Curiosidades

Cores da lua: as diferentes cores que pode ter e porque acontecem

As cores da lua podem variar de acordo com sua posição ou até mesmo pela quantidade de partículas presentes na atmosfera.

Você já deve ter percebido que as cores da lua mudam. Ou seja, um dia a lua está branca brilhante. Enquanto que, em outro dia ela pode estar laranja. No entanto, é possível vê-la com outras cores. Por exemplo, com tons em azul ou vermelho. Mas, afinal qual é a cor da lua?

Normalmente, quando a lua se encontra baixa no céu, ela se mostra mais amarelada ou avermelhada. Enquanto que, quando está mais alta, se mostra mais branca. Em suma, isso acontece pelo fato da lua ser um satélite sem luz própria. Portanto, ela reflete a luz solar, que apesar de ser branca, é formada por ondas de vários comprimentos. O que resulta nas várias cores da lua.

Embora aparente ser muito brilhante, a lua reflete apenas 6,7% da luz do sol. Além disso, as partes mais brilhantes da superfície do satélite revelam regiões altas e com crateras. Que são compostas por rochas ricas em cálcio e alumínio.

Já as regiões mais escuras são zonas mais baixas, chamadas de mares. Compostas por rochas basálticas, que refletem menos luz, resultando na cor acinzentada. Enquanto que, a lua azul é mais rara de ser vista. Pois, sua cor indica que a lua está sendo vista através de uma atmosfera carregada de partículas de poeiras maiores.

Enfim, não é a lua que muda de cor. Mas, são as camadas da atmosfera que lhe dão cores diferentes. Que vão depender de sua composição. Por exemplo, poeira vulcânica, camadas finas de nuvens, poluição, etc. Além disso, quando a lua e outras estrelas estão baixas no horizonte, elas passam pelo fenômeno de difusão chamado “Scattering”. Esse fenômeno transforma a luz branca em vários tons, que vão do vermelho ao amarelo.

Cores da lua

Lua Vermelha

Cores da lua: as diferentes cores que pode ter e porque acontecem
Aventuras na História

Uma das cores da lua é o vermelho, também conhecida como lua de sangue. Em suma, a lua de sangue pode ser vista quando ocorre um eclipse lunar total. Portanto, trata-se de um fenômeno raro.

De acordo com a NASA, o eclipse lunar total só ocorreu cinco vezes em 1910, 1928, 1946, 1982, 2015 e o próximo está previsto para 8 de outubro de 2033. No entanto, as cores da lua são determinadas por sua posição em relação ao sol.

Dessa forma, a cor vermelha ocorre quando a Terra interfere entre a lua e o sol. Pois, ela não recebe luz solar direta, mas por meio da Terra. Sendo assim, a lua apresenta um tom avermelhado que dura por até duas horas.

Ademais, a lua de sangue se deve ao fenômeno chamado Espalhamento de Rayleigh. Que é o mesmo fenômeno que faz com que o céu fique vermelho durante o por do sol. Enfim, durante o eclipse lunar total, a coloração da lua também é afetada pelo conteúdo da atmosfera. Como poeira, umidade e até mesmo pelos níveis de nuvens.

Lua Amarela ou Laranja

Aventuras na História

Uma das cores da lua mais comum é a amarela ou laranja. Em suma, esse fenômeno acontece quando o sol está posicionado sobre a lua. Além disso, a lua deve estar posicionada próximo ao horizonte.

Dessa forma, por estar mais perto da superfície da Terra, a luz passa por mais partículas atmosféricas, por uma camada de ar mais densa. Que espalham os comprimentos de onda mais curtos. Enfim, as ondas são vistas mais longas, apresentando as cores amarelo e laranja.

Lua Azul ou lua azul

Aventuras na História

Assim como as outras cores da lua, a cor azul é produzida de acordo com as condições atmosféricas da Terra. Em suma, a Lua Azul acontece quando 0,7 mícron ou mais de poeira, nuvem ou partículas se acumulam na atmosfera. Pois, essas partículas atmosféricas permitem que a luz se disperse. Dessa forma, altera a percepção da cor em nossa retina.

Ademais, esse fenômeno pode acontecer em qualquer uma das fazes da lua. No entanto, pode ser mais frequente quando algum tipo de catástrofe natural acontece. Por exemplo, incêndio florestal ou uma erupção vulcânica. Consequentemente, causando alterações na dinâmica atmosférica.

Enfim, foi o que aconteceu após a erupção do vulcão Krakatoa em 1883, considerado uma das maiores catástrofes naturais já ocorridas. Após o evento, a lua ficou com uma cor azul brilhante por quase 2 anos.

Por fim, o termo lua azul tem origem do inglês “Blue Moon”. Que se refere à segunda lua cheia do mês. Ademais, o fenômeno acontece aproximadamente a cada dois anos e meio. No entanto, ao contrário da Lua Azul, não tem nada a ver com a cor da lua.

Lua Cinza ou Branca

Cores da lua: as diferentes cores que pode ter e porque acontecem
Aventuras na História

Diferentemente das outras cores da lua, as cores cinza e branco são as mais comuns. Pois, esta coloração acontece quando não há eclipses ou grandes partículas atmosféricas para alterar nossa visão.

Ademais, devido a antigas áreas de atividade vulcânica presentes na superfície da lua, nós a vemos mais escuras, ou cinza. No entanto, fortes mudanças de temperatura ou variações atmosféricas também estão associadas às cores cinza ou branca brilhante da lua.

Por fim, o fato da superfície lunar ser composta por silício, ferro, magnésio e outros elementos. Resulta nas colorações cinza e branco que vemos frequentemente na lua.

Outras cores da lua

Cores da lua: as diferentes cores que pode ter e porque acontecem
Hypeness

Mas, você sabia que as cores da lua, azul, vermelho, amarelo, laranja, cinza e branco não são as únicas cores? De acordo com um fotógrafo americano, chamado Andrew McCarthy, existem outras cores da lua. Porém, não são visíveis ao olho humano.

Ademais, McCarthy divulgou em 25 de fevereiro de 2019 uma imagem que ele criou a partir de mais de 150.000 imagens da lua. Que foram obtidas do satélite, mas em diferentes ângulos. Onde comprovava sua teoria.

Então, se você gostou dessa matéria, também pode gostar dessa: Lua de morango, o que é? Origem do nome e quando acontece.

Fontes: Vix; Green Me Brasil; Fatos Desconhecidos; Dicas e Curiosidades;

Imagens: Twitter; Aventuras na História; Hypeness;

Próxima página »

Escolhidas para você