Curiosidades

Heineken – História, tipos, rótulos e curiosidades sobre a cerveja

Heineken é uma das cervejas mais conhecidas mundialmente, com um grande número de consumidores e é líder de vendas no Brasil.

Os amantes de uma boa cervejinha, com toda certeza já experimentaram a Heineken. Essa é uma daquelas bebidas que você ama ou odeia. Pois ela é uma cerveja puro malte e, por isso, seu gosto é um pouquinho mais forte. Já para quem está na dieta, ela é uma das mais indicadas pelas nutricionistas, pois apresenta menos calorias que as cervejas de trigo, por exemplo.

A garrafa verde com o logo já é marca registrada e dificilmente não é reconhecida. Com toda certeza, a marca holandesa chegou para ficar e a cada dia alcança um maior público. Até aqueles que sempre gostaram das cervejas mais tradicionais já não estão resistindo.  O investimento da marca é alto. E não é por menos que é a patrocinadora oficial da UEFA Champions League.

Dessa forma, vamos então conhecer um pouco de sua história e algumas curiosidades.

História da Heineken

Heineken - História e curiosidades sobre uma das cervejas mais famosas
Brazil Journal

A história começa em 1864, com a compra da cervejaria De Hoolberg, em Amsterdã. O jovem de 22 anos, Gerard Adriana Heineken, e a sua mãe foram os idealizadores deste sonho. O objetivo com a compra era único: vender cerveja para quem tinha um alto poder aquisitivo.

Continua após a publicidade

Dessa forma, a Heineken precisava reestruturar a fábrica para produzir o seu novo produto. Assim ela só entrou em operação em 1868, mas a cerveja Heineken’s apenas foi lançada em 1973. Para lançar a cerveja ele foi atrás de uma nova tecnologia e, assim, percorreu a Europa até conseguir a fórmula mágica.

Certamente nesse ano ele já começou um sucesso, mas o ponto alto aconteceu em 1886, quando um ex-estudante científico, Elion, desenvolveu para a marca a “Heineken levedura A”. Já em 1962 se transformou na Heineken, sem o “s”.

A reviravolta no mercado de cervejas

Com a descoberta da “Heineken levedura A” o sucesso foi garantido na Europa. Logo depois se espalhou pelos outros continentes e começaram a surgir as primeiras filiais da marca.

Continua após a publicidade

Mas não pense que ela foi totalmente aceita no mercado. Uma das primeiras barreiras que enfrentou foi no Inglaterra, pois lá eles ainda não estavam acostumados com a pilsen, uma cerveja mais clara. No entanto, para conseguir entrar neste mercado, a Heineken abriu mão da cerveja original e produziu uma versão mais ligth.

Lager Premium foi um sucesso de aceitação e aí que surgiu as primeiras garrafas verdes recicláveis. Assim a Heineken se diferenciou totalmente das outras cervejas.

Heineken mundialmente

Heineken - História e curiosidades sobre uma das cervejas mais famosas
New Trade

Ser patrocinadora oficial da UEFA Champions League desde 2005 é um dos grandes marcos de marketing da Heineken. Atualmente ela gera mais de 85 mil empregos diretos, tem 165 cervejarias e está em mais de 70 países.

Ela está espalhada com bares próprios e personalizados em diferentes cidades do mundo. Além disso, quem visita Amsterdã tem a oportunidade de conhecer o Museu Heineken Experience. É possível ver de pertinho o processo de fabricação da cerveja e ainda beber um pouco no local onde tudo começou.

Continua após a publicidade

No Brasil é a cerveja oficial de muitos eventos, entre eles o Saint Patrick’s Day. A curiosidade da marca por aqui é que ela só chegou no país em 1990. Apesar de ser produzida por outra marca, ela é acompanhada pela Heineken Amsterdã. De fato ela é a cerveja 100% mais natural que existe aqui.

É uma cerveja de personalidade única feita somente com água, malte de cevada, lúpulo e levedura. Por isso seu sabor marcante é premiado internacionalmente.

Tipos de Heineken

Heineken - História e curiosidades sobre uma das cervejas mais famosas
Homem Cerveja

Com toda a certeza, o primeiro lugar da marca é a American Premium Lager. Ela é distribuída mundialmente e atrai um grande público pelo fato de ser mais leve e com menos teor alcoólico do que as outras mais comuns. Sem dúvida é o sucesso aqui no Brasil.

Abaixo vamos listar os produtos que são comercializados em outros países, como por exemplo no Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Heineken Light

Heineken - História, tipos, rótulos e curiosidades sobre a cerveja
Papo de Bar

É bem menos “amarga”. Essa é uma versão mais leve e, consequentemente, com menor teor alcoólico.

Heineken Dark Lager

Heineken - História, tipos, rótulos e curiosidades sobre a cerveja
Flickr

É uma cerveja feita com maltes escuros e, por isso, a diferenciação da cor. Portanto ela é mais doce.

Heineken Extra Cold

Heineken - História, tipos, rótulos e curiosidades sobre a cerveja
Pinterest

Essa é a versão chope da marca. Com um colarinho cremoso ela é muito vendida em ambientes com mais estrutura, como por exemplo aeroportos, estádios, shoppings, entre outros.

Garrafa verde

Heineken - História e curiosidades sobre uma das cervejas mais famosas
Manual do Homem Moderno

Como sabemos a garrafa verde é um dos grandes símbolos da marca. Ela foi escolhida para se diferenciar das outras garrafas tradicionais (marrons), tanto em estética, como em qualidade. E conseguiu, não é mesmo!? Impossível não reconhecer essa verdinha por aí e logo ficar com vontade

Continua após a publicidade

Rótulo

Heineken - História e curiosidades sobre uma das cervejas mais famosas
G1

A criação do rótulo também tem boas histórias para contar. Essa construção tem um significado e tudo começa com os cervejeiros medievais. A estrela vermelha com cinco pontos simboliza a terra, fogo, ar, água e qualidade. Ela era pendurada para proteger os barris de cerveja.

Na época a cerveja Heineken tinha conquistado três prêmios, por isso as medalhas (conquistas) representadas na marca.

Ranking

Heineken - História e curiosidades sobre uma das cervejas mais famosas
Brazil Journal

Agora que você já está finalizando a leitura e está com aquela vontade de beber a Heineken, vamos te contar que, atualmente, ela é a terceira maior cervejaria do mundo em participação de mercado e também por lucratividade.

E aí, o que achou da matéria? Então, se gostou, confira a próxima: Absinto – História e curiosidades sobre a bebida proibida.

Continua após a publicidade

Fontes: Chapiuski; Os Boêmios.

Imagem de Destaque: Uol.

Próxima página »

Escolhidas para você