Curiosidades

Idade coreana: saiba porque os coreanos podem ficar um ano mais novos

O sistema de cálculo da idade coreana é diferente do sistema cronológico adotado pela maioria dos países do mundo; saiba porquê!

Você já ouviu falar sobre “idade coreana”? Acontece que na Coreia do Sul, todas as pessoas são um ano mais velhas, isso porque quando um bebê nasce no país já tem um ano e não como no resto do mundo que doze meses são contados desde o nascimento para que o criança pode comemorar seu primeiro aniversário.

Por exemplo, se uma criança nasce em dezembro, então ela já nascerá com um ano de idade e depois de apenas quatro semanas, ou seja, no ano novo, conforme este sistema, ela terá dois anos. Vamos descobrir por que isso acontece por lá e por que esse sistema pode estar com os dias contados!

Como surgiu a idade coreana?

O sistema de idade coreano é tecnicamente muito único e diferente. Não segue o calendário gregoriano. A idade coreana, 한국 나이 (Hanguk nai), precisa ser calculada de acordo com o calendário lunar.

Aliás, a idade em outras áreas como a Mongólia Oriental tinha sistemas comparativamente diferentes para cálculos em comparação com o sistema coreano.

Continua após a publicidade

Em suma, o povo chinês com base em seu calendário, costuma dizer que seus filhos nascem com sui 嵗/岁, o que tecnicamente significa que nascem com um ano de vida. Eles então têm que seguir o calendário lunar para mudar sua idade e se tornar um ano mais velho.

Então, se olharmos para a história, perceberemos que esse sistema prevaleceu entre todas as esferas culturais do Leste Asiático de influência chinesa: China, Japão, Coréia, Vietnã e algumas outras regiões.

3 maneiras de calcular a idade na Coreia

Na Coreia do Sul, existem três maneiras principais de calcular a idade das pessoas: idade coreana, idade internacional e idade anual. Entre eles, os métodos de cálculo mais utilizados na Coreia são a Idade Coreana e a Idade Internacional.

A Idade Coreana também recebe o nome de “Contagem da Idade do Leste Asiático”. Com efeito, os coreanos possuem um ano de idade a partir do momento em que nascem e envelhecem em cada dia de ano novo.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o sistema etário internacional recebe o nome de “ man-nai ”ou “idade real”. Desta forma, como você leu acima, um recém-nascido completa um ano de idade em seu primeiro aniversário.

As regulamentações de idade variam de acordo com a lei atual, portanto, os diferentes métodos de contagem de idade podem ser uma fonte de desconforto social.

A lei civil estabelece que a maioridade legal começa a partir dos 19 anos por padrão internacional. Isso significa que, mesmo que uma pessoa tenha 20 anos na idade coreana, ela pode não poder votar.

No entanto, sob a Lei de Proteção Juvenil, que alivia os jovens de vários ambientes nocivos, é possível comprar álcool e cigarros aos 20 anos na idade coreana, independentemente de alguém ter 19 anos pela idade internacional.

Continua após a publicidade

Mudanças no sistema coreano

Atualmente, a Coreia está tentando mudar a forma como conta a idade de seu povo. Por que isso? Por lá, a idade ocidental se define pelo sistema internacional de contagem e é usada apenas para documentações administrativas. Portanto, apenas documentos legais, registros médicos e artigos de mídia a utilizam.

Dessa forma, o comitê de transição para o presidente eleito Yoon Suk-yeol disse que alteraria as leis para usar a idade internacional em vez da “idade coreana” para reduzir os custos sociais e econômicos associado a permitir mais de uma maneira de contar a idade.

O apoio à transição para o sistema internacional ficou mais forte em janeiro deste ano, quando as autoridades de saúde usaram os dois sistemas de forma intercambiável para definir a faixa etária para o mandato de aprovação da vacina e a elegibilidade da vacina.

Alguns não conseguiram tomar as vacinas, mas ainda assim tiveram que apresentar comprovante de vacinação.

Continua após a publicidade

Assim, Lee disse que o comitê alteraria o Código Civil e uma lei que trata de como o governo deve administrar os serviços públicos para tornar a era internacional o padrão principal na vida cotidiana.

Como calcular a idade coreana?

Pode parecer difícil no começo, mas o cálculo é bem simples. A fórmula básica da idade coreana é:

Idade coreana = ano atual – ano de nascimento + 1
Então, se você nasceu em 1996, sua idade coreana será 2022 – 1996 +1 = 27 anos.

Embora possa parecer um pouco estranho para o resto do mundo, é importante notar que a idade coreana é usada principalmente apenas para interação social.

Continua após a publicidade

Fontes: BBC, Hallyu Brasil, Cosmonerd

Se gostou leia também: Won sul-coreano: quanto vale e qual a história da moeda

Próxima página »

Escolhidas para você