Curiosidades

Galinha Pintadinha: como tudo começou, sucessos e símbolos demoníacos

Praticamente, todas as crianças são apaixonadas pelo universo da Galinha Pintadinha. Mas, afinal, ela realmente tem símbolos demoníacos?

Afinal, por que uma galinha com traços simples e uma cor improvável se tornou tão popular assim, no universo infantil? Na verdade, a Galinha Pintadinha não só tornou um sucesso entre as crianças, como também conseguiu atingir acumular milhões de visualizações no Youtube. Aliás, já são quase 200 milhões (até a publicação deste post).

Aliás, acredite ou não, a Galinha Pintadinha já até conseguiu tirar a Rihanna da posição de líder dos mais assistidos no Youtube. Vale destacar ainda que as músicas que mais se popularizaram nas plataformas digitais foram Coelhinho da Páscoa e Fui à Espanha.

Sobretudo, a Galinha Pintadinha movimenta mais de 300 milhões de dólares em produtos licenciados. Ou seja, ela é realmente um fenômeno entre a criançada. E é exatamente por isso que nós, do Segredos do Mundo, viemos falar sobre ela.

Afinal, como tudo isso começou? E por que ela é tão famosa e querida pela criançada? Venha conferir toda a trajetória da Galinha Pintadinha.

Como tudo começou?

Galinha Pintadinha- Como tudo começou, + boatos de símbolo demoníaco
Fonte: Animar estúdio

A princípio, se eu falássemos que a Galinha Pintadinha cresceu a partir de um vídeo esquecido no Youtube, você acreditaria? Se você disse não, comece a acreditar. Pois, a origem da história dessa famosa ave, realmente, foi assim, do nada. Aliás, tudo começou com uma reunião de negócios.

Basicamente, no dia 28 de dezembro de 2006, Juliano Prado e Marcos Luporini, não conseguiram comparecer presencialmente a uma reunião de produtores com uma emissora de TV. Então, eles decidiram publicar o vídeo no Youtube. Pois, assim, os seus possíveis patrões puderiam apreciar a história da Galinha Pintadinha.

Sobretudo, o objetivo da reunião era pensar em como vencer a dificuldade dos fundadores de conseguir investimento para continuarem com o projeto pessoal. Porém, a emissora acabou não se interessando pelo produto da ave azul. E os fundadores, a deixaram como um trabalho “inconcluído”.

Inclusive, de acordo com os fundadores, eles tiveram até medo de publicar o desenho, por questões de insegurança com o trabalho. Tanto é que, a ideia era apagar o vídeo logo depois da reunião. Contudo, o vídeo acabou sendo esquecido no Youtube. E “bum”, seis meses após colocar o vídeo no ar, ele já estava com mais de 500 mil visualizações e contava com inúmeros fãs.

Logo após esse choque, a Bromélia Produções, empresa dos fundadores da Galinha Pintadinha; começou a se reinventar e a investir mais nesse desenho infantil. Assim, a ave exótica se expandiu a ponto de alcançar 14 bilhões de visualizações. Isso tudo em seus três canais oficiais em português; e em outros seis, internacionais.

Explosão na Web

Galinha Pintadinha- Como tudo começou, + boatos de símbolo demoníaco
Fonte: Sempre família

Após o sucesso do primeiro vídeo de todos, os fundadores, empolgados com o projeto; não quiseram esperar por patrocínios e nem por aprovações de emissoras de TV. Na verdade, eles já começaram a investir por conta própria na gravação do primeiro DVD da marca da Galinha Pintadinha. Inclusive, tudo começou com 15 mil reais e também muita força de vontade para a produção.

Assim sendo, eles começaram a lançar a coletânea da animação, no ano de 2008. Logo após, eles lançaram mais três DVD’s, e conseguiram mais de 7 milhões de visualizações diárias em seus vídeos. Basicamente, o conteúdo foi todo voltado para personagens infantis, acompanhados de temas musicais e de elementos visuais lúdicos e didáticos para a audiência infantil.

Contudo, eles não pararam nos vídeos no Youtube e nos DVD’s. Em suam, depois de um tempo, a marca começou a apostar também em canais na Netflix e em peças teatrais.

Aliás, a peça da mascote foi produzida em uma versão menor, para ser apresentada em teatros menores. Vale destacar que ela recebe o mesmo nome da série do Youtube, Galinha Pintadinha Mini. Esta, aliás, conta com 26 episódios de 12 minutos cada.

Ainda com relação à peça, seu roteiro foi adaptado para o inglês e o espanhol. E ainda será relançada em italiano, francês, alemão, japonês e mandarim.

Galinha Pintadinha- Como tudo começou, + boatos de símbolo demoníaco
Fonte: Pequenas empresas e grandes negócios

Sobretudo, ainda no Youtube, a Galinha soma 2,5 bilhões de visualizações somente no canal espanhol. Aliás, ele ainda tem conteúdos traduzidos para o inglês.

Além disso, podemos destacar que a marca da Galinha Pintadinha também criou um aplicativo próprio. Ele, aliás, já conta com mais de 40 milhões de downloads em vários países.

Resultados da marca Galinha Pintadinha

Galinha Pintadinha- Como tudo começou, + boatos de símbolo demoníaco
Fonte: Magazine Luíza

Após tantos resultados positivos, nada mais justo do que mais resultados numerosos. A Galinha Pintadinha, portanto, já conseguiu mais de 1,5 milhões de DVDs oficiais vendidos, 2 discos de diamante duplo, mais de 1 bilhão de visualizações no Youtube. Além de contratos com grandes empresas de produção artística, distribuição e licenciamento de produtos.

Inclusive, a marca já está classificada entre as 150 maiores marcas do mundo em licenciamento. Ela ocupa, aliás, a 89ª posição, somando o valor de US$ 300 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) em produtos vendidos no varejo. Ou seja, a Galinha Pintadinha é hoje uma das marcas mais fortes. Além do mais, ela ainda consegue unir gerações para se divertirem junto.

Vale destacar ainda que essa marca já possui mais de 600 produtos em seu portfólio. Dentre esses itens, podemos citar algumas participações no  faturamento dos licenciamentos por cada tipo de produto:

  • Cuidados pessoais – 29%
  • Brinquedos – 28%
  • Alimentos – 11%
  • Festas – 9%
  • Vestuário/calçados/Cama, mesa e banho – 8%
  • Editorial/papelaria/material escolar – 8%
  • Eletrônicos/decoração – 7%

De modo geral, esses itens licenciados movimentam um montante de 300 milhões de dólares, como já mencionamos.

Motivos de tanta fama

Galinha Pintadinha- Como tudo começou, + boatos de símbolo demoníaco
Fonte: Juicy Santos

A princípio, a Galinha Pintadinha já se difere dos demais desenhos por conta de sua aparência exótica.Mas, acima disso, a galinha também conta com conteúdos educativos e visuais. E mais, histórias interessantes e muitas músicas, as quais deixam as crianças encantadas.

Sobretudo, a galinha é fruto de uma junção de fatores. E, o primeiro que podemos destacar é a rapidez e a agilidade da empresa de ter conseguido aproveitar a oportunidade quando ela apareceu. Inclusive, é por conta dessa esperteza que os vídeos da galinha viraram febre na internet.

Já, o segundo motivo, é o fato da Galinha Pintadinha ser o primeiro desenho que incluiu músicas brasileiras em seu repertório. Ou seja, foi tudo uma questão de oportunidade, juntando a força da música nacional com a novidade do formato digital, e a criação de uma galinha azul.

Boatos de simbolismos demoníacos

Galinha Pintadinha- Como tudo começou, + boatos de símbolo demoníaco
Fonte: A escotilha

Certamente, há quem acredite que a Galinha Pintadinha prende tanto a atenção da criançada porque teria símbolos demoníacos. Aliás, essa teoria da conspiração começou no mês de setembro de 2013. Basicamente, o que acontece foi que uma mãe, de identidade desconhecida, publicou nas redes sociais um alerta sobre os perigos do desenho.

Basicamente, a história dessa mãe afirmava que seu filho e seu sobrinho haviam sido hipnotizados ao ver a atração da galinha. De acordo com esse  relato, as crianças, supostamente, começaram a apresentar doenças respiratórias. Além disso, segundo ela, as crianças só conseguiam se aquietar ao som da Galinha Pintadinha.

Vale ressaltar que a mãe usou como explicação para tal fato a música “Fli, Flai, Flu”. Basicamente, a palavra Flu, em diversos idiomas, significa gripe. Assim, a tradução da música seria “Voa mosca da gripe pelo ar e entre pelas narinas o túmulo esta a vista”. E, justamente por isso, ela acusava a galinha de levar a gripe para a sua casa.

Mais símbolos satânicos

Galinha Pintadinha- Como tudo começou, + boatos de símbolo demoníaco
Fonte: Tech Tudo

Além do mais, existem relatos de comparação entre o personagem Mestre André com o Zé Pelintra. Este, aliás, seria um espírito patrono dos bares na Umbanda. Contudo, após várias análises, claro, foi comprovado que esses relatos não passaram de textos vazios e infelizes.

Até porque, apesar da semelhança das roupas do Mestre André com o Zé Pelintra, essa acusação é sem sentido. Uma vez que, na música, “Fli, Flai, Flu” são apenas onomatopeias.

Assim, pode-se destacar que esses boatos não têm nenhuma credibilidade e nenhuma comprovação. Inclusive, esse caso de comparação de símbolos demoníacos com desenhos, não ocorreu somente com a Galinha Pintadinha. Muitas outras animações, como por exemplo, Os Simpsons, Toy Story, e até a imagem da Xuxa; já foram atacadas por tais teorias conspiracionais.

Principais sucessos da Galinha Pintadinha

Enfim, o que achou da nossa matéria?

Confira mais conteúdos no Segredos do Mundo: Animes que você não pode deixar de assistir (de infantis a adultos)

Fontes: Correio Braziliense, Site da Galinha Pintadinha, Exame.abril, Boatos.org

Imagem de destaque: F5.Folha.Uol

Próxima página »

Escolhidas para você