Curiosidades

Hashi, como usar? Dicas e técnicas para nunca mais sofrer

Para aprender como usar o hashi precisa-se conhecer algumas características desse instrumento e posicionar a ferramenta corretamente nas mãos

Em primeiro lugar, o hashi consiste em uma ferramenta para alimentação. Desse modo, também conhece-se o talher como pauzinhos ou palitinhos porque geralmente são varetas de madeira. Nesse sentido, grande parte dos países do Extremo Oriente, como China, Japão, Vietnã e Coreia adotam esse instrumento na cultura.

Comumente, encontra-se hashis de madeira, bambu, marfim ou metal. No entanto, versões modernas incluem plástico, em especial nos restaurantes de fast food onde habitualmente há o descarte do talher depois da refeição. No geral, é comum manusear essa ferramente com a mão direita, mas há uma aceitação quanto ao uso da mão esquerda.

Sendo assim, a etiqueta orienta que se utilize o hashi entre o dedo polegar e os dedos anelar, médio e indicador. Como consequência, forma-se uma pinça para apanhar pedaços de comida ou pegá-los de uma tigela para a boca. Curiosamente, existe uma variante do hashi japonês que chama-se saibashi.

Em resumo, trata-se de uma versão do hashi adaptada especificamente para o uso na cozinha e a manipulação do alimento quente com uma mão. Portanto, tendem a ter 30 centímetros de comprimento ou mais, além de serem unidos por um cordão nas extremidades onde se pega. Por fim, a maioria também é feita de bambu nesse caso.

Hashi, como usar? Dicas e técnicas para nunca mais sofrer
Fonte: Mirror

O jeito certo do hashi

A princípio, existem diversas formas de usar o hashi como instrumento e talher durante a refeição. No entanto, a maior parte das pessoas no Ocidente sofre para manuseá-los porque são ferramentas atípicas. Desse modo, pode-se utilizar como se explica na imagem anterior e também na posterior.

Sobretudo, o mais importante a respeito do uso do hashi são os alimentos. Ou seja, comer o arroz e o feijão com eles tende a ser mais complicado em decorrência da consistência do alimento. No geral, utiliza-se dessas ferramentas para consumir alimentos com maior solidez, até porque grande parte da culinária oriental apresenta essa característica, até mesmo o macarrão.

Além disso, o manuseio do hashi como instrumento demanda tempo e prática, então não se preocupe. Por fim, confira um passo a passo para o uso do hashi ou tente fazer como na imagem:

  1. Primeiramente, coloque um palito entre a palma da mão e a base do polegar, usando o quarto dedo, o anelar, para apoiar a parte inferior do mesmo.
  2. Logo em seguida, com o polegar, aperte-o para baixo enquanto o anelar empurra-o para cima até que fique estável.
  3. Posteriormente,  use a ponta do polegar, o indicador e o dedo do meio para segurar o outro talher como uma caneta. Ademais, tenha a certeza que as pontas dos dois palitos estão alinhadas.
  4. Por fim alavanque o palito de cima em direção ao de baixo. Desse modo, pode-se pegar comida com facilidade, como uma pinça.
Hashi, como usar? Dicas e técnicas para nunca mais sofrer
Fonte: Mirror

E então, aprendeu o truque para usar o hashi do jeito certo? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Fonte: Mirror

Imagens: Pexels, Mirror

Próxima página »

Escolhidas para você