A leptospirose é uma doença infecciosa aguda, causada pela bactéria Leptospira. Bem como se hospeda em animais, como por exemplo os ratos. Desta forma sua transmissão ocorre principalmente por meio da exposição direta ou indireta a urina desses animais.
Assim os microrganismos adentram o corpo humano por meio de pequenas feridas na pele, estando o local imerso a água contaminada. Bem como através de mucosas. Ou seja, a doença acomete normalmente em profissionais que trabalham em fossas, encanamentos e esgotos, assim como em períodos de enchente.
Sendo que o seu período de encubação pode variar de 1 a 30 dias, assim dificultando a descoberta. Desta forma ela pode ser diagnosticada em fase precoce bem como em quadros avançados, sendo eles mais graves. Podendo, então, levar a pessoa a casos fulminantes, bem como causar:
- Insuficiência renal aguda – não oligúrica e hipocalêmica
- Insuficiência renal oligúrica por azotemia pré-renal
- Necrose tubular aguda
- Miocardite – acompanhada ou não de choque e arritmias por distúrbios eletrolíticos
- Pancreatite
- Anemia
- Distúrbios neurológicos (confusão, delírio, alucinações e sinais de irritação meníngea)
Sintomas
Os primeiros sintomas da leptospirose demoram cerca de uma a três semanas para se manifestarem. Portanto, os casos mais comuns, sendo eles descobertos ainda na fase precoce pode ocorrer o amarelamento de pele e olhos, assim como:
- Urina escura, sendo ela em menor quantidade;
- Febre;
- Tosse;
- Dor de cabeça, nas articulações e muscular, principalmente nas panturrilhas;
- Dor ocular;
- Fotofobia;
- Falta de apetite, seguida de náuseas bem como episódios de vômitos;
- Diarreia;
- Vermelhidão ou hemorragia conjuntiva;
Já os casos mais avançados acometem cerca de 15% dos pacientes da doença. Desta forma os sintomas se manifestam de forma tardia, após 1 semana, bem como em quadros clínicas graves, sendo eles:
- Síndrome de Weil – tríade de icterícia, insuficiência renal e hemorragias;
- Síndrome de hemorragia pulmonar – lesão pulmonar aguda e sangramento maciço;
- Síndrome da angustia respiratória aguda – SARA;
- Manifestações hemorrágicas – pulmonar, pele, mucosas, órgãos e sistema nervoso central.
Diagnóstico e Tratamento
Para diagnosticara doença primeiro é necessário observar a presença dos sintomas, e posteriormente realizar exames laboratoriais. Sendo que tal apuração depende da faze em que se encontra a doença.
Fase precoce/inicial:
- Exame direto
- Cultura
- Detecção do DNA pela reação em cadeia da polimerase (PCR)
Fase tardia/avançada:
- Cultura
- ELISA-IgM
- Microaglutinação (MAT)
Nos casos mais leves o atendimento e tratamento é ambulatorial, feito com penicilina, antibiótico que mata bactérias. Já os pacientes mais graves em estágio avançado da doença precisam ser internados na UTI. Assim eles receberão suporte clínico bem como hemodiálises e até ventilação mecânica, caso precisem.
Como se prevenir contra a leptospirose
Para os profissionais que trabalham em fossas, esgotos ou encanamentos é muito importante usar os equipamentos de proteção. Como por exemplo: botas de borracha, uniformes empermeáveis e luvas. Agora, se acontecer uma fatalidade, como enchentes, outros cuidados devem ser tomados.
Desta forma é muito importante não ter contato com a água contaminada, ou seja, só permaneça nela em casos de extrema necessidade. E se tiver contato com ela deve-se lavar as áreas do corpo que foram expostas. Além de descartar os alimentos, roupas e colchões que foram malhados, bem como limpar os moveis e superfícies contaminadas com derivados de cloro.
Doença endêmica no Brasil
A leptospirose é uma doença classificada como endêmica no Brasil, ou seja, típica do local. Assim ela se torna uma epidemia principalmente em períodos chuvosos, onde as enchentes são recorrentes. Sendo que as regiões sul e sudeste são as mais afetadas.
Portando a doença apresenta uma média de letalidade de 9%, ocorrendo principalmente em homens, com idades entre 20 e 49 anos. Bem como a maioria dos casos acontecem especialmente em locais com baixa infraestrutura sanitária. Ou seja, as pessoas que vivem nessas regiões elas acabam sendo expostas a urina de animais.
Então manter uma boa higiene, bem como tomar cuidado em períodos chuvosos é muito importante para combater a doença. E você, já tinha ouvido falar leptospirose? Assim como ela é contraída?
E se gostou do nosso post confira também: Dor de garganta – o que é, causas virais e bacterianas, e como tratá-las
Fontes: Ministério da Saúde e Abril – Saúde
Imagem destacada: A folha do vale