Segundo o pessoal do site Geek e Games, são cinco os mais recorrentes assuntos de História no Enem. Abaixo, como você vai ver, listamos esses temas e as abordagens sob as quais eles costumam ser abordados na prova.
Para chegar a essa fina seleção, o pessoal do site analisou as provas do Enem desde de 2009 e observou as matérias de história mais recorrentes. No caso da História Geral, por exemplo, o mais presente é a Idade Contemporânea. História do Brasil também é muito abordada no exame.
A seguir, outros temas históricos que você deve priorizar na hora de estudar para o teste.
Confira os assuntos que sempre caem em História no Enem:
1. Idade Contemporânea (15,4%)
Assuntos como a Revolução Francesa, de 1789, são um dos assuntos que caem bastante na prova de História no Enem e é considerada um marco a Idade Contemporânea. E, se você não sabe, esse ainda é nosso período histórico.
Você deve estudar a Revolução Francesa também prestando atenção às características do período, aos filósofos que o marcaram, como Rousseau, Hobbes e Locke. Além, claro, do Iluminismo e do capitalismo, conceitos que marcaram muito essa época.
2. Brasil Colônia (9,9%)
Outro assunto muito recorrente na prova de História no Enem é a vinda dos portugueses ao Brasil, em 1500; e todos seu contexto até a Proclamação da Independência (1822).
O período entre os anos de 1500 e 1530, chamado de Pré Colonial, também é uma parte muito importante desse assunto. É nessa fase da história que acontece o extrativismo do pau-brasil. É preciso saber também, na ponta da língua, sobre o cenário político-administrativo desses períodos.
3. Brasil Império (7,5%)
A Proclamação da República, de 1889, marca o fim do Império no Brasil. Sobre o tema, é relevante saber sobre a primeira Constituição (1824), outorgada ainda no Brasil império; os três poderes políticos e o poder moderador.
É importante também estudar as características do 1º e do 2 Reinados, bem como seus conflitos e revoltas.
4. História política (7,2%)
Regimes totalitários, parlamentarismo, monarquia, fatos políticos importantes e políticas públicas adotadas pelos países são alguns dos temas que podem cair quando o assunto é história política. É importantíssimo também estar com o senso crítico afiado frente aos fatos históricos e a forma como eles se desenvolveram.
5. Momentos Sociais (5,8%)
Movimentos que aconteceram antes da segunda metade do século 20, bem como os que ocorreram após a Segunda Guerra Mundial, costumam cair muito na prova de História no Enem. O aluno precisa saber a origem desses movimentos sociais, quando eles aconteceram e o seus desdobramentos.
E então, leitor, você domina esses temas? Se vai prestar o exame, estudou esses assuntos? Comente!
E, falando sobre as provas do Enem, talvez você queira conferir ainda: Geografia no Enem: temas que você deve estudar para a prova.
Fonte: Geek e Games
2 comentários em “História no Enem: 5 assuntos que sempre caem no exame”