Em primeiro lugar, a Grã-Bretanha é uma das Ilhas Britânicas na Europa, abrangendo a maior parte do Reino Unido. Nesse sentido, tem uma área geográfica de 209.331 quilômetros quadrados. Ademais, representa a maior parte do arquipélago das Ilhas Britânicas no continente europeu.
Sendo assim, tanto a Grã-Bretanha quanto a Inglaterra e o Reino Unido referem-se a regiões das Ilhas Britânicas, localizada no noroeste da Europa. Porém, há diferenças no conceito. Por um lado, o Reino Unido é o conjunto de países que envolve a Grã Bretanha e a Irlanda do Norte.
Em contrapartida, a Grã-Bretanha é uma ilha que abarca a Inglaterra, Escócia e o País de Gales. Sendo assim, quando se pega o Reino Unido e remove a Irlanda do Norte, o que sobra é justamente a Grã-Bretanha. Por fim, a Inglaterra é somente um dos países que compõem o Reino Unido, no interior da Grã-Bretanha.
Apesar disso, as diferenciações vão além, porque envolvem mais do que a questão geográfica. Ou seja, há ainda diferenças no que envolve o sistema político, área territorial e tradições culturais, como religião oficial e afins. Por fim, conheça melhor sobre a Grã-Bretanha a seguir:
Informações sobre a Grã-Bretanha
Primeiramente, a Grã-Bretanha abrange a Inglaterra, Escócia e País de Gales. Nesse sentido, tem comprimento de norte a sul de cerca de 1000 quilômetros. Ademais, está na região noroeste da Europa, tendo como ponto mais elevado a Montanha Ben Nevis, com 1.3444 metros na Escócia.
Além disso, a população está na faixa dos 64 milhões, de acordo com o último censo em 2020. Sendo assim, possui uma densidade demográfica de 304,7 habitantes por quilômetros quadrados. No geral, tem como idiomas locais o inglês, escocês, galês e gaélico escocês ecórnico, que é uma língua celta.
Por outro lado, a composição populacional contem 86,6% de pessoas brancas, 7% de asiáticos, 3.1% negros, 2% mestiços e 0,3% árabes. Ademais, a região mais populosa é Londres, com 9,02 milhões de habitantes. Porém, as principais cidades incluem Manchester, Birmingham, Leeds e Glasgow.
Sobretudo, possui um clima temperado oceânico, com temperatura média anual de 12ºC e índice pluviométrico de 750 mm por ano. Curiosamente, os principais pontos turísticos da região incluem desde o London Eye, na Inglaterra, até o Museu de Transportes em Glasgow, na Escócia.
Inglaterra e Reino Unido
No geral, o que gera confusão entre a Grã-Bretanha, Inglaterra e Reino Unido é uma questão linguística. Basicamente, a palavra Britain refere-se ao Reino Unido como um todo, mas também à Grã-Bretanha, a depender do contexto. Portanto, tornou-se comum confundir ambas na língua inglesa britânica.
Sendo assim, o Reino Unido é composto pela Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, um pedaço da ilha da Irlanda. Ou seja, existem quatro países no Reino Unido, a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte. Porém, os três primeiros ficam na Grã-Bretanha e o último pertence a uma ilha vizinha.
Nesse sentido, cabe citar que a Rainha Elizabeth II é a atual rainha da Inglaterra, mas também chefe de estado no Reino Unido. Em outras palavras, cada um dos países tem seus governos, mas respondem ao parlamento do Reino Unido. Basicamente, é semelhante ao governo federal do Brasil e os governos de cada estado da federação.
Por fim, a Inglaterra é o país que faz parte do Reino Unido, no interior da Grã-Bretanha. Apesar disso, não possui um governo próprio, porque quem dirige as decisões é o parlamento do Reino Unido. Além disso, existem governos locais subordinados a essa instituição. Contudo, isso acontece porque o país tem tanta influencia sobre o parlamento que não é preciso ter um governo paralelo.
E aí, aprendeu sobre a Grã-Bretanha? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência