5 coisas que deixam você mais inteligente, segundo a Ciência

A capacidade de raciocinar é uma das vantagens que o ser humano tem sobre os demais animais. É devido a esse fator que conseguimos nos desenvolver tanto e construir uma civilização tão próspera. Mas será que dá para ser ainda mais inteligente? Será que existem fatores que podem influenciar nisso?

Segundo a Ciência, a resposta para essas perguntas é simples e positiva: “sim”. Conforme estudos desenvolvidos ao redor do mundo, existem maneiras de aumentar a inteligência humana e deixar os indivíduos mais capazes intelectualmente usando alguns truques.

O mais interessante de tudo é que não são necessários esforços fora do comum para que você se torne uma pessoa mais inteligente. Os vários estudos desenvolvidos sobre este tema mostraram que até mesmo o mau humor é capaz de aumentar o QI das pessoas. Dá para acreditar?

E o que dizer sobre comer chocolate e ficar mais inteligente? Parece uma relação justa e prazerosa, não? E os vários recursos para ficar cada vez mais esperto e genial não param por aí, como você confere na lista abaixo.

Confira 5 coisas que deixam você mais inteligente:

1. Mau humor

1

Quem disse que ter bom humor é o que importa? Ao contrário de tudo o que as pessoas pensam, a Ciência provou, há algum tempo, que gente mau humorada tende a ser mais inteligente.

Para chegar a esta conclusão, pesquisadores fizeram os voluntários da pesquisa assistirem a vídeos que despertavam mau humor e bom humor. O grupo ranzinza depois dos filmes apresentou um resultado muito melhor em testes de pensamento lógico, cometendo menos erros em relação ao outro grupo.

Conforme os responsáveis pela pesquisa, o que acontece é que o mau humor, de certa forma, “potencializa os caminhos de processamento de informações no cérebro”, como foi publicado no site Superinteressante.

2. Comer chocolate

3

Quem disse que comer chocolate não faz bem para a saúde? Aliás, faz bem até mesmo para a inteligência, segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, já que melhora o fluxo sanguíneo no cérebro. Conforme o estudo, idosos de 60 anos, que consumiram duas xícaras de chocolate quente por dia, durante um mês, apresentaram desempenho muito melhor que os demais em testes de memória.

Outro estudo, dessa vez desenvolvido por um cardiologista, Dr. Franz Messerli, concluiu que países com o maior consumo de chocolate têm pessoas mais inteligentes, de onde saem a maioria dos ganhadores do Prêmio Nobel. Conforme o médico, quanto maior o consumo de chocolate, maior o número de premiados a cada 10 milhões de pessoas.

3. Parar de comer carne

4

Conforme estudos da Universidade de Southampton, no Reino Unido, o QI de vegetarianos pode ser até 5 pontos mais alto que o de pessoas que comem carne, além de ter os melhores empregos e diplomas de curso superior. Para este resultado, foram levados em consideração os hábitos alimentares e o desenvolvimento intelectual de 8 mil voluntários durante 20 anos.

Os pesquisadores suspeitam que a alimentação privada de carnes aumente a capacidade cerebral humana. Mas há também uma hipótese mais simples: pessoa mais inteligente se preocupa mais com o bem estar dos animais. O que você acha?

4. Ser o filho mais velho

5

Se você for o primogênito de sua família, comemore. Segundo a Ciência, a ordem de nascimentos dos irmãos influencia no desenvolvimento cognitivo da crianças e quem leva a melhor é o filho mais velho.

Conforme o estudo da Universidade Estadual da Flórida, dentre 12 mil entrevistados, o filho mais velho se mostrou mais inteligente que o filho do meio. Apesar disso, o estudo demonstrou que nem sempre os filhos caçulas ficam na desvantagem com relação ao primogênito.

5. Pensar em sexo

2

Parece piada, mas pensar em sexo pode deixar você mais inteligente. Segundo pesquisadores da Universidade de Amsterdã pensar em sacanagens, digamos assim, ativa a área do cérebro humano ligada à reprodução, o que deixa as pessoas mais atentas a detalhes que ignorariam em situações comuns.

Para constatar esse resultado, homens e mulheres, voluntários da pesquisa, foram convidados a desenvolver alguns problemas de matemática e de lógica. Aqueles que tinham sido estimulados a pensar em sexo antes das provas conseguiram resultados muito melhores que os demais.

Interessante, né? Até o Sheldon Cooper deve estar mais feliz agora!

6

Mas não é só isso que os cientistas ao redor do mundo descobriram recentemente. Descubra 7 segredos para ser mais atraente, segundo a Ciência.

Fontes: Superinteressante, BMJ, Pinceton, Sage, Neurology