Curiosidades

La Casa de Papel – História, personagens, sucesso e curiosidades

Sucesso internacional e fenômeno na Netflix, La Casa de Papel ganhou sua terceira temporada e preparamos um resumão para te lembrar de tudo

Por P.H Mota

Recentemente, a Netflix estreou a a quarta parte do fenômeno La Casa de Papel. Ao longo das partes anteriores, um grupo de criminosos invadem a Casa da Moeda Real, na Espanha, para faturar bilhões de dólares.

Mas que tal começarmos do inicio? Inicialmente, desde sua estreia, La Casa de Papel fez tanto sucesso que já ganhou referências em fantasias, artes e até mesmo no funk.

Certamente a série possui um grande apelo popular. Mas o que exatamente atrai tantos fãs e torna La Casa de Papel um dos maiores sucessos da Netflix?

Além de tentar responder essa pergunta de “1 milhão de dólares”, também vamos relembrar os detalhes e acontecimentos da série. Ou seja, preparamos um resumão sobre La Casa de Papel.

Finalmente é hora de revisitar os principais eventos da série até aqui. Quem não viu, entretanto, tome cuidado com os SPOILERS do texto!

Personagens

Primeiramente, a trama da série começa quando o Professor busca criminosos talentosos para a missão perfeita. Assim, ele recruta pessoas com apelidos baseados em cidades ao redor do mundo.

Continua após a publicidade

Professor (Álvaro Morte)

La Casa de Papel - História, personagens, sucesso e curiosidades
Mix de Séries

Intelectual que viveu parte da vida em uma cama de hospital, é o cérebro da operação. Logo após a morte de seu pai, que lhe contava histórias de roubos, ele começa a alimentar uma mistura de orgulho e vontade de vingança. Assim, Serguio Marquina (seu verdadeiro nome) desenvolve o plano do roubo junto com o meio-irmão Andrés de Fonollosa, o Berlim.

Tóquio (Úrsula Corberó)

La Casa de Papel - História, personagens, sucesso e curiosidades
Mix de Séries

Chamada Silene Oliveira, foi encontrada pelo Professor durante uma fuga de um assalto frustrado. Na preparação para o crime narrado em La Casa de Papel, Tóquio quebra as regras do grupo e se relaciona com Rio. Ela tem um comportamento impulsivo que gera problemas para o grupo e inclusive motiva o segundo assalto.

Nairobi (Alba Flores)

La Casa de Papel - História, personagens, sucesso e curiosidades
Mix de Séries

Uma vez que foi abandonada grávida na adolescência, acabou entrando no mundo do crime. Apesar de se especializar com falsificações, perdeu a guarda do filho por isso. Seu nome real é Ágata Jiménez e ela apresenta grandes habilidades de liderança durante o crime.

Berlim (Pedro Alonso)

La Casa de Papel - História, personagens, sucesso e curiosidades
Mix de Séries

Meio-irmão do Professor, se chama Andrés de Fonollosa e é o comandante da operação realizada na Casa da Moeda. Diferente do professor, entretanto, ele é motivado pelo desejo de manter o alto padrão de vida que teve no passado. Além disso, tem uma variação termina de miopatia. Assim como na série, Berlim e o Professor também são irmãos de sangue na vida real. A sugestão do parentesco na série, inclusive, partiu dos dois.

Moscou (Paco Tous)

La Casa de Papel - História, personagens, sucesso e curiosidades
Mix de Séries

Especialista em cavar túneis, precisou se afastar da profissão por sofrer de asma. Sendo assim, começou a trabalhar como serralheiro e se especializou em metais. Eventualmente, isso o levou ao mundo do crime, com roubos de joalherias. Seu nome verdadeiro é Agustín Ramos. Além de participar do roubo, convence o Professor a incluir seu filho, Denver, no grupo.

Denver (Jaime Lorente)

La Casa de Papel - História, personagens, sucesso e curiosidades
Mix de Séries

Filho de Moscou, se chama Ricardo Ramos e é especialista em drogas. Foi colocado no grupo a pedido de seu pai, que queria que ele saísse das ruas.

Continua após a publicidade

Rio (Miguel Herrán)

La Casa de Papel - História, personagens, sucesso e curiosidades
Mix de Séries

Chamado de Aníbal Cortes, é hacker e especialista em pirataria e programação. Rio desenvolve uma relação com Tóquio e gera alguns problemas para o grupo, por causa de sua imaturidade.

Helsinki (Darko Peric)

La Casa de Papel - História, personagens, sucesso e curiosidades
Mix de Séries

Helskin se chama Yashin Dasáyev e tem um passado marcado pela violência. Nascido na Sérvia, ele entrou para o grupo por causa de sua experiência em batalhas e força bruta. Apesar disso, é bastante sensível.

Oslo (Roberto García)

La Casa de Papel - História, personagens, sucesso e curiosidades
G1

Primo de Helskinki, também tem experiência em batalha e nasceu na Sérvia. Seu nome real é Radko Dragic.

Lisboa (Itziar Ituño)

La Casa de Papel - História, personagens, sucesso e curiosidades
Mix de Séries

A princípio, conhecemos a personagem como a inspetora policial Raquel. Ela é responsável por negociar com os criminosos durante o assalto da primeira temporada. Durante o crime, no entanto, é manipulado pelo Professor e eles acabam se apaixonado. Mais tarde, eles se reencontram e ela assume o codinome Lisboa, passando a atuar junto do grupo.

Primeira Temporada de La Casa de Papel

No início de La Casa de Papel, conhecemos Tóquio enquanto ela foge da polícia. É nesse cenário que ela é abordada pelo Professor e conhece o plano e outros integrantes do grupo. O objetivo do crime é enganar a polícia, invadir a Casa da Moeda Real e imprimir dinheiro no local.

Continua após a publicidade

Além disso, há detalhes como o envolvimento do Professor com a inspetora Raquel e o grupo de investigadores. Com o tempo, essa relação mistura elementos de de confiança e paixão, ainda que a mulher tenha a presença do ex-marido Angel em sua vida.

Dentro da Casa da Moeda, o grupo faz reféns, incluindo a filha do embaixador do Reino Unido. Dessa maneira, ela se torna uma importante forma de barganha para que eles garantam a própria segurança durante o crime. Entre as exigências atendidas, eles conseguem receber comida e evitar invasões da polícia no local. Como parte do plano, os reféns ainda são obrigados a vestir os mesmos trajes dos criminosos: macacões vermelhos e máscaras de Salvador Dali.

Eventualmente, alguns reféns passam a trabalhar para o grupo em tarefas como cavar um túnel para fuga. O túnel, entretanto, é apenas uma forma de enganar a polícia, pois a verdadeira fuga está sendo planejada secretamente.

Surgimento dos problemas

La Casa de Papel - História, personagens, sucesso e curiosidades
IMDb

Quebrando uma das regras impostas pelo Professor, Tóquio e Rio começam a se envolver. O relacionamento dos dois gera vários riscos para o grupo e, inclusive, permite que a polícia identifique suas identidades.

Aos poucos, Rio demonstra comportamentos ciumentos, ao mesmo tempo que apresenta problemas com Denver e proximidade com Nairobi. Todo o grupo, no entanto, se une pelo desprezo comum a Berlim. Desde cedo, Berlim demonstra intimidade com o Professor, mas não deixa claro se são parentes, amigos ou mesmo um casal. Apesar dessa intimidade, porém, tem ações de crueldade, frieza e agressividade com o grupo.

No grupo de reféns, o destaque é para os amantes Monica e Arturo. Ele é egoísta e age com resistência diante dos sequestradores, ao mesmo tempo que se recusa a se separar da esposa mesmo com a gravidez de Monica. Decepcionada, a mulher acaba se aproximando de Denver, que quebra a regra de proibição de envolvimento com reféns.

Continua após a publicidade

Eventualmente, Monica coloca o grupo em risco e Denver é obrigado a matá-la para impor medo aos outros reféns. Ele recusa a ordem, mas cria um plano para simular o assassinato. A mulher é colocada dentro de um cofre, apesar de todos acreditarem que ela foi morta. Assim, Moscou, pai do suposto assassino, fica desolado por pensar que seu filho é homicida. Arturo, porém, não acredita que a mulher está morta.

Violência e tensão

La Casa de Papel - História, personagens, sucesso e curiosidades
IMDb

Num ato de impulsividade, Arturo acaba indo para o exterior da Casa da Moeda e é baleado pela polícia. Os criminosos, então, exigem a entrada de um médico no local. Enquanto isso, eles conseguem implantar uma escuta em um dos enfermeiros que, na verdade, era o agente Angel disfarçado.

Deprimido com o suposto homicídio causado pelo filho, Moscou ameaça se suicidar e acaba descobrindo a verdade. Ao mesmo tempo, Denver e Arturo entram em vários conflitos enquanto disputam Monica.

Quando o Professor descobre que Berlim ordenou o homicídio, expõe sua identidade aos policiais, revoltado pela quebra da regra de violência contra reféns. Do lado de fora, ele começa a se envolver com Raquel, tanto por amor como por parte de seu plano. Em um dos momentos de maior risco, ele se disfarça de mendigo para conseguir escapar da polícia. Angel chega a descobrir sua verdadeira identidade, mas adia a revelação por sofrer um grave acidente.

Nesse meio tempo, um dos membros do grupo é ferido de forma mortal. A morte de Oslo acaba dividindo a equipe de assaltantes.

Na conclusão da temporada, o Professor vai com Raquel até a fazenda onde o plano foi desenvolvido. Enquanto isso, os investigadores conseguem reunir provas sobre os integrantes do grupo, o que faz parte do plano do Professor.

Continua após a publicidade

Segunda temporada de La Casa de Papel

A segunda temporada começa no mesmo ponto que a primeira termina. Logo no início, já descobrimos que tudo na fazenda foi planejado para enganar a polícia.

Essa parte da história foca mais nas relações entre o grupo, principalmente entre Raquel e o Professor. Ele precisa lidar com a paixão e a estratégia de enganá-la, enquanto ela continua sem saber que ele é o chefe da quadrilha.

Outro ponto importante da temporada é o desenvolvimento da relação entre Tóquio e Berlim. Eventualmente, ela chega a ser expulsa e capturada pela polícia. Já ele, perde o cargo de líder e é substituído por Nairobi. Esse momento tem uma das frases mais icônicas da série, quando ela declara o início do matriarcado com a frase “Empieza el matriarcado!”. Nesse cenário, Berlim decide aparecer sem máscaras e dá entrevistas que batem recorde de audiência.

Com a prisão de Tóquio, essa temporada também foca no resgate dela. Por causa disso, descobrimos que até a expulsão dela fazia parte dos planos do Professor. Raquel também descobre a verdadeira identidade dele e é acusada de ser cúmplice do crime, uma vez que não consegue prendê-lo.

Por fim, a temporada é encerrada com a morte de Berlim, que se sacrifica para ajudar o grupo a fugir.

Continua após a publicidade

Sucesso da série

La Casa de Papel - História, personagens, sucesso e curiosidades
IMDb

Apesar de ter ficado famosa pela Netflix, a série foi criada pela emissora Antena 3, da Espanha. A princípio, a ideia era lançar uma série limitada. No entanto, a popularidade mundial levou à transmissão na Netflix. Na Espanha, a série foi assistida por mais de 4 milhões de pessoas durante a estreia. O número representa quase o dobro de espectadores do concorrente mais próximo.

Na Netflix, La Casa de Papel se tornou o programa mais assistido de língua não inglesa. Em abril de 2018, quatro meses após seu lançamento, chegou a superar o sucesso de Stranger Things.

De acordo com a crítica Mariola Cubells, o sucesso da série se dá por um aspecto aspiracional. Ou seja, o público é capaz de se identificar com os criminosos que querem ganhar dinheiro sem prejudicar ninguém.

Curiosidades de La Casa de Papel

Bella Ciao

A música cantada pelos assaltantes existe fora da série. Ela foi criada no século XIX por camponeses italianos que lutavam contra a opressão dos patrões. Mais tarde, ela voltou a ficar popular durante a Primeira Guerra, mas com uma letra diferente. Uma terceira versão ainda foi criada pelo partido comunista durante a Segunda Guerra, para combater o fascismo de Mussolini.

Visual de Tóquio

La Casa de Papel - História, personagens, sucesso e curiosidades
Vix

A aparência da personagem foi inspirada em Natalie Portman, no filme O Profissional. Considerada a musa da série por grande parte do público, a atriz se tornou um dos nomes mais relevantes da Espanha e aparece em marcas de maquiagens e linhas de grife.

Continua após a publicidade

Casa da Moeda

La Casa de Papel - História, personagens, sucesso e curiosidades
Super Interessante

Apesar de ser a Casa da Moeda na série, o prédio onde o roubo acontece é o do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha. Isso porque a verdadeira Casa da Moeda não autorizou as filmagens de La Casa de Papel no local.

Início do matriarcado

Além de marcar um dos momentos mais fortes da série, a atriz Alba Flores também faz sucesso em outra produção Netflix. Aos 33 anos, ela aparece no programa Vis a Vis e tem uma família de artistas. Sua mãe é atriz, seu pai é produtor e dois de seus avós também são artistas.

Brasil

La Casa de Papel - História, personagens, sucesso e curiosidades
Educadora

O ator Darko Peric (Helsinki) é fã declarado de cultura brasileira. Quando morava na Iugoslávia, adorava assistir às nossas novelas, além de ser fã da banda Ratos do Porão. Além disso, Jaime Lorente (Denver), é fã do jogador de futebol Marcelo, que atua no Real Madrid. Para completar, Álvaro Morte (Professor) gosta tanto do Brasil que já declarou que reduziria o próprio cachê se fosse para gravar um episódio no Rio de Janeiro.

Perfeccionismo

La Casa de Papel - História, personagens, sucesso e curiosidades
Universo Estendido

A primeira cena da série, quando o Professor recruta Tóquio foi gravada em cinco horas! Além disso, a primeira versão do episódio chegou a ter 52 cortes diferentes antes que um definitivo fosse escolhido para ir ao ar.

Doença de Berlim

La Casa de Papel - História, personagens, sucesso e curiosidades
Metro

A doença que afeta Berlim na história, miopatia de Helmer, não existe de verdade. Pelos sintomas, entretanto, é possível que ele tenha miopatia mitocondrial. O distúrbio é genético e gera a perda progressiva da força nos músculos.

Continua após a publicidade

Outro nome

Antes de se chamar La Casa de Papel, a série teria outro nome: Los Desuchiados. Em espanhol, o nome quer dizer Os Desalojados. Dessa maneira, o nome faria referência ao fato de todos membros do grupo deixarem suas casas antes de entrarem na equipe.

Gravação em ordem

La Casa de Papel - História, personagens, sucesso e curiosidades
We Heart It

Todos os episódios da série forem gravados na mesma ordem que foram ao ar. Por causa disso, os atores só recebiam seus roteiros já nos sets de filmagem. Assim como o público, os atores também não sabiam o que iam acontecer com os personagens antes da hora.

Morte dos personagens

La Casa de Papel - História, personagens, sucesso e curiosidades
Metropolitana FM

A ideia inicial da série incluía a morte de todos os personagens. Além de Berlim, todos teriam alguma doença terminal, o que seria a principal motivação para a realização do roubo.

Fontes: Canal Tech, Resumo Escolar, Omelete, G1, Adoro Cinema, Universo Estendido, Vix

Imagem de destaque: G1

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você