Curiosidades

Lutas, 7 modalidades principais que influenciam o MMA

Hoje em dia as lutas ganharam um destaque a mais nas mídias. Por isso, separamos 7 lutas especiais que influenciam o MMA nos dias de hoje

Por Emilly Krishna

-

O assunto de hoje é sobre lutas. Exatamente, hoje as coisas aqui serão um pouco mais agressivas.

Na verdade, isso é o que a maioria das pessoas pensam quando se fala em lutas, mas a realidade nem sempre é essa. Basicamente, algumas lutas buscam não só a defesa pessoal, elas buscam também um treinamento do intelecto, como por exemplo, o karatê.

Entretanto, hoje separamos algumas lutas que são grandes influenciadoras do MMA nos dias de hoje. Primeiramente a palavra MMA em inglês significa, Mixed Martial Arts, enquanto no português significa, “Artes Marciais Mistas”.

Basicamente, essas artes são atividades que desenvolvem o corpo e queimam muitas calorias, e cada vez mais atrai muitos praticantes. Além do mais elas incluem golpes de luta em pé e técnicas de luta no chão. Para lhe explicar melhor separamos 7 lutas que fazem parte do MMA nos dias de hoje.

7 lutas que influenciam o MMA

Jiu-jitsu

Gosta de lutas? Então fique ligado que separamos 7 especiais pra você

Essa é uma luta corporal que permite o domínio do adversário. Basicamente, ela não utiliza da própria força, mas sim da força do oponente, desarmando os pontos fortes do adversário.

É uma luta que supera as adversidades com a própria força do oponente inclusive, não importa o tamanho do adversário, o que é levado em conta são as técnicas aplicadas, as quais forçam a submissão. Entretanto ela é uma luta eficiente no chão, além também de ser considerada como uma “arte suave”.

Basicamente, é uma luta que é acessível para qualquer pessoa, até mesmo para uma pessoa frágil. Até porque, o intuito dela é exatamente esse, é fazer com que uma pessoa frágil consiga se defender, mesmo o adversário sendo uma pessoa bem mais forte e alta.

Muay thai

Gosta de lutas? Então fique ligado que separamos 7 especiais pra você

Quando se fala em Muay thai a maioria das pessoas remetem ao lutador Anderson Silva, que hoje é o mais conhecido nessa categoria. Entretanto essa luta é uma arte marcial, que tem origem Tailandesa, e também é conhecida como um Boxe Tailandês.

Basicamente, é uma luta com movimentos contundentes, ela usa métodos mais agressivos, que vai de corpo a corpo. Além de também usar quase todos os membros do corpo humano como armas de combate. Entretanto, nessa luta o que comanda são os socos, chutes, joelhadas e cotoveladas.

Em muitos casos ela pode ser usada como uma luta para tirar o stress, como faz uso de movimentos explosivos, descarrega o corpo da pessoa, além também de aprender formas de se defender. Entretanto, seu objetivo mesmo é deixar os adversários sem sentidos, ou ainda melhor, fazer com que eles desistam.

Judô

Gosta de lutas? Então fique ligado que separamos 7 especiais pra você

Essa luta ela serve tanto para atacar como também para defender, e o que é melhor, usando apenas a força do seu próprio corpo. Ela objetiva em derrubar o adversário, como forma de defesa pessoal.

Além de fortalecer o corpo físico, a arte Judô, fortalece também o físico, a mente e o espírito do lutador. Além do mais, ela tem uma concepção filosófica por trás, a qual objetiva que o praticante de judô cresça primeiramente como pessoa, tanto é que a palavra Judô significa “caminho suave”.

Wrestling

Gosta de lutas? Então fique ligado que separamos 7 especiais pra você

Essa luta no Brasil é mais conhecida como “luta livre”, a qual não é utilizada nenhum tipo de arma, além da força física. Ela também é uma das lutas que mais influenciaram o MMA. Basicamente, ela não é muito diferente do Judô, pois também procura o desgaste e a derrubada do oponente

Entretanto, ela tem diferenças do judô, como por exemplo, a isometria. Ou seja, de acordo com Diogo Souza, coordenador de MMA da Team Nogueira Academia, no Rio de Janeiro, que também é lutador de wrestling, afirmou que, além de derrubar o oponente, os lutadores conseguem também segurá-lo um bom tempo no chão.

Até porque, o wrestler tem capacidade de manutenção de força por um longo período. E é exatamente isso que desgasta o adversário.

Karatê

Gosta de lutas? Então fique ligado que separamos 7 especiais pra você

Não sei vocês, mas nós aqui, quando falamos em Karatê, sempre lembramos do filme Karatê Kid, com o Jackie Chan, o qual ele ensina Jaden Smith a lutar. No filme, eles mostram que o Karatê não é só uma luta, ela também é um estilo de vida, pois ela molda também o caráter da pessoa.

Esse estilo de luta promove uma maior agilidade. Pois, na mesma hora que o lutador está distante do adversário, ele já está próximo, dando um golpe final no oponente. Entretanto, essa luta usa muito de socos, pontapés, golpes de joelho, cotoveladas e técnicas de mão aberta.

Entretanto, o karatê é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”. E ela objetiva não só treinar a auto-defesa do lutador, como também trabalhar a perfeição do caráter, deixando-o com o corpo e a alma mais disciplinados. Além também de deixar o atleta mais observador.

Boxe

Gosta de lutas? Então fique ligado que separamos 7 especiais pra você

Primeiramente, o box usa a destreza das mãos, e assim como o muay thai ela também trabalha com movimentos contundentes, porém ela trabalha com mais variedades de ataque. Entretanto, o boxe que deriva da expressão inglesa “to box” significa bater ou bater com os punhos.

Basicamente, ele trabalha com golpes cruzados e ganchos na região abdominal, ou seja, ela trabalha mais com curta distância. Além também, de obter maior precisão e mais força de golpe.

Assim como, o muay thai o boxe também é uma luta mais agressiva. Contudo, o boxe se diverge do muay thai por usar apenas os punhos, tanto para se defender como também para atacar o adversário.

Capoeira

Gosta de lutas? Então fique ligado que separamos 7 especiais pra você

A capoeira é marcada por exigir de muita flexibilidade e coordenação motora. Entretanto, a luta utiliza muitos golpes de pernas, como chutes e rasteiras, e ambos exigem uma certa agilidade. Além também de usarem joelhadas, cotoveladas e acrobacias em solo ou aéreas, são frequentemente feitos junto ao chão ou de cabeça para baixo.

Entretanto, ela também é uma luta para conquistar uma auto defesa. E por isso para tacar os adversários utiliza tanto os pés como também a cabeça, enquanto as mãos são pouco usadas.

Agora que já aprendeu mais sobre 7 lutas importantíssimas, está na hora de começar a praticar pelo menos uma delas.

Até porque você além de aprender se auto defender, também irá estar queimando boas calorias ao mesmo tempo. E também vamos combinar, lutar deve ser quase que um calmante para a alma, com certeza diante tanta correria do dia a dia, uma luta irá fazer bem para a sua saúde mental.

Gostou de saber mais sobre as lutas? Então fique ligado em mais uma matéria: 15 piores e mais violentas lesões do MMA

Fontes: Lutas e artes marciais, SignificadosLutas e artes marciais, Significados, Lutas e artes marciais, Toda matéria, CBJ, Karate do Brasil, Sports regras, Minha vida

Imagens: Graciemag, Klook, Revista Galileu, Karate do Brasil, Infoescola, Infoescola, Hokiesports, GQ

Próxima página »

Escolhidas para você