Curiosidades

Waifu – Origem e significado do termo popular entre fãs de anime e mangá

As palavras waifu e husbando são utilizadas por fãs de cultura japonesa para fazer referência a personagens exageradamente queridos.

Por P.H Mota

Em japonês, a palavra waifu é uma adaptação de wife, do inglês para esposa. Da mesma maneira, há versão masculina. Importado do inglês para marido, husband, o termo ficou conhecido como husbando entre os fãs.

As palavras tem ganhado cada vez mais popularidade especialmente entre fás de mangás e animes, onde são usadas para se referir a personagens muito queridas.

Desde que apareceu numa cena de anime, em 2002, o termo waifu começou a ser utilizado por fãs e popularizado em fóruns e espaços de discussão. Assim como na cena em questão, waifu é usado para se referir a uma personagem digna de muito carinho e admiração, quase como um amor platônico.

Origem do termo waifu

Waifu - origem e significado do termo popular entre fãs de anime e mangá
reddit

A origem da palavra está numa das cenas do episódio 15 do anime Azumanga Daioh, de 2002. No episódio, o professor Sr. Kimura conversa com as alunas sobre uma possível roupa utilizada numa competição de esportes do colégio.

Continua após a publicidade

Assim que ele aparece, o professor derruba uma foto de seu bolso, que uma das alunas percebe ser de uma mulher. Assim que as alunas questionam quem é a pessoa da foto, o Sr. Kimura responde com “minha esposa”.

No entanto, ele faz isso em inglês, com sotaque em japonês. Dessa maneira, a pronúncia foi transformada em waifu. Eventualmente outras versões surgiram do terpo, como husbando (para homens) ou mai bossu, do inglês – my boss – para meu chefe.

Popularização no ocidente

Waifu - origem e significado do termo popular entre fãs de anime e mangá
AnimeUnited

Após a exibição da cena do anime, o conceito ficou popular entre fãs da mídia no mundo inteiro. Com o tempo, ele ganhou toda relevância que passou a ser utilizado para exaltar personagens em desenhos ocidentais, filmes, séries e até mesmo celebridades da vida real.

Em resumo, é como um termo japonês equivalente ao popular crush.

Continua após a publicidade

Dakimakura waifu

Waifu - origem e significado do termo popular entre fãs de anime e mangá
x3TheAran59/YouTube

Em algumas ocasiões, o apego a uma waifu é tão forte que japoneses costumam comprar travesseiros gigantes com imagens de suas personagens favoritas. Os travesseiros são chamados de dakimakura.

Os dakimakura são travesseiros que podem imitar o tamanho da personagem e em algumas vezes reproduzir até mesmo o seu peso. Também é possível encontrar dakimakuras em versões para maiores de 18 anos.

Alguns fãs são tão apegados a suas waifus travesseiros que podem ser vistos na companhia dos objetos em espaços públicos, como parques ou restaurantes. No entanto, o apego pode ser tão grande que alguns fãs já chegaram a se casar com suas waifu nesse formato.

Fontes: Significado Fácil, SK Desu, Dicionário Popular

Continua após a publicidade

Imagens: x3TheAran59/YouTube, AnimeUnited, reddit, DeviantArt

Próxima página »

Escolhidas para você