Curiosidades

História do Xbox – Evolução do console do Xbox até o Xbox Séries X e S

A história do Xbox conta com a evolução dos consoles desde sua criação, até o último lançamento da Microsoft, os modelos da Série X e Série S.

No ano de 2001, era lançado no mercado um dos consoles de videogame mais vendido do mundo, o primeiro Xbox. A história do Xbox teve sua origem em uma empresa de tecnologia chamada de DirectX, que  pertencia a Microsoft.

Foi quando quatro funcionários tiveram a ideia de criar um console de videogame que conseguisse concorrer com o da Sony. Assim, chegava ao mercado o Xbox, com o melhor console em termos de hardware da época.

No entanto, vários outros modelos de consoles fizeram parte da história do Xbox, por exemplo, seu sucessor o Xbox 360, seguido pelo Xbox One, Xbox S, etc.

Entre os jogos que faziam parte do Xbox estavam, Halo, Fable, Forza Motorsport, Ninja Gaiden, Star Wars: Knights of the Old Republic, Tom Clancy’s Splinter Cell, Burnout 3: Takedown, entre outros. Porém, o grande sucesso do console da Microsoft foi o jogo de tiro, Halo, que teve seu lançamento exclusivo para o Xbox.

Continua após a publicidade

A história do Xbox: Como surgiu o primeiro console

Imagem: UOL

A ideia da criação do console de videogame, Xbox, surgiu ainda em 1995. Foi quando a empresa de computadores Microsoft havia criado uma ferramenta tecnológica que auxiliava na criação de jogos para o Windows, chamada de DirectX.

Em 1998, uma equipe de desenvolvedores da Microsoft, composta por Kevin Bachus, Seamus Blackley e Ted Hase e o líder do DirectX, Otto Berkes, se reuniram para desenvolver um protótipo de videogame.

Continua após a publicidade

Inicialmente, o protótipo iria se chamar API DirectX Box, no entanto, para que o nome se tornasse mais popular, foi encurtado para Xbox. Apesar do descontentamento da equipe de marketing, que tinha alternativas de nomes, Xbox permaneceu e fez grande sucesso entre as pessoas.

Então, o protótipo do Xbox foi mostrado ao chefe da divisão de games da Microsoft, Ed Fries que adorou a ideia.  Logo em seguida, Ed Fires apresentou a ideia para o CEO da Microsoft, Bill Gates, que aprovou o lançamento do Xbox. E assim, começava a história do Xbox.

Continua após a publicidade

No ano e 2000, durante a CDG, Bill Gates, ao lado do ator Dwayne Johnson, o The Rock, apresentou o mais novo lançamento da Microsoft, o tão aguardado console de videogame Xbox. E o novo videogame trazia a promessa de possuir o melhor hardware da época, além de poder ser usado como um complemento para computadores.

O primeiro Xbox foi lançado no dia 15 de Novembro de 2001, na América do Norte. Sendo que, seu objetivo era competir com o PSOne (no mercado desde 1995) e com o PlayStation 2 da Sony (lançado em 2000). Além de competir com a Nintendo e a Sega, que dominavam uma boa parte do mercado de games.

Após seu lançamento, o console Xbox vendeu mais de 1 milhão de aparelhos nas primeiras três semanas.

Lançamento mundial do Xbox

Imagem: OnMsft

No entanto, o Xbox chegou ao Japão apenas em 22 de Fevereiro de 2002, enquanto que o lançamento mundial foi em 14 de Março de 2002. Desde o Jaguar da Atari (finalizado em 1996), a Microsoft foi à primeira empresa americana a lançar um console de videogame.

Continua após a publicidade

O Xbox chegou ao mercado como o console mais poderoso da época, com 64 MB de RAM e espaço interno de 8 e 10 GB. Além de trazer grandes jogos como, Halo, Forza motorsports, Fable, Grand Theft Auto: San Andreas, Batllefield 1942, Call of Duty.

Porém, o carro chefe da Microsoft era o jogo de tiro Halo, um jogo espacial, onde o jogador vivia na pele do herói Master Chief. Portanto, o jogo foi um sucesso tão grande que chegou a ser comparado aos grandes jogos da década de 90. Sendo que, o grande diferencial do Xbox era que todos esses jogos rodavam muito melhores nele do que no console concorrente, o PlayStation.

E isso só era possível devido à semelhança na configuração entre o Xbox e os computadores, o que facilitava o trabalho dos desenvolvedores de games.

O sucesso do Xbox foi tão grande que, em 2002, foi criada a rede Xbox Live, considerada como a rede de console online mais avançada da época.

Continua após a publicidade

Pois a rede contava com mais de 27 milhões de usuários. Faziam parte da rede Xbox Live vários recursos, como o de chat de voz e lista de amigos, por exemplo, o suporte da rede foi encerrado no ano de 2010.

Ascenção do Xbox no mercado

Imagem: Tri Curioso

Desde o início, o Xbox se consagrou como uma das centrais de entretenimento mais importante da indústria de games. Portanto, ao longo dos anos, com os outros lançamentos, a Xbox conseguiu agregar serviços de sucesso à sua marca, como o Xbox Game Pass, além de inúmeros estúdios.

Contudo, durante o tempo de vida do Xbox, foi vendido mais de 24 milhões de consoles pelo mundo. Isso fez com que a marca ficasse em segundo lugar, perdendo apenas para o PlayStation da Sony, que vendeu mais de 155 milhões de aparelhos. Dessa forma, o PlayStation ficou sendo considerado como o console de videogame mais vendido da história.

Incialmente, não agradou muito o mercado Japonês, por isso, conseguiu vender em torno de 500 mil aparelhos no país. Ao contrário dos países ocidentais, que ficaram fãs dos gêneros de ação e tiro e, primeira pessoa, oferecidos pelo console da Microsoft.

Continua após a publicidade

No entanto, o único ponto negativo do console era seu tamanho, considerado grande para a época, principalmente o controle, conhecido como Duke. Que era o maior console da história do Xbox. Para os jogadores, o controle não era anatomicamente confortável para muitas horas de jogos, por isso, ele foi substituído por uma versão slim, o controller S. Que além de agradar aos jogadores, serviu de inspiração para os próximos lançamentos da Microsoft.

A história do Xbox: Xbox 360

Imagem: Olhar Digital

Em 12 de Maio de 2005, em um comercial da MTV, foi anunciado qual seria o sucessor do Xbox, assim, em Novembro, chegava ao mercado o Xbox 360. Assim como seu antecessor, o Xbox 360 tinha como diferencial seu potente hardware.

Juntamente com o lançamento do console de videogame Xbox 360, a Microsoft, implantou melhorias na Xbox Live. O que fez com que a rede se tornasse confiável para disputas de grandes franquias de tiro, como a Halo e Call of Duty, por exemplo. Além da possibilidade de comprar jogos na própria plataforma, fazer downloads de mídias e conteúdos de TV.

Incialmente, o Xbox 360 alcançou o número de vendas de 77 milhões de aparelhos, só no Brasil foram vendidos 9,2 milhões de consoles. Isso fez com que o Xbox superasse o PlayStatios 3, mas ficando atrás do Nintendo Wii.

Continua após a publicidade

Para concorrer com o controle de movimento da Nintendo Wii, a Microsoft lançou o sensor Kinect, em Novembro de 2010, criado pelo brasileiro de Curitiba, Alex Kipman. O Kinect funcionava captando os movimentos do corpo do jogador, sem a utilização de um Joystick.

Foram vendidos mais de 8 milhões de unidades nos primeiros dois meses e um total de 24 milhões de unidades e sua primeira geração.

Então, graças ao sensor Kinect, a franquia Kinect Adventures vendeu mais de 18 milhões de cópias, se tornando a maior franquia da história do Xbox.

Juntamente com o Xbox 360, novos jogos exclusivos foram lançados, entre eles estão, Gears of War (Epic games), Forza Horizon, Alan Wake e Halo 3 e 4. Além de plataformas como, Call of Duty: Modern warfare, Grand Theft Auto IV e V, Batllefield 2, 3 e 4, por exemplo.

Continua após a publicidade

Mudanças no design do Xbox 360

Imagem: Amazon

Além da cor original preta, a nova versão também foi disponibilizada na cor branca, com um design mais clean e moderno.

Foram lançados dois modelos de consoles sendo um o Xbox 360 Pro com 20 GB de HD. E outra versão o Xbox 360 Core, mais barata com apenas 4 GB de memória interna flash. No entanto, no modelo Core poderia comprar o HD separado.

Já em 2007, a Microsoft lança o modelo Xbox 360 Elite, com 120 GB de HD e o modelo Core é substituído pelo Xbox 360 Arcade. Contudo, em 2010, chega ao mercado o Xbox 360 S, que além de ser mais fino, vinha com adaptador wifi. Por fim, em 2013, foi lançado o modelo Xbox 360 E.

Outra mudança significativa foi no controle do Xbox 360. Enquanto que o anterior ficou conhecido como o maior controle lançado, o novo modelo era muito mais anatômico e fácil de manusear.

Continua após a publicidade

Quanto a estrutura dos botões, pouca coisa mudou, apenas diminuiu de 6 para 4, conhecidos como A, X, Y E B. Além do acréscimo de dois bumpers e um botão central, cuja função era facilitar na hora de ligar o console. No entanto, havia dois modelos de controles um com fio, cuja conexão era USB, e outro sem fio, que se tornou bastante popular entre os gamers.

Até o momento, a família do console Xbox 360 vendeu mais de 86 milhões de aparelhos. No Xbox 360 é possível usar jogos de seu antecessor, além de possuir a capacidade de rodar jogos multiplataforma facilmente. Ainda há a disponibilidade de acesso a plataformas de streaming, como Netflix, CDs ou DVDs.

Ponto negativo do modelo Xbox 360

Imagem: Olhar Digital

No entanto, o Xbox 360 trazia como ponto negativo falhas na placa-mãe do console, que ficou conhecido como as três luzes vermelhas da morte. Então, sempre que as três luzes apareciam, o videogame ficava inutilizado para uso.

Na tentativa de reparar o erro, a Microsoft lança em 2010 a versão slim do console, com mais poder de refrigeração, o que resolveu o problema.

Continua após a publicidade

A história do Xbox: Xbox One

Imagem: Veja

O modelo da 8ª geração de consoles, o Xbox One, foi anunciado em 2013, pelo chefe da divisão do Xbox, Don Mattrick. Cujo objetivo era se tornar um centro de entretenimento all-in-one.

Pois, o novo Xbox One trazia recursos de TV e conexão HDMI, capaz de acessar a TV sem a necessidade de um receptor. Além da segunda geração do Kinect, com resolução de 1080p, sistema de rastreamento aprimorado e monitor cardíaco.

No entanto, em 2014, a Microsoft lançou o console Xbox One, com o Kinect vendido separadamente. Dessa forma, o preço ficava mais barato, podendo competir com o preço do PS4.

Até o momento, foram vendido mais de 47 milhões de aparelhos Xbox One. Que além dos recursos básicos como rodar jogos, trazia uma central multimídia eletrônica, capaz de acessar conteúdos via CD, DVD, Blu-Ray e entrada USB para pendrive. Também, é possível capturar e compartilhar gameplay.

Continua após a publicidade

Quanto ao controle do Xbox One, é bastante similar ao do Xbox 360. Porém, com pequenas mudanças na ergonomia, na pegada e nos analógicos, mas, no geral, é bastante confortável de usar.

Mesmo assim, em 2015, foi lançada uma nova versão de controle, cuja entrada era de 3.5 mm, onde era possível conectar fones de ouvido. No mesmo ano, o modelo Xbox Elite One Wireless Controller, uma versão premium da versão tradicional do controle.

Inovações do Xbox One

Imagem: Olhar Digital

Da mesma forma que o Xbox 360, o Xbox One teve variações em seu modelo. Assim, em 2016, a Microsoft lança o Xbox One S, com tamanho menor do que o original, contendo um drive para Blu-Ray 4K e com suporte a HDR.

Já em 2017, o Xbox One X, com suporte para 4K, menor do que todos os consoles anteriores e com 6 teraflops de desempenho. Além de rodar jogos das versões anteriores.

Continua após a publicidade

Quanto ao hardware houve uma melhoria, porém, ainda ficou um pouco inferior ao PlayStation 4, motivo que fez o Xbox One ser muito criticado.

Mas, a principal crítica era com relação ao fato de que era necessário que o Xbox One ficasse online o tempo todo para não ter seu funcionamento comprometido. Além de não poder vender ou sequer emprestar jogos usados.

Logo, a Microsoft voltou atrás, retirando as restrições de compartilhamento de jogos e a necessidade de permanecer online por todo o tempo de uso.

Em 2017, a Microsoft lançou o Xbox Game Pass, serviço de assinatura disponibilizado por R$29,90, onde o gamer tem acesso a mais de 200 jogos. No mesmo ano, chegava ao mercado o console de videogame mais poderoso do mundo. O Xbox One S, capaz de rodar jogos em 4K nativos em 60 FPS.

Continua após a publicidade

Novos projetos para a linha Xbox

Imagem; Game Reactor

No ano de 2018, Phil Spencer, durante a E3, anunciou a compra de alguns estúdios como, Playground Games e Obsidian Enterteinment, Ninla Theory, criando o Initiative. Além de anunciar um novo projeto da Microsoft, o projeto Scarllet, que seria a nova geração de consoles.

No entanto, o projeto foi revelado somente em 2019, e se tratava de um console next-gen para Xbox. Outro lançamento foi uma versão mais barata, sem leitor de mídia física, o Xbox One S All-Digital, mais barata.

Contudo, em Julho de 2020, a Microsoft anunciou que o Xbox One X e o Xbox One S All-Digital não serão mais produzidos, ficando apenas na história do Xbox.

A história do Xbox: Xbox Série X e Série S

Imagem: UOL

Já na 9ª geração da história do Xbox, temos o Xbox Séries X e Série S, lançados em Novembro de 2020. Sendo que o Xbox Séries X é a versão topo de linha, e o Xbox Séries S 100% digital, menor custo.

Continua após a publicidade

A Série X e S trazem muitas novidades nos consoles, uma delas é a adoção do SSD, no lugar do antigo HD, que proporciona um carregamento mais rápido.

Outras novidades são o Quick Resume, que faz o jogo voltar quase que instantaneamente. Além de conter suporte para HDMI 2.1, taxas de quadros de 120 FPS, DirectX Ray Tracing e VRS, inclusos.

No entanto, há algumas diferenças entre os dois modelos de consoles. Por exemplo, o Xbox Séries X possui um maior poder gráfico, com 12 teraflops e é capaz de renderizar jogos em 4K. Além de ter a capacidade SSD de 1 TB.

Já o Xbox Séries S possui apenas 4 teraflops e é limitado a 1440pmento, e a capacidade de armazento SSD é de 512 Gb.

Continua após a publicidade

Quanto ao controle, o Xbox Wirelless Controller é um pouco menor do que de seu antecessor o Xbox One. No entanto, o d-pad que era em forma de cruz, passa a ser circular e a pegada do controle fica visivelmente melhor.

Outra mudança foi o acréscimo dos botões compartilhar, o de menu e o de captura, que agora ficam no centro do controle do Xbox.

Também estão disponíveis os recursos de retrocompatibilidade com os jogos dos modelos de consoles anteriores. Além do Smart Delivery (entrega inteligente), que entrega a melhor versão do jogo disponível.

Os novos consoles trazem, Gears 5, Gears Tactics, The Ascent, Assassin’s Creed Valhalla, Devil May Cry 5: Special Edition, Watch Dogs Legion, Yakuza: Like a Dragon, entre outros.

Continua após a publicidade

Curiosidades da História do Xbox

Imagem: Xbox.com

O jogo Halo foi apresentado por Steve Jobs, em 1999 a Bungie tinha um contrato para o lançamento do jogo. Porém, a Microsoft comprou a Bungie, lançando o jogo exclusivamente no Xbox, Halo fez muito sucesso entre os jogadores.

Inclusive, o jogo Halo 2 foi o mais vendido da Microsoft, mais de 8 milhões de cópias.

O Xbox 360, foi o primeiro console a chegar no Brasil, apesar do valor alto, vez muito sucesso, além do lançamento de Halo 3.

A primeira geração do sensor Kinect ficou conhecida por sua capacidade de sentir fantasmas, pois o sensor captava movimentos estranhos. Porém, se tratava apenas de um bug do sistema do sensor.

Continua após a publicidade

Na parte debaixo dos consoles do Xbox One, contém a frase, Hello From Seattle, que é uma referência à localização da sede da Microsoft, nos Estados Unidos.

Então, o que você achou da História do Xbox? Portanto, se gostou dessa matéria, veja também: História do PlayStation – Evolução do console do PSOne até o PS5.

Fontes: Tecnoblog, Tech Tudo, Central Xbox

Imagens: Xbox Power, UOL, OnMsft, Tri Curioso, Olhar Digital, Amazon, Veja, Game Reactor, Xbox.com

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você