Em primeiro lugar, os gatos tricolores são espécies de felinos que possuem três cores de pelagem. Contudo, as tonalidades mais comuns variam entre o branco, preto e o amarelo. Apesar disso, existem espécies mais raras que podem apresentar outras cores, que inclusive mudam ao longo da vida.
Porém, não há uma raça específica que envolva o fenômeno dos gatos tricolores. Desse modo, desde os felinos sem raça definida até os com pedigree apresentam essa característica. Como exemplo, pode-se citar gatos persas que nascem com essa aparência a partir do cruzamento de animais com diferentes pelagens.
Além disso, os especialistas preveem que a maioria dos gatos tricolores são fêmeas. Basicamente, os machos representam um pouco menos do que 1% do total contabilizado. Sendo assim, uma pesquisa da Universidade do Missouri nos Estados Unidos concluiu uma proporção de que 1 em cada 3000 gatos tricolores são machos.
Características dos gatos tricolores
No geral, os gatos tricolores são anomalias cromossômicas. Em outras palavras, surgem a partir de alterações genéticas cuja origem varia. Sobretudo, na rprodução, a gata passa para o filhote um cromossomo X e o gato pode passar tanto o X ou o Y para gerar uma fêmea ou macho.
Entretanto, para se ter um gato tricolor precisa-se de um cromossomo da cor branca e outro da cor amarela. Desse modo, quando os machos têm o cromossomo X branco e outro Y ele acaba sendo XXY, ao invés do XY normal. Como consequência, surge uma espécie estéril, ou seja, incapaz de reproduzir.
Além disso, compreende-se ainda que gatos tricolores e machos possuem a Síndrome de Klinefelter. Basicamente, essa síndrome acomete principalmente organismos do sexo masculino que possuem cromatina sexual. Ademais, afeta normalmente o cariótipo 47 na formação XXY, sendo uma das condições intersexuais mais comuns.
Mais ainda, além de serem estéreis, essas espécies costumam ter testículos menores e nem mesmo produzem espermatozoides. No entanto, tendem a ter problemas de saúde diversos como deformidade genital, dano cerebral ou falha dos órgãos. Além disso, a expectativa de vida desses gatos tricolores é menor que a dos demais, exigindo mais atenção e cuidados especiais.
Em resumo, enquanto um gato normal e uma fêmea tricolor vivem em média 15 anos, os gatos tricolores e machos vivem somente 7 anos. Portanto, precisa-se de acompanhamento médico frequente, porque ainda apresentam a imunidade debilitada. Porém, são igualmente dóceis e excelentes companhias.
Curiosamente, alguns afirmam que os gatos tricolores são cheios d e atitude, além de serem independentes e teimosos. Em contrapartida, tendem a ser carentes e se assustam facilmente com sons. Por fim, as fêmeas tendem a ser protetoras e brincalhonas, em especial com filhotes.
Tipo e Espécies
1) Calicó ou espanhola
No geral, determina-se os tipos de gatos tricolores por meio da proporção da cor branca em relação às demais. Além disso, leva-se em conta o tipo de padrão que as cores formam. Desse modo, os gatos calicós são aqueles que têm a cor branca predominante na barriga, patas, peito e queixo. Ademais, o restante do pelo tem manchas laranjas e pretas, com o tom mais acinzentado.
2) Carey ou tartaruga
Logo em seguida, tem-se os carey, com padrões de pelagem assimétricos. Ou seja, as manchas tricolores são diversas ao longo do corpo. Apesar disso, a cor preta predomina e o branco quase não aparece, mas a outra tonalidade do trio tendem a ser mais clara também.
3) Tigrada
Por fim, as espécies tigradas são aqueles gatos tricolores todos malhados, com distribuição igual ao longo do corpo. Apesar disso, são bastante raros e belos.
Cuidados e curiosidades sobre os gatos tricolores
Comumente, o principal cuidado com os gatos tricolores envolve uma alimentação cheia de nutrientes e balanceada. Além disso, a prática de exercícios físicos diários é fundamental. Porém, deve-se ainda levar o felino ao veterinário, para garantir que está tudo bem. Sobretudo, no caso dos machos tricolores, essa visita e cuidado deve ser em dobro, por conta da fragilidade do animal.
Apesar disso, existem fatos curiosos sobre esses animais, como o fato de serem populares por trazer fortuna aos lares. Em resumo, na Antiguidade considerava-se a visita de gatos tricolores como um bom sinal de que a riqueza viria para aquela residência. Ademais, era comum deixar alimentos na porta para receber esses animais.
Curiosamente, essa tradição deu o nome popular de “gato do dinheiro” para essa espécie em países como os Estados Unidos. Por outro lado, o Japão possui o símbolo do Maneki Nejo, um gato tricolor que acena e protege os negócios na porta de diferentes estabelecimentos. Além disso, é ainda um símbolo de sorte.
Mais ainda, é comum visualizar representações desses gatos tricolores em obras de arte com reis e imperadores. No geral, ficam escondidos nas sombras ou deitados sobre os pés dos representantes políticos. Desse modo, simbolizam a grande fortuna e riqueza daquele governante.
Contudo, no período em que os felinos estiveram associados à bruxaria durante a Idade Média, estimava-se que os gatos tricolores eram formas animais de demônios. Portanto, chegaram a quase desaparecer em decorrência da ação da Igreja Católica, indo contra o período em que eram venerados pela população.
E aí, aprendeu sobre os gatos tricolores? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.