Quais são as supostas inspirações para a criação de Round 6?

As inspirações para Round 6 têm sido cada vez mais debatidas, tanto pelos fãs quanto pelo próprio autor. Vamos descobrir quais são?

A primeira temporada de Round 6, série da plataforma de streaming Netflix, foi um verdadeiro sucesso, tanto que em 2024 uma nova temporada foi lançada. Com personagens distintos, a trama segue um enredo que prende o telespectador do início ao fim, trazendo, muitas vezes, elementos da nossa vida real, o que cria uma verdadeira conexão. No entanto, é natural surgir a pergunta: “Quais são as inspirações para Round 6?”.

Com o enorme sucesso da série, era inevitável que surgissem especulações e teorias sobre suas possíveis influências. Entre os temas debatidos estão as trágicas situações enfrentadas na Coreia do Sul, que parecem, de alguma maneira, ter inspirado parte da narrativa.

Vamos saber mais sobre isso? Boa leitura!

Quais são as supostas inspirações para a criação de Round 6?

Já pensou nas inspirações por trás de Round 6, o grande sucesso da Netflix? Muitos fãs e críticos têm levantado teorias sobre as influências que moldaram a série, e o próprio criador, Hwang Dong-hyuk, já revelou algumas dessas inspirações.

A trama, que mistura crítica social com um suspense envolvente, é um reflexo de diversas referências culturais, alguns acontecimentos históricos e até experiências pessoais do autor, o que, claro, resulta em uma narrativa rica que tem ganhado o mundo inteiro. Confira:

1- Baseada em fatos reais

Uma das supostas inspirações para Round 6 que anda ganhando força entre os telespectadores é a dinâmica social, envolvendo questões de desigualdade social e conflitos políticos. O autor da série, Hwang Dong-hyuk, afirma que não há uma ligação direta entre a realidade e ficção proposta na trama, exceto por um episódio em específico que faz parte da história de um dos personagens principais, Gi-Hun.

A inspiração do personagem principal faz referência a uma greve que aconteceu em 2009, em Ssangyong, motivada por lutas trabalhistas em grande evidência na Coreia do Sul. Tal episódio ficou marcado no país, sobretudo pelo tratamento que os grevistas receberam pelas autoridades, já que muitos foram realmente hostilizados e violentados por policiais.

Dessa forma, Gi-Hun traz para a trama como essas questões fortalecem tensões sociais e a desigualdade social. Em Round 6, no entanto, ocorre com uma proposta ainda mais violenta: jogos infantis, num formato macabro, em que vários jogadores se unem por falta de dinheiro para conseguir levar o prêmio para casa.

2- Auschwitz da Coreia do Sul

O Lar dos Irmãos foi uma instituição em Busan, Coreia do Sul, fundada em 1975. No início, tal local havia sido criado com o propósito de abrigar e reabilitar moradores de rua, pedintes e pessoas marginalizadas. No entanto, o que era para ser um recurso para oferecer ajuda aos mais necessitados, se tornou sinônimo de um dos piores casos de abusos em massa da história recente do país.

Em vez de oferecer um refúgio, o Lar dos Irmãos se transformou em um campo de concentração onde milhares de indivíduos foram submetidos a condições desumanas. Inclusive, por esse motivo muitos chamam esse local de Auschwitz da Coreia do Sul, já que diversas atrocidades aconteceram ali.

Diante desse fato histórico, alguns internautas e fãs da série começaram, de maneira especulativa, a montar teorias de que Round 6 teria sido inspirada nesse episódio triste da Coreia. Alguns elementos que reforçam tais especulações são, por exemplo, os uniformes usados pelos prisioneiros no local, os quais eram azuis e recebiam números.

Porém, apesar de tal especulação fazer um certo sentido para alguns telespectadores, o autor da série negou que tal episódia tenha sido uma inspiração para a criação do enredo famoso. Na verdade, além dos mangás e animes japoneses, o único episódio da vida que ganha vida na série é apenas a greve de 2009, que aconteceu no país e também trouxe diversos debates sobre desigualdades sociais e capitalismo.

3- Mangás e animes japoneses

Talvez você não saiba, mas Hwang Dong-hyuk precisou de mais ou menos 10 anos para finalizar a história da série de grande sucesso mundial. Apesar de algumas teorias e especulações sobre as suas possíveis inspirações para Round 6, o autor diz que grande parte do enredo foi baseado em alguns mangás e animes japoneses, sendo os seus preferidos Battle Royale (2000 – 2005) e Liar Game (2005-2015).

Battle Royale, por exemplo, explora a história de jovens estudantes forçados a participar de um jogo mortal, imposto por um regime totalitário. Já em Liar Game, a trama gira em torno de uma jovem que se vê envolvida em um torneio no qual os participantes fazem de tudo para roubar o dinheiro uns dos outros, independentemente das consequências.

Ao longo da idealização da série, esses enredos foram as fontes de inspiração do autor, que passava o dia em cafés lendo e escrevendo a história que mudou a indústria de filmes e séries da Coreia do Sul. Em uma entrevista, ele até chegou a comentar sobre:

Eu comecei a imaginar como se sentiria se participasse dessas competições. Mas eu achava as disputas muito complexas, então para o meu próprio trabalho eu usei brincadeiras de criança.

Inclusive, vale mencionar ainda que a escolha das brincadeiras infantis na série não foi aleatória. Para Hwang Dong-hyuk, era essencial que os telespectadores se conectassem emocionalmente e visualmente com a proposta da trama. Foi assim, então, que os jogos comuns da infância se tornaram o foco das disputas dentro da série.

E aí, o que achou de saber um pouco mais sobre as supostas inspirações de Round 6? Conta pra gente! Aproveite e leia também: Round 6: o desafio, o reality show inspirado na série

Outras postagens