Curiosidades

30 livros que viraram filmes que ganharam o Oscar

Livros que viraram filmes e ganharam Oscars, muitas vezes revelam que este é o casamento perfeito entre criatividade e imaginação.

Adaptar livros para filmes é uma prática comum feita por cineastas em todo o mundo, mas você notou a tendência recente de filmes adaptados a livros ganharem Oscars?

Filmes que são adaptados de romances sempre se mostraram bem-sucedidos em receber as principais honras na cerimônia de premiação de elite inúmeras vezes. Mas mesmo as séries de TV que são adaptadas de livros parecem estar despertando muito interesse.

Desde Forrest Gump até o recente A Garota Dinamarquesa, esses filmes foram representações visuais das mentes dos autores, para serem vistos e ouvidos universalmente.

A seguir estão alguns dos livros, listados em ordem cronológica, que viraram filmes e impressionaram o público em todo o mundo!

30 livros que viraram filmes que ganharam o Oscar

1. O Discurso do Rei (vencedor em 2011)

Categorias: melhor filme, melhor ator, melhor diretor e melhor roteiro original.
Livro: O Discurso do Rei: Como Um Homem Salvou a Monarquia Britânica, de Peter Conradi e Mark Logue
Sinopse:

O Príncipe Albert da Inglaterra deve ascender ao trono como Rei George VI, mas ele tem um problema de fala. Sabendo que o país precisa que seu marido seja capaz de se comunicar perfeitamente, Elizabeth contrata Lionel Logue, um ator australiano e fonoaudiólogo, para ajudar o Príncipe a superar a gagueira.

Com efeito, uma extraordinária amizade desenvolve-se entre os dois homens, e Logue usa meios não convencionais para ensinar o monarca a falar com segurança.

2. Quem Quer Ser um Milionário? (vencedor em 2009)

Categorias: melhor filme, melhor trilha sonora original, melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor mixagem de som e melhor montagem.
Livro: Sua Resposta Vale um Bilhão, de Vikas Swarup
Sinopse:

Jamal Malik é um rapaz de 18 anos que teve uma infância muito difícil, lidando com a violência e a miséria na Índia. Ele é chamado para participar da versão indiana do famoso programa de TV “Quem quer ser um milionário?” e sua experiência de vida o ajuda a responder as perguntas do show. Porém, a polícia desconfia da honestidade de Jamal, que deve provar sua inocência.

3. Onde os Fracos não Têm Vez (vencedor em 2008)

Categorias: melhor filme, melhor ator coadjuvante, melhor diretor e melhor roteiro adaptado.
Livro: Onde os Velhos não Têm Vez, de Cormac McCarthy
Sinopse:

Enquanto caçava, Llewelyn Moss encontrou vestígios de uma venda de drogas. Apesar de saber que não deve, ele não resiste e leva o dinheiro encontrado com ele.

O caçador se transforma em caça quando o impiedoso assassino Chigurh encontra seus rastros. Como se não bastasse um matador atrás de Moss, o xerife também passa a procurá-lo.

4. Menina de Ouro (vencedor em 2005)

Categorias: melhor filme, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor diretor.
Livro: Menina de Ouro, de F.X. Toole
Sinopse:

Frankie Dunn é um veterano treinador de boxe de Los Angeles que mantém quase todos a uma certa distância, exceto o velho amigo e sócio Eddie Dupris.

Quando Maggie Fitzgerald, uma operária transferida de Missouri, chega ao ginásio de Frankie em busca de sua experiência, ele fica relutante em treinar a jovem. Contudo, quando cede ao seu jeito reservado, os dois formam um vínculo muito próximo que inevitavelmente mudará suas vidas.

5. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (vencedor em 2004)

Categorias: melhor filme, melhor canção original, melhor trilha sonora original, melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor efeitos visuais, melhor mixagem de som, melhor figurino, melhor montagem, melhor direção de arte, melhor maquiagem.
Livro: O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, de J.R.R. Tolkien
Sinopse:

O confronto final entre as forças do bem e do mal que lutam pelo controle do futuro da Terra Média se aproxima. Sauron planeja um grande ataque a Minas Tirith, capital de Gondor, o que faz com que Gandalf e Pippin partam para o local na intenção de ajudar a resistência.

Um exército é reunido por Theoden em Rohan, em mais uma tentativa de deter as forças de Sauron. Enquanto isso, Frodo, Sam e Gollum seguem sua viagem rumo à Montanha da Perdição para destruir o anel.

6. Uma Mente Brilhante (vencedor em 2002)

Categorias: melhor filme, melhor atriz coadjuvante, melhor diretor, melhor roteiro adaptado.
Livro: Uma Mente Brilhante, de Sylvia Nasar
Sinopse:

John Forbes Nash Jr. é reconhecido como gênio da matemática aos 21 anos. Cedo, casa-se com uma bela mulher, mas logo começa a dar sinais de esquizofrenia. Após anos de luta contra a doença, ele acaba ganhando o prêmio Nobel.

7. O Paciente Inglês (vencedor em 1997)

Categorias: melhor filme, melhor atriz coadjuvante, melhor diretor, melhor trilha sonora original, melhor fotografia, melhor mixagem de som, melhor figurino, melhor montagem e melhor direção de arte.
Livro: O Paciente Inglês, de Michael Ondaatje
Sinopse:

No final da Segunda Guerra Mundial, um desconhecido, que teve queimaduras generalizadas quando seu avião foi abatido e ficou conhecido apenas como o paciente inglês, acaba recebendo os cuidados de uma enfermeira canadense.

Gradativamente, ele começa a narrar o grande envolvimento que teve com a mulher do seu melhor amigo e como esse amor foi fortemente correspondido. Entretanto, outros detalhes parecem não vir à sua lembrança, como se ele quisesse que tais fatos continuassem enterrados e esquecidos.

8. A Lista de Schindler (vencedor em 1994)

Categorias: melhor filme, melhor trilha sonora original, melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor montagem e melhor direção de arte.
Livro: A Lista de Schindler, de Thomas Keneally
Sinopse:

O alemão Oskar Schindler viu na mão de obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica.

O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso, transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da história, pois este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus em plena luta contra o extermínio alemão.

9. O Silêncio dos Inocentes (vencedor em 1992)

Categorias: melhor filme, melhor ator, melhor atriz, melhor diretor e melhor roteiro adaptado.
Livro: O Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris
Sinopse:

Uma jovem e talentosa agente do FBI é aconselhada pelo Dr. Hannibal Lecter, um psiquiatra brilhante e também um psicopata violento e canibal, a fim de conseguir capturar outro assassino.

10. Dança com Lobos (vencedor em 1991)

Categorias: melhor filme, melhor trilha sonora original, melhor roteiro adaptado, melhor diretor, melhor fotografia, melhor mixagem de som e melhor montagem.
Livro: Dança com Lobos, de Michael Blake
Sinopse:

No período da Guerra Civil Americana, o jovem militar John Dunbar cria uma estratégia não violenta de aproximação com índios Sioux. Os indígenas, que acham curiosa a amizade de Dunbar com um lobo, passam a conviver de forma afetuosa com o tenente.

11. Entre Dois Amores (vencedor em 1986)

Categorias: melhor filme, melhor diretor, melhor trilha sonora original, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor mixagem de som, melhor direção de arte.
Livro: A Fazenda Africana, de Isak Dinesen
Sinopse:

A aristocrata e fazendeira Karen Blixen viaja à África para juntar-se a seu marido Bror, um investidor de café. Após descobrir que Bror é infiel, Karen se apaixona pelo caçador Denys, mas percebe que ele prefere uma vida mais simples comparada com a que ela vive.

Os dois permanecem juntos até o destino forçar Karen a escolher entre seu amor e seu crescimento profissional.

12. Laços de Ternura (vencedor em 1984)

Categorias: melhor filme, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor diretor e melhor roteiro adaptado,
Livro: Laços de Ternura, de Larry Mcmurtry
Sinopse:

Enquanto a viúva Aurora dribla seus admiradores, a filha Emma enfrenta o lado duro da vida de casada. Ela descobre que o marido de sua professora está tendo um caso com um dos estudantes. Todavia, uma surpresa ainda maior a aguarda depois de uma consulta médica de rotina.

13. Gente Como a Gente (vencedor em 1981)

Categorias: melhor filme, melhor diretor, melhor ator coadjuvante e melhor roteiro adaptado.
Livro: Gente Como a Gente, de Judith Guest
Sinopse:

Adolescente se culpa após o irmão ter morrido afogado em seu barco. Apesar de intensivas sessões de terapia, ele não consegue se libertar da crença de que deveria ter morrido em seu lugar e seus pais também não oferecem muito consolo.

14. Um Estranho no Ninho (vencedor em 1976)

Categorias: melhor filme, melhor ator, melhor atriz, melhor diretor e melhor roteiro adaptado.
Livro: Um Estranho no Ninho, de Ken Kesey
Sinopse:

Ambientado em uma clínica psiquiátrica, o filme conta a história de Randall McMurphy, um indivíduo de espírito livre que termina lá fugindo da prisão e lidera os pacientes em uma rebelião contra a equipe opressivai, chefiada pela enfermeira Ratched.

15. O Poderoso Chefão (vencedor em 1973)

Categorias: melhor filme, melhor ator e melhor roteiro adaptado,
Livro: O Poderoso Chefão, de Mario Puzo
Sinopse:

Uma família mafiosa luta para estabelecer sua supremacia nos Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial. Uma tentativa de assassinato deixa o chefão Vito Corleone incapacitado e força os filhos Michael e Sonny a assumir os negócios.

16. A Noviça Rebelde (vencedor em 1966)

Categorias: melhor filme, melhor trilha sonora original, melhor diretor, melhor mixagem de som e melhor montagem.
Livro: A Noviça Rebelde, de Agathe Von Trapp
Sinopse:

No fim dos anos 30, pouco antes da Segunda Guerra, uma noviça que vive num convento, mas não consegue se adaptar às regras religiosas, vai trabalhar como governanta de um capitão viúvo com sete filhos e leva alegria de novo à casa.

17. As Aventuras de Tom Jones (vencedor em 1964)

Categorias: melhor filme, melhor diretor, melhor trilha sonora original e melhor roteiro adaptado.
Livro: Tom Jones, de Henry Fielding
Sinopse:

No século 18, Tom Jones é um notório playboy e mulherengo. Ele se apaixona por Sophie Western, mas não consegue resistir aos encantos de outras mulheres.

18. Lawrence da Arábia (vencedor em 1963)

Categorias: melhor filme, melhor diretor, melhor trilha sonora original, melhor fotografia, melhor mixagem de som, melhor montagem e melhor direção de arte.
Livro: Lawrence da Arabia, a Miragem de uma Guerra no Deserto, de Adrian Greaves
Sinopse:

Graças ao seu conhecimento dos beduínos, o oficial britânico T.E. Lawrence é enviado à Arábia para encontrar o príncipe Faisal e servir de ligação entre árabes e ingleses na luta contra os turcos.

Com a ajuda do nativo xerife Ali, Lawrence se rebela contra as ordens de seus superiores e enfrenta uma jornada através do deserto para atacar um porto turco bem protegido.

19. Gigi (vencedor em 1959)

Categorias: melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor figurino, melhor montagem, melhor direção de arte e melhor música original.
Livro: Gigi, de Colette
Sinopse:

Gaston é um irrequieto milionário que pula de mulher em mulher, enquanto cultiva um relacionamento platônico com a jovem Gigi. Quando ela amadurece e se recusa a ser amante de alguém, Gaston precisa escolher entre ela e o seu estilo de vida.

20. A Ponte do Rio Kwai (vencedor em 1958)

Categorias: melhor filmes, melhor ator, melhor diretor, melhor trilha sonora original, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia e melhor montagem
Livro: A Ponte do Rio Kwai, de Pierre Boulle
Sinopse:

O filme trata de prisioneiros de guerra que são forçados a construírem uma ponte para ajudar seus inimigos. No entanto, oficiais britânicos e americanos planejam explodir a estrutura, mas o comandante da construção da ponte tem outros planos.

21. A Volta ao Mundo em 80 Dias (vencedor em 1957)

Categorias: melhor filme, melhor roteiro adaptado, melhor montagem, melhor fotografia e melhor trilha sonora.
Livro: A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne
Sinopse:

O filme acompanha o nobre inglês Phileas Fogg (David Niven) que aposta 20.000 libras com seus colegas do Clube Reformatório de Londres de que ele consegue dar a volta no planeta em exatamente 80 dias.

Ao lado do engenhoso valet Passepartout (Mario Moreno), ele busca cumprir o seu objetivo com aventuras em todos os continentes, acaba conhecendo e se encantando pela bela viúva Aouda (Shirley MacLaine), ao mesmo tempo que, em uma conspiração, é acusado de ter roubado o dinheiro que investiu na aposta.

22. A Um Passo da Eternidade (vencedor em 1954)

Categorias: melhor filme, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor mixagem de som, melhor montagem e melhor fotografia: preto e branco.
Livro: A Um Passo da Eternidade, de James Jones
Sinopse:

Em um alojamento do exército havaiano, nos dias que antecedem o ataque ao Pearl Harbor, um soldado solitário e campeão de boxe, “Prew”‘ Prewitt (Montgomery Clift), se recusa a lutar, preferindo tocar clarinete.

O rapaz é submetido a uma série de torturas e punições sob a ordem do severo capitão Holmes (Philip Ober). Enquanto isso, a esposa do capitão inicia um romance com o sargento Warden (Burt Lancaster), sem o conhecimento de Holmes.

23. A Grande Ilusão (vencedor em 1950)

Categorias: melhor filme, melhor ator, melhor atriz coadjuvante.
Livro: A Grande Ilusão, de Robert Penn Warren
Sinopse:

Willie Starck acusa políticos desonestos pela queda de uma escola em sua cidade rural e ascende ao poder. Com isso, ele precisa lidar com traições, denúncias de corrupção e falcatruas que acabam por miná-lo.

24. Farrapo Humano (vencedor em 1946)

Categorias: melhor filme, melhor ator, melhor diretor e melhor roteiro adaptado.
Livro: Farrapo Humano, de Charles Jackson
Sinopse:

O retrato dilacerante de um alcoólatra, cujo vício consome a carreira, devasta o convívio social e assola sua vida amorosa.

25. Rosa de Esperança (vencedor em 1943)

Categorias: melhor filme, melhor atriz, melhor diretor, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro adaptado e melhor fotografia: preto e branco.
Livro: baseado numa série de colunas de Jan Struther para o Jornal The Times
Sinopse:

Os Minivers, família com boas condições financeiras, presenciam os primeiros meses da Segunda Guerra Mundial. Clem Miniver é um homem bem-sucedido e sua amável esposa Kay é a responsável pela união da família.

Vin, o primogênito da família, está de volta a sua casa após anos na universidade e apaixona-se por sua vizinha. Entretanto, o jovem terá de se separar de seu amor e de sua família para se juntar à Força Aérea Real.

26. Como Era Verde o Meu Vale (vencedor em 1942)

Categorias: melhor filme, melhor diretor, melhor ator coadjuvante, melhor direção de arte: preto e branco e melhor fotografia: preto e branco.
Livro: Como Era Verde o Meu Vale, de Richard Llewellyn
Sinopse:

Aos 60 anos, Huw Morgan relembra sua vida quando garoto em uma pequena cidade mineradora. Suas reminiscências revelam a desintegração da unida família Morgan e de seus dedicados pais, enquanto capta os sentimentos e problemas da época.

27. Rebecca, A Mulher Inesquecível (vencedor em 1941)

Categorias: melhor filme e melhor fotografia: preto e branco.
Livro: Rebecca, A Mulher Inesquecível, de Daphne Du Maurier
Sinopse:

Rebecca é um filme de suspense e romance dirigido por Ben Wheatley e escrito por Jane Goldman, Joe Shrapnel e Anna Waterhouse. É baseado no romance de 1938 do mesmo nome de Daphne du Maurier.

28. ‘…E o Vento Levou’ (vencedor em 1940)

Categorias: melhor filme, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor montagem, melhor direção de arte e Oscar honorário.
Livro: E o Vento Levou, de Margaret Mitchell
Sinopse:

Scarlett O’Hara é uma jovem mimada que consegue tudo o que quer. No entanto, algo falta em sua vida: o amor de Ashley Wilkes, um nobre sulista que deve se casar com a sua prima Melanie.

Tudo muda quando a Guerra Civil americana explode e Scarlett precisa lutar para sobreviver e manter a fazenda da família.

29. O Grande Motim (vencedor em 1936)

Categorias: melhor filme
Livro: O Grande Motim, de Charles Nordhoff e James Norman Hall, baseado num caso real.
Sinopse:

Roger é um oficial da marinha que acompanha os capitães Bligh e Fletcher em uma viagem para o Taiti. Bligh mostra-se um tirano brutal e, após seis meses, Fletcher inicia um motim. Roger não toma partido, mas, assim mesmo, envolve-se no conflito.

30. Grande Hotel (vencedor em 1932)

Categorias: melhor filme
Livro: Menschen im Hotel, de Vicki Baum
Sinopse:

Luxuoso hotel em Berlim vive dias de tédio até a chegada de um grupo de hóspedes que inclui um aristocrata arruinado, um balconista doente, um cruel magnata, uma bela e intrigante taquígrafa e uma linda e melancólica bailarina.

Fontes: Pensador, Estante Virtual, Biblioteca UCS, Literalmente Uai, Além do Livro, Rolling Stone

Outros conteúdos que podem interessar:

10 melhores livros de Agatha Christie ao longo da história

Melhores livros de romance da história: dos clássicos aos contemporâneos

Livros de Stephen King – Melhores obras do mestre do terror

Livros de Jane Austen – Melhores romances da autora

Obras de Monteiro Lobato – 12 livros para conhecer o trabalho do autor

O Hobbit – Tudo que você não sabia sobre o livro e os próprios Hobbits

Próxima página »

Escolhidas para você