Curiosidades

Introvertido e tímido – são a mesma coisa ou existem diferenças?

Muitas pessoas confundem alguém introvertido com alguém apenas tímido. Nós vamos mostrar a diferença entre os dois para você!

Você sabe a exata diferença entre a timidez e a introversão? Provavelmente existem muitas pessoas que acham que as duas coisas são a mesma coisa. Acontece que não são. Alguém introvertido possui características muito diferentes de alguém tímido. Primeiramente, alguém tímido é aquele que possui um acanhamento em excesso, dificultando sua interação com outras pessoas.

Quando estamos falando de alguém introvertido, isso vai bem mais além. Quer ver? Você pensa muito antes de falar e por isso te acham inseguro? Se recusa um convite para uma festa, seus amigos dizem que você é esquisito? Então existe uma grande chance de você ser introvertido.

Introvertido

Qual a diferença entre uma pessoa tímida de um introvertido

Inicialmente, a classificação dos introvertidos do teste de personalidade Myers-Briggs, baseadonas teorias do psiquiatra suíço Carl Jung, afirma que o introvertido possui mais lembranças e força em seu mundo interior, na mente, do que no mundo exterior e na relação com as outras pessoas.

Consequentemente eles são bem mais reservados e reflexivos. Ou seja, eles preferem fazer coisas sozinhas do que em grupo. Além disso, essas pessoas preferem ambientes mais calmos do que muito cheios e movimentados.

O cérebro das pessoas introvertidas não recebe a mesma recompensa que recebem os cérebros dos extrovertidos ao interagir com as pessoas. Isso acontece por que os introvertidos são mais sensíveis à dopamina. Consequentemente algumas situações sociais podem deixar um introvertido esgotado.

Continua após a publicidade

Mas finalmente precisamos esclarecer que os introvertidos não são antissociais. Eles interagem sim com outras pessoas, porém de uma forma diferente que os extrovertidos.

Diferença entre timidez e introversão

Qual a diferença entre uma pessoa tímida de um introvertido

Quando falamos de timidez, a história é outra. A timidez tem mais a ver com o medo de uma pessoa ser julgado por outras, deixando-a acuada. Uma pessoa tímida fica incomodada em interações sociais, pois está ligada ao medo, enquanto que a introversão é apenas uma preferência por ficar só.

Primeiramente, tanto os introvertidos quanto os tímidos evitam interações sociais. Os primeiros porque ficam cansados, os segundos, porque sentem angústia. Apesar disso, a timidez pode aparecer tanto em uma pessoa extrovertida como em uma introvertida. Além disso, a timidez costuma ser mais comum nos introvertidos do que nos extrovertidos.

Como as pessoas sempre estão mais abertas a pessoas extrovertidas,  os introvertidos creem que há algo de errado com eles. Consequentemente, eles podem se isolar ainda mais.

Habilidade social

Qual a diferença entre uma pessoa tímida de um introvertido

Continua após a publicidade

Introversão não significa não ter capacidade de lidar com pessoas. Tanto introvertidos quanto extrovertidos podem não ter essas aptidões. Inclusive, existem vários introvertidos que lidam muito bem com outras pessoas e que acabam parecendo extrovertidos no fim das contas.

A psicóloga Laurie Helgoe, em entrevista a BBC, diz que há várias habilidades sociais vêm com a introversão: “A capacidade de escutar as pessoas, de se sentir à vontade em silêncio são coisas que podem gerar mais intimidade numa conversa”. Ou seja, a introversão não é uma doença que precise ser curada.

Os especialistas dizem que a introversão é algo com que nascemos, e é tão normal quanto ser extrovertido.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Hipocondríaco, será que você é? 6 perguntas que vão ajudar a descobrir

Fonte: BBC

Imagens: The Hans Índia  Hypescience Instituto Freedom

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você