Curiosidades

Leão de Nemeia, quem é? História da primeira tarefa de Hércules

O Leão de Nemeia é um monstro da mitologia grega cujo principal mito tem relação com as 12 tarefas de Hércules, um herói grego do Olimpo.

Por Cecília Fernandes

-

Em primeiro lugar, o Leão de Nemeia é uma figura mitológica cujas origens variam dentro da relação de alguns deuses. No geral, associa-se sua parentalidade à deusa Selene e a Zeus, como fruto da relação extraconjugal que o deus dos deuses teve. Entretanto, existem algumas versões que colocam o leão como filho do Cérbero e Quimera e até mesmo de Tifão e Equidna.

De qualquer modo, esse personagem da mitologia grega era um grande monstro que vivia na planície de Nemeia, no Peloponeso. Basicamente, o Leão de Nemeia vivia no fundo de uma caverna escura, tendo sido concebido por Selene como uma forma de vingança. Sobretudo, a deusa da lua o criou para se vingar dos homens da cidade que haviam a expulsado.

Nesse sentido, o leão é descrito como uma terrível criatura, mas também muito poderosa. Comumente, apresentam o monstro mitológico com garras capazes de perfurar o crânio de seus inimigos, com dentes de uma mordida potente e um tamanho assustador. Porém, o principal mito associado a ele tem relação com as doze tarefas de Hércules.

Mito de Hércules e o Leão de Nemeia

Leão de Neméia. | Wiki | •Acampamento Meio-Sangue• Amino

Primeiramente, Hércules era um dos heróis do Olimpo, sendo treinado pelo centauro Quíron. Porque era um jovem valente, leal e digno, Zeus decidiu iniciá-lo nos mistérios dos deuses gregos. Porém, era necessário que os heróis provassem o próprio valor através de algumas missões, pois assim sua coragem e bondade eram colocadas à prova.

Sendo assim, Zeus escreveu com letras de fogo em uma folha de ouro as chamadas 12 trabalhos de Hércules. Em resumo, essa série de episódios mitológicos são conectados entre si em uma narrativa heroica, cuja principal função é descrever as penitências que o herói cumpriu. Desse modo, a primeira tarefa de Hércules era matar o Leão de Neméia.

No geral, o Leão de Nemeia era uma criatura mitológica indestrutível, pois sua mãe Selene revestiu sua pele com uma poção mágica. Como consequência, nenhuma arma criada pelos homens seria capaz de transpassar sua pele.

Além disso, essa característica transformou o monstro mitológico em uma ameaça aos homens, pois a fera saía de sua caverna todos os dias para devorar os habitantes. Dessa maneira, Zeus decidiu enviar Hércules para resolver o conflito e comprovar a capacidade de vencer os desafios.

A princípio, Hércules acreditou que era uma missão fácil demais, considerando sua força e agilidade no campo de batalha. Contudo, ao entrar na caverna do Leão observou um grande animal indo em sua direção, com olhos brilhosos fixos na figura do herói. Porque estava distraído, Hércules acabou sendo derrotado pelo monstro em uma batalha sangrenta no interior da caverna.

Apesar disso, o herói conseguiu fugir e reunir forças para enfrentar o bicho novamente. Nesse sentido, tentou diversas vezes e com outras ferramentas, utilizando de suas armas e habilidades. Porém, nada foi suficiente para evitar o ataque feroz do animal, que continuou vencendo repetidamente.

A moral do mito

Leão de Nemeia, quem é? História da primeira tarefa de Hércules
Fonte: Portal dos Mitos

Eventualmente, Hércules decidiu enfrentar o leão sem armas, utilizando sua ração ao invés da força física e estratégias de batalha. Desse modo, entrou na caverna pelo lado contrário, como já havia tentado anteriormente. Entretanto, percebeu por essa nova perspectiva que os olhos do Leão de Nemeia eram na verdade espelhos que refletiam a própria imagem.

Sendo assim, o herói grego descobriu que aquela era uma batalha contra si mesmo, e utilizou dessa vantagem para dominar o leão. Como consequência, após uma longa luta, Hércules estrangulou o leão e, por fim, o matou. Além disso, ao tirar o animal da temida caverna, o enviado de Zeus percebeu que o monstro não era tão grande assim.

Por outro lado, analisou os olhos do animal e percebeu que não havia nada dentro além de olhos comuns. Portanto, concluiu que aquela era uma batalha contra si mesmo e seu orgulho, uma que havia vencido com grandes aprendizados.

Por fim, Hércules transformou o pelo do animal em uma túnica, que o tornou indestrutível. Ademais, fez um capacete com cabeça do animal, para sempre se lembrar de que a força não deve superar a razão.

Atribuições do Leão de Nemeia

Leão de Nemeia, quem é? História da primeira tarefa de Hércules
Fonte: MG

Em resumo, o Leão de Nemeia representa o orgulho humano em seus diferentes níveis, mas também a constante luta para vencer as nossas feras internas. Por outro lado, a imagem do leão enquanto animal tem relação com a natureza, pois essa espécie é tida como o rei da floresta. Nesse sentido, a figura mitológica também está associada ao ideal de grandeza e poder em cada indivíduo.

Desse modo, quando a pessoa mata o leão e veste sua pele, no sentido figurado de dominar os próprios medos e inseguranças, significa que ela está se livrando daquilo que a dominava. Assim como fez Hércules, serve como um lembrete da vitória pessoal e da retomada da própria identidade.

Por outro lado, dominar a fera que o Leão de Nemeia representa em cada indivíduo, seja pelo sentimento de vingança ou por defeitos persistentes, indica a vitória sobre o egocentrismo. Ainda que não seja necessariamente o fim do egocentrismo, porque o ego faz parte da natureza humana. Entretanto, pode representar transformar essa característica em algo construtivo.

E aí, gostou de aprender sobre o Leão de Nemeia? Então leia sobre Hidra – Origem, história e curiosidades sobre a criatura mitológica.

Fontes: Eventos mitologia grega | Portal dos mitos | Amino

Imagens: Portal dos mitos MG

Próxima página »

Escolhidas para você