Curiosidades

Lorraine Warren, quem é? História, casos paranormais e curiosidades

Lorraine Warren foi uma investigadora de fenômenos paranormais e autora associada com casos de destaque de assombração, como o de Annabelle.

Por P.H Mota

Em primeiro lugar, o foco desse texto é uma das investigadoras paranormais mais populares do mundo ganhou ainda mais fama graças aos filmes do universo Invocação do Mal. Nesse sentido, ao lado do marido Ed, Lorraine Warren desvendou casos sobrenaturais que ganharam o mundo. A princípio, Lorraine Rita Warren nasceu em 31 de janeiro de 1927, esteve envolvidos em casos marcantes.

Como exemplo, pode-se citar o da boneca Annabelle ou da casa mal assombrada de Amityville, contado em vários filmes de terror. Por fim, Lorraine morreu em 18 de abril de 2019, mas antes disso acumulou cerca de 10 mil casos paranormais. Isso porque era dotada de uma mediunidade singular, que ajudou a resolver as histórias assustadoras. Ademais, ao lado de Ed, fundou a New England Society for Psychic Research, considerado o grupo de estudo paranormal mais antigo da Inglaterra.

Por um lado, Ed Warren trabalhou como veterano da Marinha na Segunda Guerra Mundial. Além disso, tornou-se um autodidata, especialista em demonologia. Em contrapartida, Lorraine Warren atuou como clarividente e médium de transe leve que trabalhou com o marido nas investigações diversas. Desse modo, ambos consolideram-se como referências no campo de estudos paranormais, transformando a própria casa em um museu com relatos e itens dos casos. 

Fotografia da mulher
Fonte: NY Times

Vida de Lorraine Warren

A princípio, nas tarefas do casal, Ed Warren exercia a função de demonologista. Ou seja, fazia pesquisas sobre demônios e espírito, além de atuar em exorcismos. Por outro lado, Lorraine Warren realizava tarefas ligadas a seus poderes sobrenaturais. Isso porque ela dizia ter habilidades clarividentes e capacidade de canalizar espíritos.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, as habilidades de Lorraine triam surgido ainda durante a infância, segundo o genro do casal. Em resumo, quando estudava em uma escola católica, aos 9 anos, passou a perceber luzes emanando ao redor de algumas freiras. Porém, de acordo com as visões da época, uma freira da escola tinha mais brilho do que a da Madre Superiora local.

Contudo, já ao lado do marido, passou a utilizar suas visões para ajudar pessoas tocadas pelo sobrenatural. Primeiramente, o foco era em investigar e entender os casos. No entanto, a partir de 1965, entretanto, eles passaram a voltar as atividades para a expulsão de espíritos. Por fim, o episódio que marcou a transformação, foi o encontro de uma fantasma criança chamada Cynthia.

Horror em Amityville e o trabalho dos Warren

Fotografia de um dos casos
Fonte: Reddit

O caso mais famoso de Ed e Lorraine Warren aconteceu ao fim da década de 70. Na ocasião, a família Lutz garantiu ter sido expulsa de sua casa, em Amityville, NY, após 28 dias morando no local. Segundo eles, havia uma presença demoníaca tão intensa no lugar que era impossível viver ali.

Um ano antes da chegada dos Lutz na casa, Ronald DeFeo Jr. havia matado toda sua família utilizando uma espingarda. Depois que os Lutz já haviam saído da residência, o casal foi até o local com um equipe de TV. Durante as investigações, tiraram uma foto que supostamente mostrava um garoto fantasma lá dentro. O ocorrido já serviu de inspiração para diversos livros e filmes, incluindo Invocação do Mal 2. Apesar disso, ainda há quem duvide que havia assombração no lugar e que os documentos teriam sido forjados.

Continua após a publicidade

Evidências do trabalho de Ed e Lorraine Warren

Lorraine Warren - a verdadeira história da investigadora paranormal
Fonte: IMDb

Conforme uma investigação realizada pela New England Skeptical Society, nenhuma das evidências sobrenaturais apresentadas pelos Warrens eram convincentes. Sendo assim, os casos foram classificados como anedotas e pseudociência.

De acordo com os estudos, os Warren podiam ser pessoas agradáveis, mas não passavam de contadores de histórias de fantasmas. Ainda que não possam ser acusados de ganhar dinheiro de seus clientes, já que não cobravam pelo trabalho, certamente aproveitara do que a fama com os casos ofereceu.

A falta de evidência, entretanto, faz com que muita gente ainda ache que Ed e Lorraine Warren eram dois charlatões. Por outro lado, há quem defenda que, independente da veracidade dos casos, os dois utilizaram sua fé para ajudar quem precisava.

Outros casos famosos

1) Annabelle

Lorraine Warren - a verdadeira história da investigadora paranormal
Fonte: Hollywood Reporter

O caso da boneca Annabelle ficou famoso no mundo todo com as aparições no cinema. Ele foi um dos primeiros do Warren, em 1968. Na ocasião da investigação, os dois alegaram que eram manipulados por uma presença desumana vinda da boneca. Hoje em dia, ela está exposta no museu do casal. O Warrens Occult Museum foi fundado em 1952 e expõe uma vasta coleção de objetos que o casal utilizou ao longo da carreira.

Continua após a publicidade

2) Lobisomem Ramsey

Lorraine Warren - a verdadeira história da investigadora paranormal
Fonte: Trilha do Medo

A história de Bill Ramsey aconteceu em Southend, na Inglaterra. Apesar de ainda não ter virado filme, o caso foi contado num livro publicado em 1991. O jovem britânico teria começado a agir como um lobo, atacando seus amigos, sua família e até mesmo autoridades policiais e enfermeiros. Segundo os Warren, no entanto, o caso se tratava de uma possessão demoníaca, que foi resolvida com exorcismo.

3) Residência Snedeker

Lorraine Warren - a verdadeira história da investigadora paranormal
Fonte: Dark Weird

A residência Snedeker foi uma antiga casa de funerais que seria mal-assombrada. Por fim, o caso envolveu tantas complicações que Ray Garton, que escreveu um livro sobre ele, acabou se arrependendo. Isso porque a família Snedeker estava completamente perdida e abalada. Os membros davam relatos inconsistentes do episódio de assombração e ainda enfrentavam problemas com o álcool.

E aí, aprendeu sobre Lorraine Warren? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Fontes: R7, Fatos Desconhecidos, Aventuras na História, DarkSide

Continua após a publicidade

Imagem de destaque: Film Daily

Próxima página »

Escolhidas para você