Curiosidades

História de Annabelle: como uma boneca virou símbolo de horror?

A história de Annabelle é extremamente popular no cinema, mas tem origens em fatos reais de contato com uma boneca amaldiçoada.

Por P.H Mota

A história de Annabelle ficou popular nos últimos anos com o lançamento do filme de mesmo nome, em 2014. O filme é um spin-off de Invocação do Mal e conta as origens da boneca, além de acrescentar elementos ao universo narrativo.

No entanto, a boneca não é somente uma personagem da ficção e foi inspirada numa versão real. Atualmente, a Annabelle original está no museu de Ed e Lorraine Warren, em Connecticut, Estados Unidos. Apesar de não ter a mesma aparência da boneca da ficção, a original pode ser ainda mais assustadora.

Por causa do envolvimento histórias de possessão e quase morte, a exibição de Annabelle também conta com um alerta muito direto: Aviso, absolutamente não abra!

Boneca Annabelle

História de Annabelle - como uma boneca virou símbolo de horror
New Haven Register

A versão original de Annabelle tem as mesmas características que qualquer outra boneca Raggedy Ann de tamanho grande produzida no século 20. Diferente da versão cinematográfica, a verdadeira é costurada, com um nariz triangular laranja e simples.

Entretanto, a aparência modesta confronta com as histórias aterrorizantes que acompanham a boneca: duas experiências de quase morte, um acidente fatal e uma série de atividades demoníacas que duraram quase 30 anos. O primeiro dos episódios, inclusive, foi registrado em 1968, quando a boneca ainda era nova.

A princípio, a boneca era apenas mais um presente de aniversário comum, mas ganhou dimensões cada vez maiores e mais aterrorizantes. O caso ganhou repercussão ainda maior depois do envolvimento do casal Warren nas investigações paranormais.

Continua após a publicidade

Ed e Lorraine Warren

História de Annabelle - como uma boneca virou símbolo de horror
Dark Blog

Ed e Lorraine Warren são personagens que aparecem na saga Invocação do Mal, nos cinemas, mas que também existem no mundo real. Por décadas, o casal viajou pelos EUA investigando e desvendando casos sobrenaturais, como o de Anabelle.

A atuação do casal começou a partir da relação de Lorraine com a espiritualidade. De acordo com as informações do próprio casal, a mulher tinha visões e sensibilidades aguçadas desde a infância e passou a utilizá-las quando adulta.

Logo após o casamento, Ed e Lorraine passaram a atuar em conjunto para resolver casos que ficaram famosos, inclusive nos cinemas. Entre eles, por exemplo, estão o do horror em Amityville e a história de Annabelle.

A carreira do casal permitiu o contato com uma série de objetos misteriosos que, hoje em dia, estão expostos no Museu do Ocultismo dos Warren, na casa deles, em Connecticut. A coleção exibe relatos, documentos e objetos coletados ao longo da investigação de mais de 10 mil casos sobrenaturais.

A história de Annabelle

História de Annabelle - como uma boneca virou símbolo de horror
Hartdord Courant

A história de Annabelle começa quando Donna, uma enfermeira de 28 anos, ganha a boneca de sua mãe, como presente de aniversário. Entretanto, desde o início a boneca demonstrava comportamentos estranhos, como mudar de posição de formas misteriosas.

Num dos episódios, por exemplo, Donna revelou que deixou a boneca no sofá e saiu para trabalhar. Ao voltar, entretanto, ela estava jogando sobre a cama do quarto, que estava com a porta trancada.

Continua após a publicidade

Além disso, os relatos contam que recados de “me ajude” escritos em papel vegetal eram encontrados pela casa, mesmo que nenhum material semelhante estivesse no local.

O namorado da colega de quarto de Donna, Lou, também relatou episódios sinistros com Annabelle. Segundo ele, enquanto estava sozinho no apartamento ouviu ruídos no quarto em que a boneca estava e, ao investigar, encontrou Annabelle jogada de bruços no chão. Assim que encontrou a boneca, sentiu uma forte dor no peito e viu marcas de garras ensanguentas no próprio corpo.

Exorcismo

História de Annabelle - como uma boneca virou símbolo de horror
BBC

Logo após a experiência traumática do jovem, as moradoras do apartamento decidiram buscar uma médium para investigar o problema. Com apenas uma sessão, a mulher revelou que a boneca guardava o espírito de uma criança falecida anos antes, no local em que o prédio fora construído.

Sendo assim, Donna decidiu entrar em contato com um padre para a realização de um exorcismo. O padre Hegan analisou o caso, mas percebendo que a questão espiritual precisava de uma autoridade maior, contatou o padre Cooke, que chamou Ed e Lorraine Warren.

A análise de Ed e Lorraine ofereceu uma mudança para a história de Annabelle. Segundo eles, a boneca não estava possuída, mas era manipulada pela presença sobrenatural. diante disso, o padre Cooke realizou uma bênção de exorcismo em todo o apartamento e a boneca foi levada embora pelo casal.

Riscos de vida

História de Annabelle - como uma boneca virou símbolo de horror
Twitter

O retorno dos Warren para casa teve momentos conturbados, associados à presença da boneca. Enquanto dirigia com Annabelle no banco de trás do carro, Ed sentia o carro patinando em cada curva e sofrendo com falha de direção hidráulica e freio.

Continua após a publicidade

Segundo os relatos do casal, os distúrbios só pararam depois que Ed parou o carro e encharcou a boneca com água benta. No entanto, ao chegar em casa Annabelle ainda teria demonstrando comportamentos semelhantes do percebido na casa de Donna.

Ela levitava algumas vezes, além de aparecer em várias salas da casa, mesmo que a porta estivesse trancada. Desde então, Annabelle está trancada em um caixa especial dentro do Museu do Ocultismo.

Ainda assim, histórias contam que um padre que dispensou os poderes da boneca teria se envolvido num acidente quase fatal a caminho de casa logo em seguida. Da mesma maneira, um visitante do museu que riu da boneca morreu num acidente de moto após o episódio.

Fontes: Hoje em Dia, Observatório do Cinema, A Hora do Medo, Aventuras na História

Imagens: NSC Total, New Haven Register, Dark Blog, Hartdord Courant, BBC, Twitter

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você