Curiosidades

Tipos de animes – Quais são os gêneros mais populares e assistidos

Entre os principais tipos de animes estão os shounen, shoujo, josei, kodomo, entre outros. Muito populares, fazem sucesso com o público no mundo todo.

Por Renata Gonçalves Pereira

-

Anime é um tipo de desenho animado produzido no Japão. No entanto, de acordo com o conceito japonês dos animes, o termo também é utilizado para classificar todos os tipos de animações, seja nacional ou internacional. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que existem diversos tipos de animes que são classificados de acordo com seu público-alvo.

Além disso, no Japão é comum segmentar cada gênero de anime baseado nos interesses do seu público-alvo. Por exemplo, no sexo ou interesse sexual, na faixa etária, região demográfica ou em determinado grupo de pessoas. No entanto, é comum o anime ser erroneamente confundido como um gênero de animação, quando na verdade é um meio.

Pois apresenta inúmeros tipos de animes diferentes que podem ser complementos por subgêneros indicadores do estilo da trama. Como ação, drama, comédia, romance, infantil, terror, ficção científica, aventura, por exemplo.

Dessa forma, os tipos de animes mais conhecidos são Shounen, Shoujo, Seinen, Josei, Ecchi, Kodomo e Harem. Já no Brasil, os animes começaram a fazer bastante sucesso na década de 80, entre os mais populares estão: Dragon Ball, Naruto, Cavaleiros do Zodíaco, Sakura Card Captor, Pokémon, Digimon, Sailor Moon, Death Note, One Piece e vários outros.

Os principais tipos de animes

1 – Shounen

Locomotiva 26

Um dos tipos de animes mais populares, o Shounen, cuja tradução é menino, é direcionado para o público masculino jovem, entre 12 e 18 anos. Em suma, o Shounen costuma ser focado na jornada do herói, que nesse caso é sempre um garoto. Ademais, esse tipo de anime pode ter subgêneros como fantasia, esporte, ficção científica, comédia, terror, etc.

Enfim, o Shounen é composto por histórias cheias de paixão e idealismo juvenil, com a presença de estereótipos típicos para este gênero, como os diálogos longos durante as batalhas, por exemplo. Entre os Shounen mais conhecidos estão: Naruto, Dragon Ball, Os Cavaleiros do Zodíaco, Bleach e One Piece.

2 – Shoujo

Blog Totalmente Asiático

O shoujo também está entre os tipos de animes mais populares. Em suma, shoujo significa menina, e assim como o Shounen, é direcionado para a faixa etária entre 12 e 18 anos. No entanto, seu público-alvo é principalmente para o gênero feminino. Ademais, as histórias costumam apresentar garotas como protagonistas, sendo mais focadas em dramas, romances e outros eventos que marcam o desenvolvimento de uma mulher.

Além disso, pode apresentar subgêneros com protagonistas guerreiras e com poderes mágicos. Entre os shoujo mais conhecidos estão: Sailor Moon, Sakura Cardcaptor, Nana, Candy Candy e Colégio Ouran Host Club.

3 – Tipos de animes: Seinen

Legião dos Heróis

Seinen significa homem adulto, portanto, é direcionado para um público mais maduro, principalmente para o gênero masculino entre 18 e 40 anos. Em suma, esse tipo de anime contém temas mais complexos, com conteúdo erótico e cenas bem violentas. Enfim, o anime Seinen envolve crimes, ação, horror psicológico, opiniões obscuras, ficção científica e até mesmo comédia. Entre os mais populares estão: One Punch Man, Berserk, Ghost in the Shell, Tokyo Ghoul e Akira.

4 – Josei

CBR

Um dos tipos de animes bastante popular, inclusive fora do Japão, é o Josei, que significa mulher. Portanto, ao contrário do Seinen, o Josei é feito para um público adulto, porém, para o gênero feminino. Em suma, no anime Josei as histórias apresentam protagonistas femininas que lidam com questões do cotidiano e polemicas da vida adulta a partir de um ponto de vista mais realista. Enfim, esse tipo de anime lembra muito a novelas, cujos enredos falam que na vida é possível encontrar alegria transcendente e humor. Entre os Josei mais populares estão: Chihayafuru, Nodame Cantabile, Paradise Kiss, Natsuyuki Rendezvous e Usagi Drop.

5 – Ecchi

Wikipedia

Entre os tipos de animes cujo o conteúdo é sexual, temos o Ecchi. Em suma, o foco dessa categoria é conteúdo com teor sexual, mas não pornográfico. Portanto, geralmente está aliado ao humor, com cenas provocantes e um pouco de nudez. Dessa forma, é um anime direcionado ao público adulto. Entre os mais populares estão: Chobits, Love Hina, To Love-ru, Onegai Teacher.

6 – Tipos de animes: Kodomo

Portal N10

Entre os tipos de animes temos o Kodomo, cujo significado literalmente é criança, esse anime é feito para crianças entre 4 e 10 anos. Em suma, as histórias do Kodomo procuram transmitir lições importantes para as crianças, como respeitar os mais velhos, por exemplo. Dessa forma, os enredos são simples e de fácil compreensão, mostrando a importância da amizade, família e amigos. Entre os mais populares estão: Hamtaro, Pokémon, Beyblade, Doraemon e Heidi.

7 – Harem

Blog Totalmente Asiático

Harem é um tipo de anime bastante popular, geralmente, as histórias são focadas em um cara comum, entre 15 e 30 anos, sem saber qual rumo tomar em sua vida. Além de nutrir uma paixão que ainda não conseguiu. Então, do nada, o protagonista descobre que é o escolhido ou herdeiro de um destino fantástico. Por exemplo, é escolhido para trabalhar em uma escola só de garotas lindas, onde todas querem ficar com ele.

No entanto, há Harem com histórias opostas, onde a garota é disputada por vários garotos. Enfim, entre os animes Harem mais populares estão: Ouran High School Host Club, Akatsuki no Yona, Uta no Prince-Sama, Rosario To Vampire, To LOVE-Ru e Sora no Otoshimono.

Outros tipos de animes

Quinta Capa

Como mencionamos, existem diversos tipos de animes. No entanto, cada tipo pode ser dividido em vários gêneros e subgêneros diferentes, de acordo com a temática ou estética que apresentam, tais com:

  • Shoujo-ai: tipos de animes que focam no romance entre garotas, porém, sem cenas explícitas.
  • Bishoujo: a protagonista é uma garota muito bonita.
  • Shounen-ai: animes com romance entre garotos, no entanto, sem cenas explicitas.
  • Isekai: pessoas comuns que são transportados para uma terra de fantasia, onde tornam-se extraordinários.
  • Bishounen: protagonistas masculinos que são considerados bonitos.
  • Kemono: anime onde os personagens principais são animais.
  • Mecha: tipos de animes com robôs gigantes.
  • Gender Blender: animes que apresentam personagens que trocam de gênero.
  • Hentai: são os animes com cenas explícitas ou censuradas, normalmente com alguma carga de humor.
  • Gore: animes violentos com temáticas sombrias e sobrenaturais.
  • Slice of Life (SoL): histórias que contam o cotidiano do personagem.
  • Aniparô: tipos de animes que fazem paródia de outros animes ou mangás.
IGN Brasil

Então, se você gostou dessa matéria, também pode gostar dessa: Melhores animes da história – top 25 de todos os tempos.

Fontes: IGN Brasil, Aficionados, Quinta Capa, 180 Graus

Imagens: Portal N10, Locomotiva 26, Blog Totalmente Asiático, Legião dos Heróis, CBR, Quinta Capa

Próxima página »

Escolhidas para você