Muitas vezes após realizar as refeições algumas pessoas podem sentir certo desconforto que resulta em gases intestinais. Geralmente esses gases intestinais são ocasionados devido a dietas alimentares, ou representam um sinal de alguma doença gastrointestinal. Por exemplo, a síndrome do intestino irritável. No entanto, essa liberação de flatos intestinais pode ser resolvida ou amenizada.
Esses gases são produzidos pelas bilhões de bactérias que vivem no trato digestivo e participam do processo de digestão. Ademais, alimentos como ovo, feijão e leite contribuem para esses gases intestinais. Pois, são produzidos após a metabolização de carboidratos, proteínas e gorduras.
Por outro lado, existem formas de controlar os flatos intestinais. Desse modo, estabelecer uma dieta cuidadosa, evitando alimentos que podem piorar os sintomas. E, recorrer à ajuda médica caso seja necessário.
O que são os gases intestinais
Os gases intestinais são flatos produzidos por bilhões de bactérias que vivem no trato digestivo, que participam do processo digestivo. Ademais, são produzidos, principalmente, pela metabolização de carboidratos, proteínas e gorduras presentes em alimentos.
Por outro lado, grande parte dos gases deglutidos são eliminados por eructações, conhecidos como arrotos. Entretanto, se a pessoa se deita após uma refeição, esses gases são mais facilmente encaminhados em direção ao intestino do que retornar ao esôfago.
Causas
A ingestão de alimentos que possuem carboidratos, proteínas e gorduras provocam os gases intestinais. Pois, as bactérias que participam do processo digestivo realizam a metabolização desses alimentos. Ademais, o enxofre, que causa o odor desagradável, é proveniente pelo consumo de proteínas, como a carne de porco, por exemplo.
Além disso, a falta de exercícios, constipação intestinal, intolerância à lactose e alterações da flora bacteriana também ocasionam os gases. Por outro lado, a ansiedade acelera o trânsito intestinal, levando alimentos mal digeridos ao cólon. Dessa maneira, as bactérias recebem mais substrato e produzem os flatos. Uma outra causa seria o sexo anal, que também pode ajudar na produção dos gases intestinais.
Alimentos que provocam os gases intestinais
Alguns carboidratos são mais difíceis de serem digeridos no intestino delgado. Dessa forma, chegam a uma grande quantidade ao cólon, e são metabolizados pelas bactérias. Por isso, surgem os gases intestinais. Logo, alguns alimentos que provocam os gases são:
- Ovos
- Leite
- Feijão
- Cerveja (escura)
- Repolho
- Couve-flor
- Cebola
- Alho
- Brócolis
- Milho
- Batata
- Aspargos
- Farelo de trigo
- Refrigerantes
- Bebidas gaseificadas
- Fibras e açúcares também entram na lista, por ter grande potencial de fermentação.
Sintomas de gases intestinais
Os sintomas que indicam a presença de gases intestinais no organismo podem variar conforme cada organismo e sensibilidade. Logo, eles são:
- Arrotos
- Flatulência
- Barriga dura
- Prisão de ventre
- Cólica intestinal
- Inchaço abdominal
- Dor abdominal intensa
Tratamento
Para tratar os gases intestinais é necessário criar uma dieta cuidadosa, evitando alimentos que agravem os sintomas. Desse modo, aderindo laticínios, algumas frutas e legumes, cereais integrais e adoçantes artificiais. Ademais, manter um registro de alimentos e bebidas que você ingere para determinar quais são as comidas que te provocam os gases é essencial. Pois assim fica mais fácil evita-los.
Além disso, realizar exercícios físicos trazem bastantes benefícios e contribuem para amenizar os flatos intestinais. E tomar uma xícara de chá de funcho ou de hortelã após as refeições, também é muito eficaz. Por fim, caso os sintomas se tornem constantes e desconfortáveis, recorrer a uma ajuda médica, para um melhor diagnóstico, é imprescindível.
Como eliminar gases intestinais presos
Existem algumas estratégias para eliminar os flatos intestinais presos. Dentre elas estão:
- Pressionar o abdômen – Para isso, é necessário deitar de barriga para cima e dobrar os joelhos em cima da barriga, pressionando a região.
- Fazer uma massagem abdominal – A massagem deve ser feita com movimentos circulares e suaves. Ademais, devem ser de cima para baixo, como se empurrasse os gases para fora do corpo.
- Tomar chás – Chá de erva-cidreira com funcho, chá de carqueja e chá de gengibre são eficazes para eliminar os gases e diminuem as dores abdominais.
- Beber suco laxante – Beber suco de mamão com iogurte natural, ameixa e aveia, ou um suco de laranja, são ótimas opções.
- Medicamentos – Tomar medicamentos, apenas com indicação do farmacêutico, também é um excelente método.
Em suma, para amenizar os sintomas causados pelos gases naturais você pode seguir essas dicas naturais e estabelecer uma rotina saudável de exercícios e boa alimentação. No entanto, se os sintomas persistirem, procure por orientação médica.
Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Chás para gases – Como eliminar gases estomacais e intestinais com chás.
Fontes: Tua Saúde, MD Saúde, H9J
Imagens: Vix, Notícias ao Minuto, Guia do Médico Brasileiro, Opas, PuroMD, Meu Laboratório, Inclua