Selena Gomez, Lady Gaga, Astrid Fontenelle e Michael Jackson são algumas das celebridades que viraram notícia após revelarem que tem lúpus. O nome científico da doença é Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), sendo uma doença autoimune. Esse tipo de doença faz com que seu sistema imunológico ataque órgão e tecidos saudáveis. Não se sabe a causa da lúpus, apesar de existirem muitos estudos sobre a doença.
Lúpus é uma das doenças autoimunes mais comuns e graves. Ela faz com que seu corpo produza mais anticorpos que o necessário, onde posteriormente eles atacarão tecidos e órgãos saudáveis. A pele é o alvo mais comum da doença, mas articulações, rins, cérebro, sistema nervoso e pulmões, também podem sofrer com a mesma.
Em seguida confira agora as causas, os tipos de lúpus, os sintomas e informações sobre prevenção e tratamento:
Causas da lúpus
Como dito anteriormente, não se sabe ao certo o que causa a lúpus, apesar de existirem muitos estudos com teorias sobre ela. Alguns dados são importantes antes de apresentarmos os principais pontos. Cerca de 70% a 90% dos casos de lúpus diagnosticados são em mulheres entre 14 e 45 anos, ou seja, mulheres em idade fértil. Embora esse seja o perfil da maioria dos casos homens também podem desenvolver a doença, assim como bebês e pessoas idosas.
A combinação de 2 ou mais fatores listados a seguir podem causar lúpus:
- Causas genéticas (um gatilho pode despertar a doença caso seja genética)
- Causas ambientais (hábitos não saudáveis podem despertar a lúpus)
- Causas hormonais
- Causas infecciosas (infecções também podem ser um gatilho para a doença)
- Causas por medicamento (medicamentos também podem ajudar no aparecimento da LES)
Por fim, é bom lembrar quais são os principais fatores de riscos. Mulheres dos 14 aos 45 anos, qualquer pessoa dos 15 aos 40 anos e também é bom ficar de olho na estenia. Mulheres negras e asiáticas tem de 3 a 4 vezes mais chances de desenvolver lúpus.
Tipos
Lúpus não é uma doença simples, dessa forma existem 4 formas que ela pode desenvolver no corpo de cada pessoa.
- Lúpus neonatal: mulheres que tem lúpus e estão grávidas devem ficar atentas a esse tipo de lúpus. O bebê pode apresentar diversas erupções na pele, problemas no fígado e também problemas no sangue. A doença tem grandes chances de desaparece em alguns meses, mas o acompanhamento médico é imprescindível em casos como esse.
- Lúpus induzido por drogas: como citado anteriormente, ela acontece quando a pessoa toma certos tipos de medicamento. Os sintomas serão os mesmos dos citados no próximo tópico, e tem grandes chances de desaparecer quando o tratamento com o remédio acabar. Dentre os principais remédios que podem causar isso estão a hidralazina, procainamida e a isoniazida. Os dois primeiros são usadas para tratar doenças cardíacas e o terceiro é usado para tratar tuberculose.
- Lúpus Discoide: também chamado de lúpus eritematoso cutâneo crônico, esse tipo da doença afeta apenas a pele. Erupções cutâneas aparecem pela pele, geralmente nas partes expostas como rosto, braços, couro cabelo e orelhas.
- Lúpus Sistêmico: esse é tipo mais comum da doença, podendo afetar todos os órgão e tecidos citados anteriormente. No entanto, existem níveis de gravidade e por isso algumas pessoas têm poucos problemas com a doença e outras sofrem mais com a mesma. Pessoas com Lúpus Discoide podem ter seu quadro agravado evoluindo para o Lúpus Sistêmico.
Sintomas
Os sintomas da doença são bem diversos, além disso eles podem surgir de uma hora para outro ou gradualmente. Como os sintomas são muitos, é muito fácil confundir com outras doenças, então é sempre bom procurar alguma profissional para fazer o diagnóstico correto. Confira os sintomas que podem variar de intensidade e também entre eles:
- Manchas vermelhas no rosto, pescoço, peito e cotovelos
- Dor ao respirar
- Dores de cabeça
- Inchaço e vermelhidão ao redor das unhas
- Feridas na boca e ao redor dos lábios
- Dores nas articulações
- Queda de cabelo
- Sensibilidade a luz solar
- Febre
- Fadiga
- Rigidez muscular
- Linfonodos aumentados
Existem também os sintomas específicos, já que a lúpus pode atacar diferentes partes do corpo:
- Coração: arritmia cardíaca
- Pele: erupções graves, coloração da pele irregular
- Pulmão: insuficiência respiratória e tosse com sangue
- Sistema digestivo: dores abdominais, náuseas e vômito
- Cérebro e sistema nervoso: convulsões, dormência, formigamento, problemas de visão e cefaleia.
Tratamento
Para o disgnóstico e tratamento da lúpus, deve-se procurar um profissional especializado primordialmente. Serão feitos radiografias, exames físicos, biópsias de partes supostamente afetadas, hemograma, exame de urina e sobretudo, exames para verificação dos anticorpos.
Com relação ao tratamento, como lúpus ainda não tem cura, é feito o tratamento e acompanhamento dos sintomas. A pessoa portadora da doença pode viver uma vida normal, mas tomando alguns medicamentos e tendo alguns cuidados de acordo com o seu tipo de doença.
- Dentre os principais tratamentos estão:
- Anti-inflamatórios
- Protetor solar
- Corticoide para lesões na pele
- Hidroxicloroquina
O hidroxicloroquina é um anti-inflamatório usado para qualquer pessoa com lúpus, seja ela grave ou não, contudo existem rejeições que devem ser vistas com o médico responsável. Utilizar esse medicamente no tratamento contra a doença diminuí consideravelmente a taxa de mortalidade da doença.
Por conta da doença não ter cura, o paciente precisa tomar diversos cuidados em sua vida para que a doença não se agrave. Além disso, a supervisão deve ser ainda maior para o coração, os rins e o pulmão. Uma vez que a doença atinge esses órgãos, pode ser difícil a recuperação.
Em seguida, confira algumas dicas para quem sofre doença:
- Evitar o sol
- Evitar bebidas alcoólicas
- Não fumar
- Ter um bom repouso
- Ter uma alimentação equilibrada
- E acima de tudo, buscar auxílio psicológico
Em suma, esta é uma doença que pode ser difícil de conviver e por isso é importante ter ajuda psicológica, a fim de evitar depressão e mudanças de humor.
E aí, o que achou da matéria? Comenta aí, compartilha com quem precisa saber disso e caso tenha gostado, é provável que vá gostar dessa aqui: 12 celebridades com doenças incuráveis e você não sabia
Fontes: GoV Saúde, Manual MSD, Saúde
Imagens de destaque: Rheumatology Advisor
2 comentários em “Lúpus, o que é? – Causas, sintomas, tipos e tratamento”