Curiosidades

Rainha Elizabeth – Alimentação, hábitos e rotina da monarca de 94 anos

A Rainha Elizabeth mantém uma rotina regrada e disciplinada para manter a longevidade do reinado mais duradouro da história da Grã-Bretanha.

Por P.H Mota

-

Em 2020, a Rainha Elizabeth II completou 94 anos de idade. Com mais de 60 anos de reinado, a rainha é o símbolo máximo da família real e sempre protagoniza boas histórias nos tabloides.

O reinado de Elizabeth começou em 1953, um ano após a morte de seu pai. Na ocasião, o Rei George VI morrera durante o sono.

Sendo assim, a Rainha Elizabeth é a monarca que mais tempo reinou na Grã-Bretanha. Antes dela, a Rainha Victória havia tido um governo de 23.226 dias e 16 horas.

Além de manter um recorde na monarquia, a rainha chama atenção por outros motivos. Entre eles, está a sua vitalidade e força, mesmo aos 94 anos de idade.

Alimentação

Rainha Elizabeth - como a monarca tem uma saúde de ferro aos 94 anos
Harper’s Bazaar

Um dos segredos da rainha está na sua alimentação. Segundo o chef responsável pelas refeições da monarca, ela tem um gosto peculiar. Isso porque a Rainha Elizabeth consome apenas alimentos da estação vigente. No verão, por exemplo, sua fruta preferida é o morango.

Além disso, ela pega leve nos carboidratos. Principalmente durante o jantar, passa longe de batatas, arroz e macarrão. O cardápio também deixa de fora todas as massas e temperos como alho. Para garantir o equilíbrio, a rainha aposta em alimentos leves, assim como saladas e frangos grelhados.

Para a sobremesa, ama chocolate. Além disso, derivados do doce, como mousses, não deixam de marcar presença após o almoço.

Por outro lado, há uma peculiaridade curiosa. Ao longo do dia, a rainha costuma beber quatro tipos de drinks diferentes. Um gim antes do almoço, um vinho durante e um martini seco depois. Antes de dormir, ainda bebe uma taça de champanhe.

Hábitos e rotina

Rainha Elizabeth - como a monarca tem uma saúde de ferro aos 94 anos
Harper’s Bazaar

Entre os vários privilégios da rainha, ela pode escolher a hora em que acorda. Dessa maneira, segundo ela, é possível ter mais energia para cumprir todos os compromissos da agenda. Quando soube que Meghan Markle – duquesa de Sussex e esposa do príncipe Harry – acordava às 4h30, a rainha decidiu sugerir que ela acordasse mais tarde.

Para começar o dia, a monarca recebe a visita de sua camareira às 8h30. Nesse momento, ela começa a ouvir as notícias pelo rádio e toma seu primeiro chá do dia.

Em seguida, parte para seu banho que segue regras específicas. A água não pode estar quente nem fria e deve estar a exatos 18 cm de altura.

Logo após o banho, a Rainha Elizabeth tem um espaço livre na agenda. Isso porque seus compromissos oficiais só começam a partir das 10h. Com sete horas de expediente diário, ela encerra as atividades às 17h.

Curiosidades sobre a Rainha Elizabeth

Rainha Elizabeth - como a monarca tem uma saúde de ferro aos 94 anos
Harper’s Bazaar

Apelido: como não consegua pronunciar corretamente seu nome quando era criança, Elizabeth se chamava de Lilibet. Assim, todos os parentes mais próximos se referiam a ela por esse apelido.

Educação dos filhos: ao invés de seguir a tradição da família real britânica e contratar tutores particulares para educação dos filhos, a rainha decidiu enviá-los para internatos.

Nove tronos: assim como todo monarca, a Rainha Elizabeth também é digna de seu trono. Entretanto, ela não possui apenas um, mas nove deles. Um na Câmara dos Lordes, dois na Abadia de Westminster e seis na Sala dos Tronos do Palácio de Buckingham.

Redes sociais: aos 94 anos, a rainha não se intimida com tecnologia. Ela utiliza seu celular para conversar com os netos e mantém um canal no YouTube e contas no Facebook e no Twitter. Seu primeiro e-mail foi enviado em uma base militar, ainda em 1976.

Direção: a rainha é a única pessoa de toda a Grã-Bretanha que pode conduzir um veículo sem placa. Ela ainda gosta de dirigir, mas só faz isso em sua propriedade privada. A decisão foi tomada como precaução, depois que seu marido Philip provocou um acidente de trânsito na Inglaterra.

Passaporte: além da permissão especial na direção, a rainha também não precisa de passaporte. Uma vez que todos os documentos da Grã-Bretanha possuem seu nome, ela está livre da obrigação.

Amante de corgis: a Rainha Elizabeth ama cães da raça corgi. Em toda sua vida, ela já teve mais de 30 deles, que se alimentam de carnes de primeira e, inclusive, fazem viagens internacionais.

Comemoração de aniversário: apesar de ter nascido no dia 21 de abril de 1926, a rainha só comemora o seu aniversário no mês de junho.

Fontes: Aventuras na História, Metrópoles, Forbes

Imagens: Harper’s Bazaar

Próxima página »

Escolhidas para você