Curiosidades

Hulk – Origem, características e poderes do Gigante Esmeralda

O Hulk foi criado em 1962 durante a Era de Prata dos quadrinhos, quando Stan Lee e Jack Kirby ajudaram a transformar as histórias da Marvel.

Atualizado em 29/06/2020

No início da década de 60, a Marvel passou por uma reformulação com as histórias de Stan e Lee e Jack Kirby, a dupla foi responsável por reviver a editora com novos personagens que definiram o futuro dos quadrinhos. Entre eles estava um monstro verde, conhecido como Hulk.

Com a proposta de abordar heróis mais humanos, com dificuldades do dia-a-dia, a dupla se inspirou nos sucessos do Quarteto Fantástico e do Homem-Aranha para desenvolver o novo herói. Por outro lado, ele não deveria ser tão nobre ou sábio como os anteriores.

Ao mesmo tempo, a dupla queria contar a história de alguém que lembrasse uma criatura como Frankenstein ou o Monstro, de O médico e o monstro. Sendo assim, o Hulk nasceu como um cientista capaz de se transformar numa criatura extremamente forte, mas não muito inteligente. O nome veio da palavra em inglês para algo grande, bruto e volumoso.

Origem

Hulk - origem, características e poderes do brutamontes da Marvel
Marvel Fandom

O alter-ego de Hulk é o cientista Bruce Banner, filho de Brian e Rebecca Banner. Brian, no entanto, sentia muito ciúmes do próprio filho e batia nele com frequência, principalmente quando bebia. Em um ataque de fúria extremo, acabou matando a própria esposa e foi preso. Bruce então, foi morar com a tia, Susan Banner.

Ainda criança, o garoto se apresentou como um prodígio, graças a sua inteligência. Mais tarde, acabou estudando física nuclear no ensino superior e se especializou em radiação gama.

Graças ao seu conhecimento, foi trabalhar no Departamento de Defesa Nuclear dos EUA. Foi nas pesquisas militares na base que conheceu seu grande amor, Betty Ross, e desenvolveu a bomba de raios gama que mudou sua vida.

O Hulk

Hulk - origem, características e poderes do brutamontes da Marvel
Marvel Fandom

Logo após desenvolver a bomba de raios gama, Bruce Banner colocou o artefato para teste. Entretanto, ele percebeu que um garoto havia invadido a área de testes e pediu a interrupção da contagem, enquanto retirava o menino do local.

Bruce conseguiu salvar o garoto, mas a contagem não foi interrompida e ele foi vítima da explosão. O cientista conseguiu escapar da morte, mas acabou se transformando numa criatura monstruosa: o Hulk.

Futuramente, Bruce descobriu que a contagem não fora interrompida porque seu assistente era um espião soviético. Ou seja, ele queria sabotar o teste e capturar o inventor.

Diferentes fases

Hulk - origem, características e poderes do brutamontes da Marvel
Marvel Fandom

A princípio, Hulk não era um monstro verde como conhecemos, mas cinza. Entretanto, problemas de impressão em gráficas criaram dificuldades de criar um cinza bem definido.

Dessa maneira, as diferentes impressões traziam o mesmo personagem em tons que iam do cinza escuro ao marrom, passando pelo verde. A partir da segunda edição, então, os criadores optaram pela cor verde.

Desde então, o personagem passou por várias fases diferentes e chegou até mesmo a ter sua versão cinza. Nessa época, ele era muito mais inteligente do que o normal. Além dessa e da versão clássica, verde e selvagem, já foi um amálgama das duas e chegou a ser comandado por Bruce Banner.

Entre suas histórias importantes, Hulk foi o motivo por trás da união dos Vingadores pela primeira vez. Influenciado por Loki, o monstro atacou Thor, que acabou convocando a ajuda de Homem de Ferro, Homem-Formiga e Vespa. Eventualmente, o próprio Hulk se une ao grupo para derrotar o vilão.

Ameaça

Hulk - origem, características e poderes do brutamontes da Marvel
Marvel Fandom

Assim que apareceu pela primeira vez, o personagem foi visto como ameaça pelo exército americano. Nem mesmo a revelação de que ele era Bruce Banner fez os militares interromperem a busca.

Um dos planos de contingência para evitar danos causados pelo monstro foi criado pelo Homem de Ferro. A armadura Hulkbuster foi criada especialmente para conseguir combater o gigante esmeralda. Diferente das armaduras convencionais, ela conta com foguetes nos braços, para dar mais força para os golpes, assim como sensores de radiação gama. Inspirado pela armadura, o Pantera Negra também desenvolveu sua própria Hulkbuster.

Em uma importante fase do personagem, o grupo dos Iluminati, formado por Homem de Ferro, Doutor Estranho, Raio Negro, Namor e Senhor Fantástico; decidiu expulsar Hulk do planeta. Eles enviaram o personagem numa nave espacial para outra galáxia, dando origem às sagas Planeta Hulk e Guerra Mundial Hulk.

Poderes

Hulk - origem, características e poderes do brutamontes da Marvel
Marvel Fandom

Força ilimitada: diferente da super força comum entre heróis, o poder do Hulk vai ainda além. A força dele aumenta em proporção direta a sua raiva, de forma que ele já foi capaz de destruir um asteroide com duas vezes o tamanho da Terra.

Resistência e vigor ilimitados: para acompanhar a força, o personagem também evolui a resistência e o condicionamento físico de forma ilimitada. Isso porque seu corpo precisa ser capaz de resistir a seu próprio poder, para que ele não morra.

Fator de cura: dificilmente a resistência do personagem faz com que ele seja ferido, mas quando isso acontece, ele é capaz de se regenerar. Por causa da habilidade, o Hulk é imune a todas as doenças da Terra e tem o envelhecimento desacelerado.

Fontes: Omelete, O Vício, Aficionados

Imagens: Marvel Fandom