Curiosidades

Won sul-coreano: quanto vale e qual a história da moeda

O won sul-coreano é uma das moedas mais fortes do mundo e tem deixado muita gente curiosa quanto ao seu valor no prêmio da série Round 6.

O won sul-coreano (ou won da República da Coreia) é a moeda oficial da Coreia do Sul. É uma moeda bem estabelecida que é negociada contra as moedas globais mais fortes, como o euro (EUR), o iene japonês (JPY), a libra esterlina (GBP) e o dólar americano (USD).

O código do dinheiro sul-coreano é KRW e o símbolo é representado por ₩ (a letra W do won e 2 traços horizontais cortando a letra). Em suma, a palavra won vem das moedas da China e do Japão, ou seja de Yuan (moeda chinesa) e Yen (moeda japonesa). Além disso, ‘won’ significa “forma redonda”.

Ele é dividido em 100 jeon (전 / 錢), como se fossem centavos. Entretanto, o won sul-coreano não é o mesmo usado pelos norte-coreanos. Mas qual é a história da moeda coreana? Qual é o valor atual da moeda? E quanto vale o prêmio de 45,6 bilhões de wons, mostrado na série Round 6/Squid Game? Saiba tudo a seguir.

História do won sul-coreano

Continua após a publicidade

Desde a década de 1950, o won coreano tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento da economia sul-coreana. Hoje, a Coreia do Sul é líder mundial em uma variedade de indústrias globais, incluindo construção naval, tecnologia, automóveis e mineração.

A progressão dessas indústrias está ligada ao sucesso do won coreano em um cenário global. Então, veja abaixo mais sobre a história do won sul-coreano.

O primeiro uso do won ocorreu imediatamente após o fim da Segunda Guerra Mundial (que foi quando a Coreia foi dividida entre o Norte e o Sul). Tanto na Coreia do Norte quanto na Coreia do Sul, moedas separadas, ambas chamadas de won, substituíram o iene coreano.

No caso da Coreia do Sul, o won foi logo atrelado ao dólar americano a uma taxa de 1 a 15, embora a moeda tenha sido posteriormente desvalorizada. Em 1951, o won havia se depreciado sendo que 6.000 wons, na época, correspondiam a 1 dólar.

Continua após a publicidade

Já o hwan foi a moeda da Coréia do Sul até 1962, quando o segundo won (que permanece em vigor desde então) foi introduzido. Inicialmente fixada em um valor de 1 wons a 10 hwan (ou 125 wons a 1 dólar), a moeda passou por estações progressivamente mais baixas nas duas décadas seguintes, eventualmente atingindo uma baixa de 580 wons para 1 dólar em 1980.

Neste ano, o país iniciou um longo processo de mudança para uma taxa de câmbio flutuante – algo que finalmente foi alcançado em 1997. Apesar de alguns choques desde então, a moeda manteve-se relativamente estável e eficaz.

Cédulas e moedas sul-coreanas

Existem 4 notas diferentes de won sul-coreanos emitidas pelo banco da Coreia. Elas são 50.000 won, 10.000 won, 5.000 won e 1.000 won.

As notas aumentam de tamanho à medida que sobem. A nota de 5.000 won é ligeiramente maior do que a conta de 1.000 won e a nota de 10.000 won é ligeiramente maior do que a conta de 5.000 won.

Continua após a publicidade

Já as moedas de won sul-coreanas consistem em seis tipos: ₩ 1, ₩ 5, ₩ 10, ₩ 50, ₩ 100, ₩ 500. Semelhante às moedas americanas, todas as moedas compartilham uma cor prateada, enquanto a moeda de menor valor é de cor cobre.

Nota de 50.000 wons

Won sul-coreano: quanto vale e qual a história da moeda

A mulher na nota coreana de 50.000 won não é outra senão Shin Saimdang (신 사임당) da era Joseon.

Devido à sua devoção filial aos pais e ao amor pelos filhos, Shin Saimdang foi considerada um modelo dos ideais confucionistas. Ela era talentosa e inteligente, conhecida por sua arte e poemas. Também recebeu o epíteto de 현모양처, que significa “Boa Esposa, Mãe Sábia”, ela foi selecionada para a conta de 50.000 won em 2007.

Continua após a publicidade

Antes da nota de 50.000 ser lançada em 2009, a nota de 10.000 won era a denominação mais alta na Coréia do Sul. Por causa do rápido crescimento econômico e da inflação, o governo coreano decidiu introduzir a nova nota de 50.000 won.

Nota de 10.000 wons

A pessoa retratada na nota verde de 10.000 won é Sejong, o Grande, o famoso rei de Joseon. Em suma, o rei Sejong é creditado por estabelecer muito do que consideramos cultura coreana, e ele também criou o alfabeto coreano, hangul.

No verso da nota, você pode encontrar o relógio astronômico Hocheonsigye e também um telescópio, ambos criados por cientistas da corte de Joseon.

Continua após a publicidade

Nota de 5.000 wons

Won sul-coreano: quanto vale e qual a história da moeda

A pessoa impressa na nota laranja de 5.000 won é Yi I, filho de Shin Saimdang, que vimos antes na nota de 50.000 won. Ademais, Yi I também aparece na antiga nota de 5.000 won, lançada em 1962.

Yi eu era um filósofo coreano que teve uma grande influência no confucionismo e na filosofia na Coréia. Como tal, ele frequentemente aparece em livros de história, e os alunos ainda aprendem sobre seus ensinamentos na escola.

O verso da nota mostra uma pintura Chochungdo (flor e inseto) feita por sua mãe Shin Saimdang.

Continua após a publicidade

Nota de 1.000 wons

A estrela da nota azul de 1.000 é o estudioso confucionista Yi Hwang. Ele foi um dos dois estudiosos mais proeminentes da dinastia Joseon, o outro sendo Yi I (que está impresso na nota de 5.000 wons).

Yi Hwang era um mestre em caligrafia e poesia e era um estudioso que não se preocupava com dinheiro ou status. Ele foi uma figura indispensável para o desenvolvimento da cultura confucionista durante a dinastia Joseon.

O pseudônimo de Yi Hwang era Toegye, e a rua Toegye-ro que conecta Myeong-dong e Dongdaemun leva o seu nome.

Continua após a publicidade

O verso desta nota apresenta Dosan Seowon, uma academia neo-confucionista e um Patrimônio Mundial da UNESCO, que teve como fundador Yi Hwang, seu objetivo era ensinar e treinar futuros acadêmicos em sua cidade natal.

A nota de 1.000 wons foi introduzida em 1973 como a terceira denominação de papel na Coreia do Sul. Até então, havia apenas notas para 500 won e 5.000 won.

Marcas d’água e recursos de segurança

Won sul-coreano: quanto vale e qual a história da moeda

Todas as notas têm uma faixa com holograma na extremidade esquerda das notas. Com efeito, existem três imagens mutáveis ​​quando vistas de ângulos diferentes exibindo o mapa da Coreia, o taeguek e os quatro signos dos trigramas.

Continua após a publicidade

Além disso, no segmento do filme cinza-azulado, há várias figuras de targeuk que aparecem em todas as direções como objetos em movimento. Eles se movem para a esquerda e para a direita quando a nota é inclinada para cima e para baixo; e para cima e para baixo quando a nota é inclinada para a esquerda e direita.

Portanto, essas medidas de segurança tornaram o won uma moeda muito difícil de ser copiada ilegalmente.

Custo de vida na Coreia do Sul

Won sul-coreano: quanto vale e qual a história da moeda

Na Coreia, o salário médio de alguém com um emprego permanente é de cerca de 38 milhões de wons, o que equivale a cerca de 32.000 dólares.
Além disso, o aluguel médio de um apartamento de um quarto em Seul, capital da Coreia do Sul, é de cerca de 510 mil wons. Isso equivale a cerca de 426 dólares.

Continua após a publicidade

Assim, a estimativa é para uma única pessoa gastar 652.000 wons em uma família de 4 membros, a média é de 2.300.000 wons por mês. As taxas do Plano de Saúde giram em torno de 10.000 wons, mas não é totalmente completo, portanto, há benefícios que devem ser pagos à parte, conforme necessário.

E para estudar na Coreia do Sul em educação privada (lembrando que depende do nível de ensino e da instituição de ensino) é 15.000.000 e 42.000.000 KRW.

Qual o valor do prêmio de 45,6 bilhões de wons mostrados na série Round 9?

Por fim, Squid Game ou Round 6, a série de sobrevivência sul-coreana produzida pela Netflix cativou milhões de telespectadores graças a um enredo bizarro e inteligente, sobre a desigualdade e os riscos que pessoas desesperadas estão dispostas a correr para escapar da ruína financeira.

Continua após a publicidade

Todavia, Squid Game também fez muita gente se perguntar quanto é 45,6 bilhões de wons do vencedor? Em suma, a série mais vista no mundo mostra 456 pessoas em apuros que concordaram em jogar uma série de jogos infantis para ter a chance de ganhar exatamente essa quantia.

Portanto, o grande prêmio do Squid Game é de 45,6 bilhões de wons, avaliados em cerca de US$ 38 milhões em dólares americanos ou R$ 208,5 milhões, na cotação atual.

Se curtiu este artigo, veja também: Gírias da internet: as 68 mais usadas na internet atualmente

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você