Curiosidades

Groselha: O que é, características e principais benefícios à saúde

Típica da Europa e popular por seu xarope, a groselha é uma fruta rica em nutrientes que contribuem para a saúde e tem mais Vitamina C do que a laranja.

Por P.H Mota

Desde a infância, a maioria das pessoas conhece o sabor da groselha. Pois, o xarope de gosto açucarado serve como base para dar gosto a bolos, sobremesas, raspadinhas e sorvetes, dentre outros. Além disso, seu consumo pode ser misturado com água ou leite, por exemplo. O que muita gente não sabe, na verdade, é que groselha é uma fruta.

Não só isso, como é uma fruta muito rica em vitaminas e minerais. Muito importante para nosso organismo. Pois, proporcionam inúmeros benefícios para o bem estar do corpo.

Ademais, a groselha é típica de regiões da Europa e do Norte dos Estados Unidos. Sendo que, o maior produtos mundial da fruta é a Indonésia, seguido pelas Filipinas. Já o Brasil, está no quarto lugar desse ranking, que cresce cada vez mais. Principalmente, nas regiões Sul e Sudeste brasileiras.

Dessa forma, a fruta possui três principais variações: cores preta, verde ou vermelha. Sendo que a vermelha, é mais popular no Brasil.

Por fim, consumir a groselha, além de saboroso, é muito benéfico para o organismo. Afinal, entre seus benefícios, a fruta é capaz de regular níveis de colesterol ruim no sangue. Além disso, fortalece o sistema imunológico, possui função diurética e ajuda no funcionamento do fluxo intestinal. Também, por conta da presença de ferro e zinco, auxilia na saúde dos ossos.

Principais características

Groselha - origem da fruta e benefícios que oferece à saúde
Wild Food UK

A groselha é o fruto da groselheira, uma planta arbustiva que pode alcançar os 6 metros de altura, além de conter espinhos. Em suma, é uma fruta nativa de regiões de invernos intensos e verões úmidos. Dessa forma, na Europa, a estação da fruta é o verão, entre os meses de julho e agosto. Apesar de o xarope ser mais famoso por aqui, lá a fruta é mais consumida na forma natural. Além disso, é muito consumida em conservas e geleias, bem como como ingrediente em diversas receitas.

Ademais, a fruta é rica em vitaminas e possui mais vitamina C do que a tão conhecida laranja. Além disso, ainda possui outros nutrientes como potássio, caroteno, ferro, fósforo, magnésio e vitamina E, só para ilustrar alguns. Dentre algumas vantagens oferecidas, eles contribuem para a saúde da visão, melhoram o sistema imunológico e previnem envelhecimento precoce. Também contêm fibras, contribuindo para a saúde do intestino.

Outra característica é que a groselha também tem poucas calorias. Isso porque 100 gramas da fruta carregam apenas cerca de 40 a 50 calorias. Entretanto, o consumo deve ser moderado. Principalmente pessoas com problemas estomacais. Uma vez que é muito ácida, pode agravar casos de gastrites, úlceras e outras condições.

Entre as suas principais propriedades, podemos citar também características diuréticas, antissépticas, tônicas, laxantes e depurativa. Ou seja, ajuda a eliminar toxinas do organismo.

Por fim, o consumo da fruta também é recomendado para o combate a diabetes, por conta do crômio. Por outro lado, o uso do xarope precisa ser moderado, já que ele é concentrado. Portanto, rico em açúcares.

Tipos de groselha

Alimentos: Benefícios e Propriedades

Entre os principais tipos de groselha disponíveis, estão:

  • vermelha
  • verde
  • preta

Em suma, a groselha do tipo vermelha é comum nos Estados Unidos e Canadá. No entanto, na Europa, é mais comum ser encontrada entre os meses de julho e agosto. Enquanto que no Brasil, é possível encontrar variações da fruta em vermelho e preta, de origem europeia.

Ademais, não é uma planta muito conhecida. Quanto ao plantio, o ideal é entre os meses de inverno, de julho até agosto. No entanto, a planta precisa ficar sob proteção do sol intenso. Pois, ela não se adapta facilmente ao clima e, também precisa de adubação orgânica.

Enfim, a groselha é uma fruta amplamente usada na indústria alimentícia. Por exemplo, na composição de xaropes, sucos, geleias, tortas, sorvetes, licor, entre outros. Sendo assim, a groselha é um dos principais ingredientes encontrados na culinária do norte da Europa. Entretanto, o modo mais consumido no mundo todo é a fruta in natura.

Benefícios da groselha

Groselha - origem da fruta e benefícios que oferece à saúde
Wild Food UK

Além de ser uma fruta muito saborosa, a groselha possuí diversos benefícios à saúde do corpo. Pois, como já mencionado, ela carrega em sua composição uma vasta quantidade de vitaminas e minerais. Que auxiliam no funcionamento adequado do organismo. Sendo recomendado para todas as pessoas, inclusive para diabéticos.

Em suma, a groselha mantém o equilíbrio do metabolismo, o que faz com que o corpo responda mais facilmente à doses de insulinas diárias. E graças a vitamina C, o pâncreas funciona muito melhor. Ademais, entre os principais benefícios à saúde, estão:

  • Anti-inflamatórios: a groselha é uma ótima de fonte de fitoquímicos fenólicos, como flavonas e antocianinas. Os compostos são úteis por vários efeitos, inclusive combate a envelhecimento, inflamações e doenças neurológicas.
  • Vitamina A: cada 100g da fruta tem cerca 10% Ingestão Diária Recomendada (IDR) de Vitamina A. A vitamina é importante para garantir a integridade das membranas mucosas e da pele, além de ser boa para a visão.
  • Vitaminas B1, B5 e B6: a groselha também contêm pequenas porções de vitaminas essenciais, assim como piridoxina (B6), ácido pantotênico (B5), e tiamina (B1). Essas vitaminas são importantes especialmente para um bom funcionamento do metabolismo do corpo.
  • Vitamina C: apenas 100g de groselha oferecem até 46% da IDR de Vitamina C. Segundo pesquisas com frutas ricas em vitamina C, ela é importante para o desenvolvimento da imunidade contra infecções e para eliminação de radicais livres de oxigênio prejudiciais. Além disso, evita o aparecimento de doenças, como a anemia.  Por fim, melhora a circulação sanguínea. Proporcionando o bem-estar para o organismo, além de reduzir as taxas de colesterol ruim, conhecido por LDL.
  • Antioxidantes: por conta da riqueza de minerais variados, assim como o manganês, contribui no desenvolvimento de enzimas fundamentais nas defesas antioxidantes do corpo humano.

Outros benefícios

Quora

Enfim, com o consumo em quantidades adequadas da fruta, ela proporciona:

  • Melhora na visão;
  • Ajuda a melhorar as atividades cerebrais, como a concentração;
  • Auxilia no controle da diabetes;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Melhora a saúde capilar e estimula o crescimento dos fios;
  • Melhora na saúde bucal e pode acelerar tratamentos de problemas na gengiva;
  • Evita problemas urinários e combate infecções;
  • Reduz os níveis de colesterol ruim e estimula a produção de lipoproteína;
  • Reduz os sintomas da menopausa e melhora o fluxo de sangue no organismo;
  • Favorece o sistema imunológico.

No entanto, apesar da groselha vermelha ser a mais comum e conhecida. É a groselha do tipo preta, que é a mais benéfica entre todos os tipos da fruta. Além disso, é a mais saborosa e aromática entre as groselhas.

Em suma, a groselha preta é rica em antocianinas, responsável pelo combate de processos inflamatórios. Ou seja, ela age da mesma forma que uma aspirina, por exemplo. Inclusive, o chá da groselha preta é amplamente usado no tratamento da gota e hidropsia.

Outro benefício, é auxiliar no combate a tosse por inflamação e nas dores de garganta. Por fim, o xarope de groselha é indicado no tratamento da coqueluche e de outras doenças infecciosas.

Enfim, a groselha é uma fruta bem versátil, saborosa e de fácil consumo. E o mais importante, extremamente rica em vitaminas e minerais que são muito importantes para a manutenção da saúde do corpo. Desde que seu consumo seja de forma adequado e, sem exageros.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Alimentos para o cérebro: os principais nutrientes para a saúde do órgão.

Fontes: HuffPost Brasil; Forma Saudável;

Imagem de destaque: Wild Food UK

Próxima página »

Escolhidas para você