Curiosidades

História de Romeu e Julieta, o que aconteceu com o casal?

Considera-se a história de Romeu e Julieta como a obra da dramaturgia mais conhecida no mundo, escrita por William Shakespeare no século XVI.

Em primeiro lugar, a história de Romeu e Julieta tornou-se um dos romances mais clássicos da história. Nesse sentido, é obra de Willian Shakespeare com origem no final do século XVI. Sobretudo, a dramática história de amor representa o imaginário coletivo da Inglaterra na época.

Ademais, a obra continuou na história ao ser reproduzida em diferentes formatos, desde filmes até videoclipes musicais. Antes de mais nada, se trata de uma obra da dramaturgia dividida em 5 atos, cada uma com uma quantidade de cena específica. Ou seja, enquanto o primeiro ato é composto de cinco cenas, o segundo ato apresenta seis e assim por diante.

Leonardo Dicaprio — Romeo and Juliet (1996)

Apesar de não haverem registros históricos que demonstrem a veracidade da história de Romeu e Julieta, grande parte do elementos são reais. Em outras palavras, Shakespeare inspirou-se em traços da sociedade inglesa da época para criar uma dais mais importantes obras de amor do Ocidente.

Continua após a publicidade

Por fim, a história de Romeu e Julieta passa na verdadeira Verona, na Itália. Como consequência, a cidade tornou-se um importante ponto turístico aos apaixonados na obra. Mais ainda, criou-se na região verdadeiras casas e locais inspirados na peça da dramaturgia, dando vida à ficção.

A princípio, as novas versões tendem a adicionar detalhes e ampliar a dramatização na história de Romeu e Julieta. Nesse sentido, a obra original inicia com a descrição das famílias Capuleto e Montéquio na cidade de Verona. Ademais, logo no início apresenta-se a rivalidade entre elas e o surgimento de amor entre os jovens.

Continua após a publicidade
História de Romeu e Julieta: o que aconteceu com o casal?
Fonte: SuperInteressante

A verdadeira história de Romeu e Julieta

Logo em seguida das apresentações iniciais, conhece-se o herói Romeu, filho de Montéquio, e Julieta, filha dos Capuleto. Primeiramente, a obra descreve que ambos viviam os dias sem nenhuma conexão, de modo que Julieta estava destinada a ter um casamento arranjado com Páris. Porém, o destino dos apaixonados se cruza em um jantar da família Capuleto.

Basicamente, Romeu e seus amigos entram disfarçados no evento para conhecer as festividades da família rival. Contudo, nesse jantar, ele conhece Julieta e apaixona-se instantaneamente por sua beleza estonteante. Portanto, cortejou a jovem durante a noite e a beijou, mas não sabia que ela era Capuleto.

Continua após a publicidade

Romeu e Julieta – Revista Pólen

Logo em seguida, quando revelada as identidades, a história de Romeu e Julieta tem início com juras de amor eterno em segredo. Desse modo, ambos prometem vencer a rivalidade e casar-se com a benção de Frei Lourenço. No entanto, um duelo obriga Romeu a matar Tebaldo, que por sua vez assassina um grande amigo do herói.

Como consequência, Romeu é expulso de Verona por ordem do príncipe Escalo. Entretanto, o jovem apaixonado jurou se matar porque não poderia viver com Julieta. Apesar disso, o Frei Lourenço o acalma e o ajuda a fugir, deixando-o se despedir de Julieta antes de partir.

Por fim, Frei Lourenço arma um plano com Julieta para que ela fuja do casamento arranjado por seus pais e consiga casar-se com Romeu. Em resumo, nesse momento da trama entra o evento do envenenamento, mas Romeu não é avisado do plano porque a carta enviada a ele nunca foi recebida. Sendo assim, o ápice da história envolve a morte de ambos por acidente do destino.

Continua após a publicidade
História de Romeu e Julieta: o que aconteceu com o casal?
Fonte: Super

Simbologia e associações

Ainda que no final da história de Romeu e Julieta ocorra uma reconciliação entre a família Capuleto e Montéquio, a obra apresenta elementos culturais importantes. Em primeiro lugar, a disputa entre famílias, algo comum durante a Idade Média, apresenta o cenário político da época.

Por outro lado, o amor a primeira vista também é um dos protagonistas no que diz respeito às simbologias da peça. Nesse sentido, a paixão imediata entre Romeu e Julieta adiciona a dramaticidade necessária à fama da história. Mais ainda, os elementos de um amor proibido e vivido em segredo são fundamentais para o sucesso da narrativa ao longo das gerações.

Josh Hutcherson e Kaya Scodelario serão Romeu e Julieta em novo filme

No geral, a história de Romeu e Julieta desempenha um papel fundamental no campo da moral. Basicamente, utiliza-se desse romance para tratar sobre as consequências da ambição familiar, do controle parental e dos hábitos antigos da sociedade. Ou seja, a presença de casamentos arranjados e duelos em nome da honra, antes vistos como comuns, tornam-se vilões nessa história de amor.

Continua após a publicidade

Portanto, a obra de Shakespeare não somente apresenta uma crítica à sociedade inglesa como também utiliza de um romance impossível para abordar questões urgentes. Sendo assim, o autor utiliza de medidas dramáticas, como a morte acidental de dois jovens, para abordar sobre a realidade da época.

E aí, aprendeu sobre a história de Romeu e Julieta? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: Infopédia | Toda Matéria | Vontade de Viajar

Imagens: SuperInteressante

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você