Curiosidades

Deméter – Quem foi a deusa da agricultura na mitologia grega

Deméter, a deusa da agricultura e controladora das estações do ano é também protetora das leis sagradas, do casamento e da gestação.

Na mitologia grega, Deméter é considerada a deusa da agricultura. Isso porque, era ela a responsável por nutrir as terras. Deméter é filha de Cronos com Réia.

Além disso, a deusa grega também era vista como a protetora das leis sagradas, do casamento e da gestação.

A deusa teve um filho com Iásion, seu amante, que se chamou Pluto. Contudo, por ciúmes, Zeus enviou ao jovem um raio, matando-o.

Além disso, a deusa da agricultura também teve uma filha com Zeus, seu irmão. A moça se chamava Perséfone. E foi sequestrada por Hades com o consentimento de Zeus que havia prometido a garota a ele.

A história de Deméter

Deméter - Quem foi a deusa da agricultura na mitologia grega
Fonte: Pinterest

Perséfone se casou com Hades no inferno e lá começou a viver. Contudo, Deméter conseguiu fazer um acordo em que a filha pudesse dividir seu tempo, vivendo alguns dias com ela e alguns dias com o marido. Aliás, no inferno Perséfone era a responsável por receber as almas dos mortos.

Enfim, devido aos sentimentos da deusa da agricultura, quando a filha está com ela, é sempre primavera, as plantações florescem e dão bons resultados. Por outro lado, quando Perséfone volta para o inferno, Deméter se afunda em uma grande tristeza, trazendo um longo inverno para os humanos.

Continua após a publicidade

É por esse motivo que Deméter também se tornou conhecida como a deusa das estações do ano. Entretanto, por mais que tentasse, ela não conseguiu trazer a filha de volta para ela. Isso porque Hades fez com que Perséfone comece uma Romã antes de sair do inferno. Conta-se quem quem comia algo do local, não poderia sair de lá.

Problemas com Poseidon

Deméter - Quem foi a deusa da agricultura na mitologia grega
Poseidon e Deméter – Devianart

Perséfone também foi muito desejada por Poseidon, contudo, ela desejava tirar o deus de sua vida. Assim, ela se transformou em uma égua. A ideia não funcionou já que o deus dos mares descobriu seu plano e se transformou em um cavalo para se relacionar com a deusa grega.

Aríon nasceu dessa relação, um cavalo mágico com a capacidade de falar. Deméter, indignada com a atitude de Poseidon, se retirou do Olimpo, deixando as terras inférteis e trazendo uma época de fome para os humanos. Aliás, nesse período passou a ser chamada de Erínia, por sua ira e de Negra, pelo seu luto.

Por fim, Deméter decidiu tomar banho no rio Ládon, um rio poderoso que conseguia apagar as mágoas dentro dos seres. Assim a deusa da agricultura decidiu voltar para o seu local no Olimpo acabando com a infertilidade das terras.

Segunda versão

Perséfone e Hades – Youtube

Uma outra versão da história conta que a infertilidade das terras chegou quando Hades levou Perséfone para o inferno. Como sua conexão com a filha estava ligado diretamente com a natureza, ela acabou parando todas as estações do ano, trazendo uma crise para a Terra.

Ou seja, as plantas pararam de ser produzidas. Além disso, a deusa também abandonou o Olímpo. Com todos os seres passando fome, com a terra estéril e a vida praticamente extinta, Zeus resolveu interferir e resgatar sua filha de Hades.

Continua após a publicidade

Contudo, o deus do inferno fez com que Perséfone comece a Romã, fazendo com que ela tivesse que retornar sempre para o inferno.

Representação de Deméter

Fonte: Pinterest

A deusa viajava bastante junto com Dionísio ajudando os humanos a cuidar de suas plantações. Portanto, ela passou a ser representada em desenhos ou estátuas com uma foice na mão e espigas e papoulas na outra. Além disso, ela também aparece com uma coroa feita de espigas.

Os animais sagrados que a acompanham são o porco e a serpente. Além de ter a tocha como o seu maior símbolo. Por fim, para os romanos, Deméter é reconhecida com a deusa Ceres.

Então, gostou da matéria? Em seguida leia: Deusas gregas – Quem eram as principais divindades femininas do Olimpo

Imagens: Pinterest, Pinterest, Devianart, Youtube e Pinterest

Fontes: Infoescola e Todamateria

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você