Quando se fala em irlandeses, o que vem primeiro na sua mente?
Bem, não sei você, mas nós aqui do Segredos do mundo sempre imaginamos pessoas ruivas, cerveja e um lugar frio. Claro que também lembramos do trevo de quatro folhas, que é o marco principal dos irlandeses.
Porém, a realidade não é bem essa. Descobrimos que nem todo esse estereótipo para com os irlandeses são realmente verdadeiros.
Como por exemplo, os irlandeses não são os que mais consomem a famosa cerveja Guinness. Eles bebem muito, porém não são os mais ‘beberrões’ da cerveja.
Desmistificando os irlandeses
1. Só 10% dos irlandeses são ruivos
Uma das primeiras imagens sobre os irlandeses, é que quase todos são ruivinhos.
Porém, a verdade não é tão bem assim a maioria dos irlandeses têm cabelos castanhos ou loiros, enquanto os ruivos são a minoria.
Então não se engane que você vai para a Irlanda, achando que vai ver só pessoas com cabelos avermelhados, porque não vai não.
Somente 10% dos irlandeses possuem cabelos naturalmente avermelhados.
2. A Irlanda é o segundo consumidor mundial de chá
“Alice! Foi bom você chegar, pois acabo de esquentar água para o chá”.
Essa cena se faz não só no Alice no país das maravilhas, como também é um costume dos irlandeses. A diferença é que na Irlanda eles tem o costume de tomar o chá preto com leite.
De acordo com algumas estatísticas eles só perdem para os turcos, como maiores fãs de chás. Enquanto em terceiro lugar fica o Reino Unido.
Curiosidade: A Irlanda tem um dos maiores consumos de chá per capita no mundo. Basicamente, se tem uma média de 3 ‘canecas’ por dia.
3. St Patrick´s Day
O dia de São Patrício é celebrado no dia 17 de março, e é uma festa bastante popular na Irlanda, Irlanda do Norte e na província canadense de Terranova e Labrador.
Os símbolos da festa são principalmente o trevo de quatro folhas, o qual é o amuleto da sorte para eles. Além também da bandeira irlandesa e os duendes.
Nesse dia, as pessoas costumam se vestir de verde. Na cidade norte-americana de Chicago, até o rio é tingido de verde no dia de São Patrício, para combinar com a celebração. Deve ficar incrível, né?
A celebração nessa data é uma homenagem ao Santo Padroeiro da Igreja Católica na Irlanda. O qual teve como missão pregar o cristianismo na região.
Para o folclore irlandês o Patríck’s utilizava o trevo de três folhas para representar a Santíssima Trindade, por isso como símbolo se usa o trevo de 4 folhas.
Curiosidade: Apesar de todos pensarem o contrário, a cor associada a St. Patrick’s originalmente era o azul. Porém devido a paisagem predominante da irlanda, a cor foi readaptada para o verde.
4. A Nigéria consome mais cerveja Guinness que a Irlanda
Para você se impressionar mais. Segura essa.
Entre os 150 países nos quais a cerveja irlandesa Guinness é vendida, a Nigéria é a líder.O país é líder tanto em consumo quanto em volume de produção. Ou seja, o país africano bebe mais que a própria Irlanda.
Curiosidade: Os vícios dos irlandeses é o consumo de batata e da cerveja Guinness. Para os irlandeses a batata, é tipo o ‘arroz e feijão’ pra os brasileiros.
5. O famoso Drácula tem raízes irlandesas
Para você que ainda não sabia a inspiração para o romance “Drácula”, de Bram Stoker, foi de um homem de verdade, Vlad III Tepes viveu no século XV.
No entanto, alguns historiadores afirmam que Stocker, o qual foi nascido e criado em Dublin. Construiu a imagem do famoso sugador de sangue a partir do folclore irlandês.
6. A rainha dos piratas
Rainha? Piratas? Voltamos então para a era medieval?
Não, não voltamos. Porém, segundo lendas irlandesas em tempos remotos, existiu a Granuaile, ou Grace O’Malley.
Ela era filha de um líder de clã, e era uma rebelde irlandesa que agitava os mares do norte. A qual viveu no século XVI, e após a morte de seu pai, venceu seu irmão numa batalha justa para ocupar o lugar de líder daquele grupo.
A garota dedicava-se à pirataria, manejava a espada à perfeição, lutava na linha de frente ao lado dos homens, era corajosa e ousada, dona de uma natureza apaixonada e, ao mesmo tempo, uma estrategista reconhecida. Além disso, tinha talento para a política.
Uma frase da pirata que ficou marcante foi: “dar à luz é pior do que lutar”, a qual ela exclamou um dia após dar à luz. Enquanto, lutava no mar contra piratas argelinos.
Viva as mulheres!
7. Famosa filosofia irlandesa
“Há apenas duas coisas com que você precisa se preocupar: se está saudável ou doente.Se você for saudável, não há nada a temer, mas se estiver doente, então há apenas duas coisas com as quais precisa se preocupar: ou se recupera ou morre.
Se recuperar a saúde, você não precisa mais ter medo, mas se morrer, então haverá só duas coisas com que se preocupar: se irá para o céu ou acabará no inferno.
Se for para o céu, não terá com o que se preocupar. Já se for para o inferno…estará tão ocupado cumprimentando e apertando a mão de seus amigos que não terá tempo de sentir medo.”
Essa citação foi uma das sabedorias do folclore irlandês. A qual é levada para explicar as atitudes dos irlandeses em relação à vida.
Calma, que ainda não acabou os fatos curiosos sobre esse país que, literalmente, é digno de levantar a caneca.
Mais curiosidades sobre a Irlanda
Na Irlanda não existem cobras:
Lendas irlandesas dizem que o padroeiro St. Patrick’s foi o responsável pelo extermínio dos répteis. Porém, a verdade é que o clima irlandês não é favorável para as cobras se reproduzirem e continuarem no país.
Bebida alcoólica só depois das 10h e antes das 22h da noite
Mesmo os irlandeses serem conhecidos por consumirem muita cerveja, lá a regra é clara.
No país tem horário delimitado para comprar bebida alcoólica nos supermercados e conveniências.Antes das 10 horas da manhã e depois das 22 horas, não é possível comprar nada.
O único lugar onde você vai encontrar bebida alcoólica após esse horário é nos bares.
Menino ou menina?
Os irlandeses mais antigos tinham como tradição de não contar para ninguém o sexo do bebê antes de nascer. Para eles falar antes da hora dava azar.
Porém, essa é uma tradição mais antiga, que já está perdendo espaço entre os pais mais jovens.
Duas línguas oficiais na Irlanda
Existem duas línguas oficiais no país, o inglês e o gaélico (irlandês). Porém, a verdade é que o mais utilizado por lá é o inglês.
Os irlandeses são obrigados a aprenderem o gaélico na escola, mas fora disso eles quase não usam.
E aí? Agora que já sabe a verdade sobre os irlandeses. Saiba mais sobre outros países: 103 países para onde você pode viajar sem visto por ser brasileiro
Fontes: Incrível.club, Eurodicas, Nyrdagur.blog, Manual do homem moderno
Imagens: Incrível.club, Manual do homem moderno, Dreamstime, Pinterest, Revista Galileu, Euro dicas, Deixa de frescura
Um comentário em “Irlandeses, verdades eles que você não está preparado para descobrir”