Jogos de vídeo-game ganham cada vez mais espaço entre todos os tipos de público. Por outro lado, existe um mercado de jogos analógicos também cada vez maior com os jogos de tabuleiro.
Primeiramente, esses jogos sempre foram muito populares, com clássicos como Banco Imobiliário ou Imagem e Ação. Entretanto, novos jogos de tabuleiro com mecânicas inovadoras são cada vez mais populares entre jogadores do mundo todo.
Dos mais complexos, para fãs de estratégia, aos mais simples, para quem quer se divertir com grupos em festas, certamente existe uma vasta gama de jogos de tabuleiros diferentes.
Jogos de tabuleiro clássicos
Banco Imobiliário
Um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo, já teve mais de 30 milhões de unidades vendidas no Brasil. Curiosamente, o jogo também é sobre compras e vendas, mas no mercado de imóveis. Além da versão tradicional, há várias edições especiais com personagens de franquias populares, bem como versões com cartão no lugar de cédulas, ou para crianças.
Recomendações: 2 a 6 jogadores, a partir de 8 anos
Cara a Cara
Cara a Cara tem uma mecânica especialmente simples: faça uma pergunta que pode ser respondida com Sim ou Não para tentar descobrir o personagem do seu adversário. Além disso, o jogo é indicado para crianças, por ajudar a desenvolver observação. Apesar disso, pode ser bem aproveitado por adultos.
Recomendações: 2 jogadores, a partir de 6 anos
Detetive
O jogo envolve raciocínio dos participantes para tentar descobrir o responsável por um crime. Além do suspeito, é preciso encontrar o local e a arma utilizada. Assim como Banco Imobiliário, também ganhou uma versão mais moderna, que conta com um aplicativo para celular. Assim, é possível receber ligações e vídeos com dicas sobre a resposta do crime no jogo.
Recomendações: 3 a 6 jogadores, a partir de 8 anos
Imagem e Ação 2
Provavelmente um dos jogos mais populares para grandes grupos ou festas. O jogo conta com cartas que indicam algo que deve ser desenhado ou interpretado com mímicas. O jogo, provavelmente, vai garantir bons momentos e boas risadas (ou quem sabe boas discussões)!
Recomendações: 2 jogadores, a partir de 8 anos
Jogo da Vida
Primeiramente, a ideia do jogo é exatamente o que o nome sugere: simular a vida de uma pessoa: Sendo assim, cada jogador precisa cumprir obrigações como estudar e trabalhar e pode até casar e ter filhos. Ao mesmo tempo, precisa encarar desafios para que essa vida seja equilibrada e considerada feliz, para alcançar a vitória.
Recomendações: 2 a 8 jogadores, a partir de 8 anos
Perfil
Mais um ótimo jogo para ser jogado em grupo. Aqui, no entanto, a ideia não é medir habilidades de desenho ou mímica, e sim de conhecimentos gerais. Além disso, os jogadores recebem, e dão, dicas sobre pessoas, coisas, lugares ou anos e os mais rápidos a descobrirem a resposta, ganham mais pontos.
Recomendações: 2 a 6 jogadores, a partir de 12 anos
War
Um dos jogos de tabuleiro clássicos mais populares para fãs de estratégia. O tabuleiro do jogo representa os continentes e algumas nações do planeta, que deve ser conquistado pelos jogadores. Cada um recebe um objetivo e deve combater os adversários para conquistá-lo. As partidas podem demorar horas e incluem possibilidades de alianças e estratégias diversas.
Recomendações: 3 a 6 jogadores, a partir de 10 anos
Jogos de tabuleiro modernos
Colonizadores de Catan
Primeiramente, um dos jogos mais premiados do mundo e considerado o primeiro dos jogos modernos. A mecânica é baseada em estratégia e coloca jogadores em posição de negociação para acumular recursos e construções como cidades, aldeias e estradas ao longo do tabuleiro.
Recomendações: 2 a 4 jogadores, a partir de 12 anos
Zombicide
Um jogo ideal para os fãs de histórias de ação, sobrevivência e zumbis. O jogo se desenvolve em formato cooperativo, em que todos jogam juntos para escapar dos zumbis e cumprir uma missão específica. Além disso, há uma série de miniaturas detalhadas para os jogadores e os zumbis que compõem o jogo.
Recomendações: 1 a 6 jogadores, a partir de 13 anos
Puerto Rico
Puerto Rico é um jogo de estratégia que se passa em Porto Rico, como o nome sugere. Assim, cada jogador administra uma fazenda de produção agrícola. Além disso, deve investir em construções e negociar no mercado comum do jogo. Sobretudo, é um jogo que exige uma estratégia um pouco mais avançada, mas extremamente recompensador para os jogadores
Recomendações: 2 a 5 jogadores, a partir de 14 anos
A Guerra dos Tronos
Inspirado nos livros e na série de mesmo nome, o jogo de tabuleiro coloca jogadores na posição das grandes casas. Cada um deve assumir um importante sobrenome e, além disso, competir pelos territórios da série, com estratégia e intrigas que duram horas.
Recomendações: 3 a 6 jogadores, a partir de 14 anos
Ticket to Ride
Um dos jogos de tabuleiro considerados essenciais para quem quer descobrir jogos modernos. É ideal para iniciantes, crianças e jogos em família. Cada jogador deve investir na construção de ferroviais pelos EUA, enquanto tenta ligar cidades definidas por objetivos específicos.
Recomendações: 2 5 jogadores, a partir de 8 anos
Dixit
Dixit envolve muita imaginação e criatividade para ser jogado. Isso porque utiliza cartas com imagens coloridas e complexas que devem ser descritas de forma misteriosa. Cada jogador descreve uma carta de forma que dê dicas da imagem que tem em mãos, enquanto os outros tentam fazer o mesmo com cartas de sua mão.
Recomendações: 3 a 6 jogadores, a partir de 8 anos
Código Secreto
Publicado anteriormente com o título Codinomes, o jogo é jogado com dois grupos diferentes. Cada grupo é formado por agentes que trocam pistas enigmáticas para tentar descobrir palavras ligadas ao seu time. Entretanto, existe o risco de apontar palavras do time rival, ou ainda palavras proibidas em cada cenário.
Recomendações: 2 a 8 jogadores, a partir de 14 anos
The Resistance
The Resistance é um ótimo jogo para quem gosta de mecânicas de intriga, como o popular Máfia (ou Cidade Dorme). Ele evolui as mecânicas de mistério dividindo os jogadores entre agentes e traidores secretos. Assim, o grupo tenta resolver missões em conjunto, sem saber quem são os traidores.
Coup
Assim como The Resistance, Coup trabalha com mecânicas de blefe. Aqui, no entanto, cada jogador recebe apenas duas cartas que retratam uma das cinco profissões disponíveis no jogo. Cada profissão tem uma habilidade especial única, ou seja, você só pode usá-la se tiver a carta – ou mentir que tem. A decisão, porém, é arriscada, já que se pego na mentira o jogador é punido.
Recomendações: 2 a 10 jogadores, a partir de 10 anos
Black Stories
Este jogo é o mais simples e portátil da lista, mas não significa que é menos divertido. Isso porque consiste apenas num baralho de cartas que conta cona partes de uma história. A partir daí, então, os jogadores precisam fazer perguntas de Sim ou Não para tentar desvendar o que realmente aconteceu no cério completo. Dessa maneira, o jogo não precisa nem mesmo de uma mesa para ser jogado.
Recomendações: 2 a 15 jogadores, a partir de 12 anos
Carcassone
Mais um dos jogos de tabuleiro que mistura simplicidade com cenários de muita estratégia. O jogo consiste apenas em colocar peças sobre a mesa para construir um mapa, mas com possibilidades complexas que permitem diferentes abordagens. Além disso, Carcassone conta com uma série de expansões e até mesmo um campeonato mundial, que acontece na Alemanha.
Recomendações: 2 a 5 jogadores, a partir de 8 anos
Pandemic
Por fim, neste jogo cooperativo, os jogadores trabalham em conjunto para combater várias pandemias. Médicos, engenheiros e políticos devem usar suas habilidades para conter o avanço de doenças e, então, proteger o mundo e vencer o jogo. Por outro lado, as ameaças avançam o tempo todo, dificultando o trabalho dos jogadores.
Recomendações: 2 a 4 jogadores, a partir de 10 anos
Fontes: Zoom, Leiturinha, PromoBit
Imagens: Claudia, Brinka, Encounter, Board Games PG, Board Game Halv, Ludopedia, Barnes & Noble, Caixinha Board Games, Mercado Livre, Bravo Jogos, Finding Neverland, Board Game Halv, Zatu