderes
  • Ressurreição
  • Manipulação e controle de almas
  • Criar e entrar em qualquer plano astral
  • Pode se mover mais rápido que a luz
  • Recriar mundos
  • Telepatia ilimitada
  • Telecinésia

Mesmo com tantas habilidades incríveis, Galactus possui um ponto de fraqueja. Isso porque, o devorador de mundos precisa se alimentar de planetas que sejam necessariamente habitados. Contudo a seu serviço ele possui naves e o robô Punisher, que o ajudam a se transportar e lutar com mais eficiência.

Além disso, Galactus conta com uma arma conhecida como Nulificador Total, capaz de destruir universos inteiros. Por suas habilidades, ele já destruiu mundos como Archeopia, Poppup, Sakaar e Tarnax IV (lar dos Skrulls).

Leia também essa matéria, para ficar por dentro do Universo Marvel: Feiticeira Escarlate – Origem, poderes e história da personagem Marvel

Fonte: Guia dos Quadrinhos, X-man Comics Fandons, Ei Nerd

Imagens: Ei Nerd, Observatório do Cinema, Guia dos Quadrinhos

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada