Curiosidades

Linha preta, o que é? Causas, tratamento e como prevenir

Algumas gestantes apresentam uma linha preta vertical na barriga, o que pode causar preocupação. Mas, de acordo com médicos é normal.

A gravidez é um momento muito especial para uma mulher, mas também um momento cheio de dúvidas e expectativas quanto ao que esperar dessa nova fase de sua vida. Pois, as emoções estão ampliadas e o corpo passa por grandes mudanças, entre essas mudanças está a linha preta que aparece na barriga da gestante.

Essa linha preta, também chamada e linha nigra é uma linha vertical de cor escura que costuma surgir na barriga da gestante a partir do quinto mês de gestação. Geralmente, entre a 17° e 20° semana. De acordo com ginecologistas, outras partes do corpo também podem escurecer, como aréolas, axilas, virilha e rosto, por exemplo.

No entanto, não é em todas as mulheres que a linha escura aparece. O que faz com que algumas mulheres questionem se é normal ou não o aparecimento da linha preta ou se há a necessidade de algum cuidado em especial.

O que é a linha preta?

Imagem: Impala

O corpo de uma gestante passa por muitas mudanças, por exemplo, hormonal, emocional e corporal. Por isso, é comum ficar em dúvida sobre cada mudança, como o aparecimento da linha preta ou nigra na barriga.

De acordo com ginecologistas o aparecimento da linha preta é absolutamente normal e está relacionada à produção hormonal que fica fora de controle durante a gravidez. No entanto, a pigmentação escura pode estar relacionada à distensão do músculo do abdômen, já que é normal que quanto mais o bebê cresce, mais o músculo precisa se adequar ao novo tamanho.

Apesar de ser considerado normal, o aparecimento da linha preta costuma atingir cerca de 90% das mulheres gestantes, sendo que com maior frequência em mulheres morenas.

Continua após a publicidade

Causas da linha preta

Imagem: Just Real Moms

A linha preta pode ser causada pelas alterações hormonais que são tão comuns durante uma gravidez. Pois, há um aumento do estrogênio, da progesterona, Beta HCG, da prolactina e de melanócitos que são células que produzem melanina. Consequentemente, provocando o aparecimento da linha nigra na barriga e até mesmo o escurecimento de algumas regiões do corpo.

Outra possível causa é o aumento do abdômen da gestante, pois, para poder acomodar o bebê, o útero e o abdômen se expandem, o que pode causar o aparecimento da linha preta. Ademais, todas as gestantes estão sujeitas ao aparecimento da linha, mas não quer dizer que irá aparecer em todas.

Quando irá desaparecer?

Imagem: Agenda W7

Geralmente, a linha preta desaparece depois de alguns meses após o parto. Portanto, é normal que apareça por volta do quinto ou sexto mês de gestação e desapareça completamente por volta de três meses depois do parto. No entanto, mulheres de pele negra apresentam maior dificuldade para fazer com que a linha desapareça, podendo levar um tempo maior.

Dessa forma, é importante que todas as gestantes tenham alguns cuidados como evitar exposição solar, por exemplo. Pois pode fazer com que a linha nigra e outras áreas do corpo escureçam e fiquem mais difíceis de desaparecer.

Tratamento

Imagem: Revista Abril

Não existe um tratamento para a linha preta, pois ela tende a desaparecer de forma natural e gradual. No entanto, caso a linha vertical persista após o nascimento do bebê, o ideal é procurar por orientação de um dermatologista. Pois, ele poderá indicar uma esfoliação que ajudará a clarear a área escura. Além de indicar o uso de ácido fólico que vai ajudar a regular o aumento da produção dos melanócitos, o que auxiliará no desaparecimento da linha preta.

Como evitar

Imagem: Melhor com Saúde

Apesar de não ter um tratamento específico, existem algumas medidas que vão facilitar o processo de desaparecimento da linha preta na barriga, tais como:

Continua após a publicidade
  • Evitar exposição ao sol sem proteção – tomar sol sem proteção pode dificultar o desaparecimento da linha preta após o parto.
  • Procure manter uma alimentação saudável e equilibrada – consuma alimentos ricos em nutriente, como grãos integrais e folhas escuras.
  • Ingerir ácido fólico – recomendado o uso logo no primeiro trimestre da gravidez, que faz bem para a gestante, para uma gravidez tranquila e para o desenvolvimento do bebê.

Em suma, a linha preta na barriga durante a gestação é normal, não há a necessidade de preocupações, pois ela desaparece normalmente meses depois do parto. Então, para as futuras mamães, fiquem tranquilas e curtam cada etapa da sua gravidez.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Linha preta na unha pode ser sinal de uma doença grave.

Fontes: Mammy Belt, Minha Vida

Imagens: Gravidez online, Impala, Just Real Moms, Agenda W7, Revista Abril, Melhor com Saúde

Próxima página »

Escolhidas para você