Curiosidades

Impressão digital – O que é, utilidades e curiosidades sobre as digitais

Diferente do que pensam, a impressão digital não existe apenas para diferenciar as pessoas, mas sim para você conseguir segurar as coisas.

Muita gente acha que a impressão digital serve apenas para nos diferenciar uns dos outros, porém não é essa a realidade. Surpreendentemente ela aparece em nossos dedos com uma finalidade fisiológica, a aderência. Se nós não tivéssemos impressões digitais, nossa pele seria totalmente lisa. Ou seja, os dedos não conseguiriam segurar nada porque os objetos iriam escorregar.

Desse modo a impressão digital é formada por linhas salientes nas pontas dos dedos, chamadas de papilas. E não só os dedos possuem essas linhas, mas os pés e as pautas das mãos também. Em resumo, existem quatro tipos de linhas básicos:

  • Arco
  • Presilha interna
  • Presilha externa
  • Verticilo

A partir dessas linhas foi possível observar cada desenho formado e assim sendo elas receberam números e letras simbólicos. Foi a partir dessa análise que descobriram que as pessoas não conseguem ter a mesma impressão digital. Ou seja, até mesmo gêmeos univitelinos, que possuem o mesmo DNA, tem impressões digitais diferentes.

É por causa dessa singularidade que a impressão digital é utilizada em nossos documentos de identificação. Além disso também é usada na hora de votar e nos bancos. Assim também ela é utilizada para identificar suspeitos em cenas de crimes. Isto acontece porque, ao tocar qualquer objeto ou superfície, a impressão digital fica marcada no lugar. Em sequência é só escanear as marcas e comparar no banco de dados.

Diferentes hipóteses

Existem estudos feitos que afirmam que nós não tenho digitais para conseguir segurar as coisas, ou seja, pelo atrito. Isso acontece porque a mão humana tem o atrito similar ao da borracha. Portanto, nossa mão não necessita de digitais e sim de tamanho, para conseguir manter o atrito em superfícies lisas. Esses estudos ainda afirmam que na verdade a impressão digital reduz o contato direto do objeto com a mão e por isso reduz o atrito entre os dois.

Em outra análise é possível acreditar que as digitais possam ajudar quando os nossos dedos estão molhados, aumentando a aderência na hora de segurar. Isso porque a água escorreria entre nossas linhas, fazendo a superfície do dedo ficar menos molhada, logo, tendo maior atrito.

Por fim, em uma terceira hipótese, afirmam que as impressões digitais existem para melhorar o nosso toque. Estudos mostraram que as linhas que aparecem em relevo nas mãos se assemelham a amplificadores das vibrações sentidas por elas. Ou seja, as digitais aumentam a sensibilidade das vibrações recebidas ao passar para os nervos sensitivos. Em resumo, a impressão digital auxilia na hora de sentir as formas e texturas dos objetivos.

Curiosidades sobre a impressão digital

1 – O profissional que identifica impressão digital é o papiloscopista

Impressão digital - Qual é a sua função e por que nos diferencia?
Papiloscopista – Focus Concursos

Ele analisa as impressões disponíveis para identificar o dono de cada uma delas. É um trabalho minucioso porque algumas impressões digitais possuem diferenças mínimas entre uma e outra. Entretanto é válido dizer que existem alguns casos em que os desenhos nos dedos podem acabar alterando. Por exemplo:

  • Uso constante de produtos químicos
  • Queimaduras
  • Cortes
  • Doenças

2 – São formadas na gestação

Impressão digital - Qual é a sua função e por que nos diferencia?
Interior

As linhas dos dedos vão surgindo conforme a pressão que o bebê faz em tudo que está ao seu redor dentro da barriga. Ou seja, o ventre onde o bebê está se desenvolvendo influencia na sua digital. Em suma, isso acontece nos seis primeiro meses da gravidez.

3 – Existem pessoas que não tem impressão digital

Impressão digital - Qual é a sua função e por que nos diferencia?
Sophie Potyka – Unsplash

Nascer sem impressões digitais nos dedos das mãos e dos pés pode acontecer, mas é raro. Por esse motivo, essas pessoas não fazem parte do banco de dados de impressões e não podem ser identificadas por elas. Essa ausência é chamada de adermatoglifia. E, nesse sentido, atualmente tem sido chamada de immigraton delay disease. Isso porque sem a biometria, a pessoa tem uma maior dificuldade em viajar para fora do país.

4 – Alça ulnar é o padrão mais comum de linhas

Impressão digital - Qual é a sua função e por que nos diferencia?
Asppape

Fizeram um estudo para descobrir quais modelos de impressão digital eram mais comuns. Como resultado, nos homens o formato que mais se repetia era o de alças e em sequência os modelos de arcos apareciam mais entre as mulheres. Foram analisados sexo e tipos sanguíneos para obter esse dado. O estudo também detectou que o padrão que mais se repetia era o de laços ulnares. São os que possuem traço das marcas que apontam para o mindinho.

5 – A primeira pessoa presa por ter sua digital identificada

Impressão digital - Qual é a sua função e por que nos diferencia?
Impressão digital de Francisca Rojas – Francisca Rojas DN

Francisca Rojas de Caraballo foi identificada em Buenos Aires como a assassina de seus dois filhos pequenos. Ela tinha acusado o vizinho pelo homicídio, entretanto, sua digital suja de sangue foi encontrada na caixa de correiros. A polícia analisou a digital encontrada e logo depois prendeu Francisca.

6 – Animais que possuem impressões digitais: macacos e coalas

Impressão digital - Qual é a sua função e por que nos diferencia?
Istoé

A impressão digital não é uma exclusividade do ser humano. Existem três espécies de animais que também possuem esse diferencial nas pontas dos dedos. São eles os chimpanzés, os gorilas e os coalas. Por estarem em movimento entre os galhos de árvores, suas mãos se adaptaram às pressões feitas nos galhos. Por fim isso fez com que eles acabassem criando digitais nos dedos.

7 – A primeira impressão digital encontrada no mundo

Impressão digital - Qual é a sua função e por que nos diferencia?
Library of Congress

A impressão digital mais antiga do mundo foi encontrada em um pedaço de cerâmica quebrada. Em uma estimativa, arqueólogos acreditam que ela seja da Idade da Pedra. A digital foi encontrada no norte de Kuwait e pertencia a uma pessoa.

8 – Um escritor americano foi um dos primeiros a pensar na digital como prova

Impressão digital - Qual é a sua função e por que nos diferencia?
Mark Twain – Biography

Em dois livros publicados em 1883 e 1894, o escritor Mark Twain demonstrou o interesse em usar as impressões digitais para identificar e capturar criminosos. Entretanto, esse recurso só começou a ser usado no início do século XX.

9 – 70 milhões de impressões digitais foram coletadas na 2ª GM

Impressão digital - Qual é a sua função e por que nos diferencia?
2ª Guerra Mundial – Fala Universidades

Com a intenção de manter a ordem e a vigilância durante a Segunda Guerra Mundial, o FBI coletou digitais para registrar todas as pessoas. Por isso foram coletadas impressões de soldados, agentes e trabalhadores. Até 1943, já tinham registrados em torno de 70 milhões.

10 – A Apple é capaz de afirmar se uma pessoa está viva ou não

Impressão digital - Qual é a sua função e por que nos diferencia?
Blog do Iphone

Os sensores de impressão digital da Apple não servem só para desbloquear o smartphone. Ele possui um sensor que analisa a corrente elétrica no sangue, enquanto outro sensor percebe as ondas emitidas pelo tecido (vivo) através de rádio frequência.

11 – É possível identificar a autenticidade de obras de arte

Impressão digital - Qual é a sua função e por que nos diferencia?
Jackson Pollock e sua arte – Amino Apps

Uma senhora certa vez presenteou um amigo com uma obra de arte de segunda mão. Ela pagou baratinho pela pintura. Por não caber em nenhuma parede de casa, o amigo decidiu revender a obra. Logo depois uma professora de arte viu a pintura e afirmou que ela poderia ser, surpreendentemente, uma obra original feita pelo famoso Jackson Pollock. Foi através de impressões digitais que descobriram que sim, o quadro era original e valia em torno de 207 milhões de reais.

Gostou da matéria? Em sequência indicamos essa para você: Pico, o que é? Como identificar na pandemia do coronavírus

Imagens: Focusconcursos, Interior, Unsplash, Asppape, Franciscarojasdn, Aminoapps, Blogdoiphone, Falauniversidades, Istoé, Biography, Loc, Unsplash

Fontes: Novaescola, Escolakids, IncrívelSaberatualizado

Próxima página »

Escolhidas para você