Curiosidades

Países com mais idiomas oficiais: conheça os países multilíngues

Aqui estão alguns dos países com mais idiomas oficiais do mundo, onde o multilinguíssimo está entrelaçado na própria estrutura da sociedade.

Muitos países ao redor do mundo têm um ou dois idiomas oficiais com tradução falada principalmente por seu povo. No entanto, existem alguns países em todo o mundo que falam mais de um idioma. Essas nações linguisticamente diversas surgiram devido ao multiculturalismo e à globalização, levando alguns países a terem mais de 700 línguas faladas no total.

Nesta lista reunimos os países com mais idiomas oficiais e os países com mais línguas faladas pelos seus habitantes (oficiais e não-oficiais), confira!

Países com mais idiomas oficiais

Luxemburgo

Países com mais idiomas oficiais: conheça os países multilíngues
Fonte: Pinterest

Um minúsculo país no coração da Europa, Luxemburgo tem três línguas oficiais: francês , alemão e luxemburguês. Parece bastante modesto, mas todos eles estão incluídos no sistema educacional e em documentos oficiais.

A maioria dos cidadãos nativos fala as três línguas fluentemente, então podemos dizer com propriedade que se trata de uma sociedade verdadeiramente trilíngue.

Continua após a publicidade

Sérvia

Fonte: Pinterest

Das cinzas da Iugoslávia surgiram vários países, sendo um deles a Sérvia. A língua oficial do país é o sérvio, mas a rica história do país torna possível ouvir várias outras línguas.

As gerações mais velhas ainda falam russo devido à influência soviética e, como a língua sérvia é semelhante à bósnia, croata e montenegrina, todas as quatro são mutuamente inteligíveis. Em certas regiões, você também ouvirá húngaro, romeno, eslovaco e albanês (principalmente perto das fronteiras dos respectivos países).

Só na província de Voivodina você encontrará seis línguas oficiais: húngaro, sérvio, romeno, croata, eslovaco e ruteno. E se você visitar o centro da Sérvia, provavelmente ouvirá búlgaro ocasionalmente.

Macedônio e esloveno também eram falados na Iugoslávia, então você pode encontrar pessoas que ainda entendem e falam os dois – embora agora sejam falados principalmente em seus países recém-independentes.

Continua após a publicidade

Inglês também é ensinado desde tenra idade como uma disciplina obrigatória na escola. O alemão não é obrigatório, mas é uma disciplina opcional altamente valorizada para os migrantes econômicos da Sérvia cujos olhos estão invariavelmente voltados para a Áustria.

África do Sul

Países com mais idiomas oficiais: conheça os países multilíngues
Fonte: Pinterest

Quando a África do Sul acabou com o apartheid, também abandonou a noção de que se pode ter muitas línguas oficiais: atualmente tem 11. Mas o país passou grande parte de sua história falando Afrikaans (uma ramificação do holandês, falado pelos primeiros colonos em 1652) e inglês (da segunda leva de colonos, que chegaram em 1822).

A história da África do Sul é particularmente paradoxal em comparação com outros países com um passado colonial. Enquanto os dialetos e o vernáculo foram extintos vigorosamente em outros países coloniais, na África do Sul, os vernáculos locais não foram proibidos ao longo dos séculos de colonização.

Na verdade, os colonizadores incentivaram as populações indígenas a continuar falando essas línguas como forma de segregá-las culturalmente e como forma de impedir o acesso a instituições controladas por brancos. Sem o domínio da língua inglesa, muitos grupos indígenas vulneráveis ​​foram cerceados linguisticamente – negando a democracia a milhões por gerações.

Continua após a publicidade

Com o fim do apartheid oficial, outras línguas foram reconhecidas como oficiais além do afrikaans e do inglês: Ndebele, Sotho do Norte, Sotho, Swazi , Tsonga, Tswana, Venda, Xhosa e Zulu. Um país tão diverso linguisticamente como a África do Sul significa que a maioria dos cidadãos fala mais de um idioma.

Rússia

Fonte: Pinterest

Abrangendo dois continentes, a Rússia é o lar de uma variedade de línguas espalhadas por mais de 20 repúblicas dentro das fronteiras da Federação Russa. Os seguintes idiomas são todos reconhecidos oficialmente em suas próprias repúblicas: Adygean, Bashkir, Inguchétia, Kabardian, Balkar, tártaros, Kalmyk, Abaza, Cherkess, Karachay, Nogai, Mari, Mordvin, Komi, Ossétia, Udmurt, chechenos e Chuvash.

A língua oficial ainda é o russo, então você poderá viajar por todo o país bicontinental e ser compreendido se o falar.

Indonésia

Países com mais idiomas oficiais: conheça os países multilíngues
Fonte: Pinterest

A geografia da Indonésia é certamente responsável por sua pluralidade linguística. Muitos habitantes das mesmas ilhas nem falam a mesma língua, embora o bahasa indonésio, um descendente de um dialeto comercial malaio, tenha sido adotado como língua oficial na década de 1930 e agora seja ensinado em escolas de todo o país.

Continua após a publicidade

Cerca de 20 milhões de pessoas falam como primeira língua e 140 milhões como segunda língua. A Indonésia abriga 240 milhões de pessoas e muitos grupos étnicos, o que explica a existência de mais de 725 línguas em todo o país – muitas das quais correm o risco de desaparecer em um mundo cada vez mais globalizado.

Índia

Fonte: Pinterest

Os números oficiais das línguas na Índia são um tanto difíceis de definir, mas o que pode ser dito com certeza é que a Índia é o lar de muitas línguas, começando com as 22 reconhecidas na constituição, incluindo bengali, punjabi, hindi e tâmil, com hindi escrito na escrita devanágari, reconhecida como a língua oficial do Governo da Índia, ao lado do inglês.

Esta última, por ser a língua do ex-colonizador, também é falada com fluência por 90 milhões de falantes, constituindo os segmentos mais instruídos e poderosos da população. O hindi é falado por cerca de 40% dos cidadãos indianos, principalmente no norte e no centro. Não existe, no entanto, uma língua nacional designada.

O censo de 2001 indica a existência de cerca de 122 línguas principais no país e 1.599 outras línguas (possivelmente incluindo dialetos), mas pesquisas mais recentes e supostamente confiáveis ​​identificaram 780 línguas e suspeitam da existência de até 100 outras.

Continua após a publicidade

Quaisquer que sejam os números corretos, descobertas não governamentais mencionam o desaparecimento de 220 línguas indianas nos últimos 50 anos, com mais 150 ameaçadas de extinção nos próximos 50, conforme os falantes morrem e a próxima geração deixa de aprender seus pais. línguas.

Papua Nova Guiné

Fonte: Pinterest

Conseguir o título universalmente reconhecido de país com mais idiomas oficiais do planeta pode parecer uma honra para muitos e uma dor de cabeça para alguns, mas Papua-Nova Guiné o vence com desenvoltura.

Existem mais de 850 línguas faladas em um país povoado por tribos que totalizam apenas 7 milhões de habitantes. Infelizmente, muitas dessas línguas têm menos de 1000 falantes e correm o risco de extinção sob a influência sufocante do inglês e de Tok Pisin, um crioulo baseado no inglês.

As outras duas línguas oficiais são o hiri motu e a linguagem gestual da Papua Nova Guiné , esta última oficializada em 2015.

Continua após a publicidade

Países com maior número de línguas faladas

Nigéria (527 línguas)

Fonte: Pinterest

Existe um número incontável de línguas africanas no mundo. Em suma, a Nigéria, em particular, possui 527 idiomas no total. A língua oficial é o inglês, mas o igbo é outro popular usado no país, falado por mais de 20 milhões de pessoas.

Estados Unidos (430 línguas)

Países com mais idiomas oficiais: conheça os países multilíngues
Fonte: Pinterest

Você ficaria surpreso em saber que os EUA, na verdade, não têm um idioma oficial. Embora muitos presumam que o inglês é a língua oficial neste país, na verdade é apenas uma das 430 línguas faladas. Aliás, o espanhol está incluído nessa lista. Ademais, o chinês (e suas variedades), o francês e o tagalo são outras das línguas comuns nos EUA.

China (301 idiomas)

Fonte: Pinterest

A China pode ter a maior população do mundo, mas ocupa o 6º lugar na lista de países com mais línguas. Desse modo, o chinês padrão é o idioma oficial da China continental e outro idioma com status oficial é o cantonês. No total, entretanto, a China tem um grande número de 301 línguas faladas.

México (290 idiomas)

Países com mais idiomas oficiais: conheça os países multilíngues
Fonte: Pinterest

Embora o espanhol seja o idioma mais difundido do México, o país tem um número completo de 290 idiomas em todo o país. Na verdade, o governo mexicano reconhece 68 línguas nacionais – 63 das quais são indígenas.

Continua após a publicidade

Camarões (280 idiomas)

Fonte: Pinterest

Camarões é o lar de 280 idiomas. Alguns chegaram mesmo a dizer que o país tem, na verdade, cerca de 600 línguas. Dessa forma, o francês e o inglês são línguas oficiais, no entanto, outras línguas constituem a diversidade linguística do país, incluindo Bafia, Bafut e Bakoko.

Austrália (260 idiomas)

Países com mais idiomas oficiais: conheça os países multilíngues
Fonte: Pinterest

A Austrália não tem um idioma oficial. No entanto, o inglês é considerado a língua nacional de fato. Coletivamente, a Austrália tem 260 línguas faladas, sendo o mandarim o maior dialeto não inglês usado. Outras línguas faladas na Austrália incluem punjabi, filipino / tagalo e árabe.

Brasil (228 línguas)

Fonte: Pinterest

Por fim, o Brasil pode ter uma das maiores populações do mundo, mas vem em último lugar na lista dos países com mais línguas faladas. O português é a língua oficial e nacional, no entanto, para além desta, existem várias outras línguas utilizadas – num total de 228 na verdade! Assim, as línguas minoritárias do país incluem línguas indígenas, como nheengatu, italiano, alemão e japonês.

Agora que você sabe quais são os países com mais idiomas oficiais ao redor do mundo, leia também: Quer aprender um idioma novo? 5 línguas fáceis de aprender

Continua após a publicidade

Fontes: Lersch Traduções, Guia do Estudante

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você