O Uirapuru é um pássaro da Amazônia brasileira, com belo e raro canto, quando canta toda a floresta fica em silêncio para ouvir sua melodia. Diz a lenda que o Uirapuru já foi um jovem índio apaixonado pela esposa do cacique de sua tribo. Os dois se amavam, mas ela já estava casada com o líder da tribo. Então quando o chefe os pegou juntos, ele expulsou o jovem da comunidade.
Para amenizar seu sofrimento, o jovem implorou a Deus Tupã que o ajudasse. Dessa forma, o Deus Tupã simpatizou com sua causa e o transformou em um passarinho cinza que canta poucas vezes por ano uma melodia perfeita e lindamente elaborada.
Então, Uirapuru voltou para a aldeia onde encantou a todos com sua música, principalmente sua amada. Assim, com a benção do Deus Tupã, ele poderia mais uma vez estar perto dela.
Dizem que o canto e a presença do Uirapuru trazem boa sorte. Como resultado, por acreditarem na lenda, ele é bastante procurado que atualmente corre perigo de extinção.
Uirapuru: pássaro exclusivo e raro da Amazônia
O uirapuru possui 12 centímetros de comprimento e pesa pouco mais de 20 gramas. Além disso, possui plumagem pardo-avermelhada, cauda vermelha, bico forte e pés grandes. Exclusiva da floresta amazônica, a espécie vive sozinha ou em casais. No período reprodutivo, macho e fêmea constroem o ninho com folhas secas. Dessa forma, eles procuram espaços em árvores com grandes colônias de formigas para garantir a proteção da estrutura. Essa criaturinha tímida que tem coloração que se mistura com a da floresta, canta apenas ao amanhecer e ao pôr do sol, e somente durante duas semanas por ano.
Outras lendas sobre o uirapuru
Uma outra lenda sobre o uirapuru, conta que havia duas índias apaixonadas pelo mesmo cacique. Sabendo disto, ele prometeu casar com a que tivesse a melhor pontaria na flecha. Após a competição, ele cumpriu o prometido. Entretanto, a índia perdedora, chamada Oribici, chorou tanto que suas lágrimas chegaram a formar um rio. Por outro lado, ela percebeu que o cacique amava muito a sua esposa. Sendo assim, ela optou por desistir daquele amor. Vendo o sofrimento e a resignação da jovem, o grande deus Tupã resolveu ajudá-la. Então, ele a transformou em um pássaro, para que, do alto, ela pudesse sempre ver o seu amado. Além disso, deu-lhe também um canto belíssimo, capaz de enfeitiçar todos os outros pássaros da floresta, compensando-a assim pelo amor não correspondido.
Por fim, existe outra lenda com o mesmo contexto, que destaca que a flecha de uma índia apaixonada atingiu um pássaro de plumas vermelhas e de canto perfeito, transformando-o em um guerreiro forte e belo. Contudo, havia um feiticeiro de aparência deformada, que amava a índia e sentia ciúmes do guerreiro. Sendo assim, ele tocou uma melodia com uma flauta encantada, e fez com que o guerreiro desaparecesse para sempre. Segundo a história, o guerreiro teria se transformado num pássaro de lindo canto que se escondia nas matas da Amazônia. Segundo a lenda, trata-se do próprio Uirapuru.
Curiosidades e superstições sobre o uirapuru
- O uirapuru nunca repete as mesmas frases musicais e, por essa razão, é considerado pelos nativos da floresta como um ser sobrenatural.
- Quando um uirapuru é encontrado morto, não somente o seu corpo, mas algumas partes dele, ou do seu ninho, são vendidos como talismãs em mercados locais.
- Para os índios tupis, quem carregar uma simples pena deste pássaro irá atrair mulheres e terá muita sorte nos negócios. Por sua vez, se uma mulher conseguir um pedaço do seu ninho, isso irá atrair o homem amado.
- Quem ouvir o canto desse pássaro na floresta deverá fazer um pedido, imediatamente, porque ele será realizado.
- Comerciantes compram ‘amuletos de uirapuru’ apenas para deixá-los em uma gaveta do estabelecimento, ou mesmo enterrá-lo na soleira da porta, para atrair dinheiro e clientes.
- É quase impossível adquirir uma pena do Uirapuru, porque os outros pássaros sempre o avisam da presença de predadores. Assim, ele voa para bem longe. Consequentemente, só é possível conseguir penas velhas no chão, quando estas se soltam naturalmente do seu corpo.
Saiba mais sobre outras lendas do folclore brasileiro em: Boitatá, o que é? Origem da criatura nas lendas indígenas
Fontes: Sua Pesquisa, Xapuri, Q Divertido
Fotos: Pinterest