Sem sombra de dúvidas Os Simpsons é umas das séries em formato de desenho mais famosa de todos os tempos. Ela conta a história de uma família típica americana, com conflitos além das críticas sociais. Mas quando pensamos em personagens marcantes um deles nos vem à mente, Lisa Simpson.
Filha do meio da família Simpson, Lisa Simpson é filha de Homer e Marge, portanto irmã mais nova de Bart e irmã mais velha de Maggie, um bebê. E por ser muito inteligente, conhecedora de culturas assim como música e história ela é muita das vezes incompreendida.
Contudo, a complexidade da personagem não se limita a apenas a sua inteligência. Sua visão de mundo também é muito diferente da sua família. Seu pai é um homem néscio, seu irmão um baderneiro, portanto a sua vida não é lá essas coisas. Além da constante objeção sobre a sua sexualidade. Porém, para entendermos melhor essa personagem precisamos conhecer melhor a história de Os Simpsons.
Os Simpsons
O seriado americano de comédia Os Simpsons foi criado pelo animador Matt Groening e estreou em 1989 pela Fox Entertainment. O desenho é digamos que uma paródia da família de Groening, autor da série bem como da cultura norte-americana. Portanto ela relata assuntos como sociedade, hábitos e também representações satíricas da condição humana.
Algumas pessoas até dizem que Os Simpsons é uma espécie de forma de representação da filosofia. Assim eles usam de debates éticos e morais para tratar de assuntos sociais. Além de que também existem rumores de que a série já previu muitos acontecimentos dos Estados Unidos e do mundo. Um exemplo deles é uma cena de Donald Trump.
Assim, a família Simpson é formada por Homer, o pai, Marge, a mãe, e seus 3 filhos, Bart, Lisa e Meggie. Portanto Lisa Simpson é a do meio, desta forma Bart é seu irmão mais velho, e a bebê Meggie, a mais nova. Eles vivem em Springfield, uma cidade fictícia que faz referência aos pequenos vilarejos existentes nos Estados Unidos.
Personagens principais
- Homer – Um homem branco da classe trabalhadora. Assim ele não possui tantas ambições, portanto vive em função de comer e ver televisão.
- Marge – Esposa de Homer e uma dona de casa muito responsável, portanto cuida dos filhos e dor lar.
- Bart – O filho mais velho, logo uma cópia do pai. Desta forma ele não possui ambições bem como aspirações acadêmicas ou profissionais.
- Lisa – A filha do meio de Homer e Maggie. Uma menina extremamente inteligente, porém precoce, por isso constantemente levanta questionamentos sobre a vida e o mundo.
- Maggie – A filha mais nova, que ainda é um bebê.
A complexidade de Lisa Simpson
A personagem Lisa Simpson é claramente diferente do resto de sua família. Desta forma, ela se destaca dos demais pois possui conhecimentos avançados sobre culturas, música, literatura dentre outras coisas. Ou seja, uma garota muito inteligente bem como sempre está em busca de novos conhecimentos.
Por conta disso ela sempre se questiona sobre a vida, além de não se conformar em viver em uma cidade simples e pequena. Razão essa que sempre a afasta dos outros, desta forma ela tem dificuldades em fazer amigos bem como nunca consegue encontrar a felicidade.
Assim, no decorrer da história, mais precisamente depois do fim da “era dourada” de Os Simpsons. Portanto história deixou de ser um humor incoerente e programado de forma mais leve. E a partir disso observamos um maior aprofundamento de cada um dos personagem assim como o seu desenvolvimento.
Então, constantemente Lisa Simpson foi mais explorada como uma pessoa diferente. Portanto muitas das vezes foi taxada como “‘sabichona” por sempre querer aprender mais e mais. E assim ela foi construída uma personagem solitária com comportamentos depressivos.
A visão da inteligência
Diante disso podemos observar uma crítica bem como um preconceito social as pessoas inteligentes. Ou seja, pessoas com mentes brilhantes não alcançam a felicidade. Desta forma a inteligente seria algo que impediria a satisfação por meio das coisas cotidianas.
Porém não existe exatamente uma explicação para este julgamento, onde pessoas excepcionais nunca encontrarão a felicidade. Tal ideia vem do mito de que a ignorância é uma dádiva. Assim como não entender ou não saber de determinada coisa não é algo ruim.
A sexualidade de Lisa
Outro ponto muito questionado sobre a personagens de Lisa Simpson é a sua sexualidade. Então, mesmo que tal assunto nunca tenha sido esclarecido na série várias situações indicam que Lisa pode ser bissexual. Diante disso, em 2019 um produtor de Os Simpsons revelou que Lisa iria ser revelar bissexual.
Em sua fala para o Jornal Metro, Al Jean disse que tal assunto será introduzido na série por meio de um episódio que ainda será lançado. O episódio mostrará Lisa e Bart no futuro. Lisa será apresentada como presidente dos Estados Unidos bem como em uma relação lésbica poliamorosa.
E você, gosta da série Os Simpsons?
E se gostou do nosso post confira também: Por que os Simpsons são amarelos e por que todos os desenhos animados usam luvas?
Fontes: A mente é maravilhosa e Observatório G
Imagem destacada: Band