Viagem

Maior aeroporto do mundo, qual é? Onde fica e outros gigantes pelo mundo

O maior aeroporto do mundo em extensão não é o mesmo com maior em fluxo de passageiros. Mas todos impressionam pela sua grandiosidade.

Atualizado em 06/10/2020

Determinar qual o maior aeroporto do mundo não é tarefa fácil. Isso porque, há diversos critérios utilizados para medir a grandiosidade dos mesmos. Além disso, o aeroporto, por si só, já costuma ocupar uma área relativamente extensa, uma vez que há diversos ambientes necessário para o seu funcionamento. 

Se falarmos em extensão, certamente o maior aeroporto do mundo se encontra na China. Trata-se do Beijing Daxing International Airport, em Pequim, cuja área total corresponde a 98 campos de futebol. Ou seja, 700 mil metros quadrados destinados a receber cerca de 100 milhões de passageiros de diversas partes do mundo, todos os anos.

O maior de todos

Maior aeroporto do mundo, qual é? Onde fica e outros gigantes pelo mundo
Imagem: YouTube

A grandiosidade do Beijing Daxing International Airport está dividida em um prédio de cinco andares, sendo dois deles destinado inteiramente ao embarque de passageiros. Desse modo, o aeroporto chinês figura também como o maior no quesito terminal de passageiros.

Além de grandioso, ele também foi muito caro, custando 70 bilhões de dólares que incluíram o projeto arquitetônico de uma das profissionais mais famosas do ramo, Zaha Hadid.

No entanto, os planos da China para o aeroporto são ainda maiores. Isso porque, o país asiático pretende bater os Estados Unidos em fluxo de passageiros, operando com 70 milhões de pessoas por ano até 2025. Se levarmos em conta que a obra foi entregue apenas em 2019, o sonho se torna ainda mais ambicioso.

Como dito anteriormente, há diversos fatores a serem levados em conta quando se trata de maior aeroporto do mundo. Por isso, preparamos uma lista que rankeia os aeroportos de acordo com seus recordes mundiais. Prontos para decolar?

Outros aeroportos gigantes 

Maior aeroporto do mundo em fluxo de passageiros

Fonte: Evento Aéreo

Neste quesito de maior aeroporto do mundo, o vencedor é Hartsfield-Jackson, localizado em Atlanta, nos Estados Unidos. Isso porque, em 2018, o local atingiu a marca recorde de 107 milhões de passageiros em um ano. De modo geral, o aeroporto recebe 895 mil pousos e decolagens por ano, o que daria uma média de 100 a cada hora.

Uma das explicações para o fluxo surpreendente, é a de que a cidade sedia a Coca-Cola, de modo que recebe muitas conexões de vários lugares do mundo. Este aeroporto só perde no quesito passageiros em viagens internacionais, cujo campeão é o de Dubai, com 88,8 milhões de estrangeiros circulando anualmente.

Maior aeroporto do mundo em disponibilidade de destinos para viajar

Maior aeroporto do mundo, qual é? Onde fica e outros gigantes pelo mundo
Fonte: Papo de Viagem

Apesar de enormes, os demais aeroportos da nossa lista perdem para este na disponibilidade de destinos, ou seja, nas opções para quem quer viajar. Neste caso, o vencedor é o de Frankfurt na Alemanha. Isso porque, lá é possível escolher ir para 304 diferentes em 95 países. 

Para conseguir dar conta de tantas pessoas indo para lugares diferentes, o aeroporto conta com uma estrutura de 81 quilômetros de esteiras. Sendo assim, é possível despachar 20 mil volumes (entre malas e encomendas) por hora. De modo geral, o sistema deu tão certo que foi copiado por outros países.

Maior aeroporto do mundo em área total

Fonte: Worls for Travel

Apesar da magnitude do Beijing Daxing International Airport, o maior aeroporto em área total é o Rei Fahd, na Arábia Saudita, com 780 quilômetros quadrados. Além de receber passageiros de todo mundo, 16,4 mil quilômetros quadrados desse aeroporto são destinados a uso exclusivo da família real saudita. Ele abriga ainda, uma mesquita capaz de receber duas mil pessoas.

Maior aeroporto do mundo em pista

Fonte: Top 10 mais

Por outro lado, a maior pista está localizada no aeroporto de Qamdo Bangda, no Tibet, na China, com 5,5 quilômetros de extensão. Apesar da pista monumental, o aeroporto em si é bem pequeno e trabalha com apenas três companhias aéreas que levam para dois destinos diferentes.

Além disso, o Qamdo Bangda bate também o recorde de aeroporto mais alto do mundo. Isso porque, seu terreno foi construído sob uma altitude 4,3 quilômetros acima do nível do mar.

Maior aeroporto do mundo em fluxo de carga

Fonte: Pinterest

Por último, mas não menos importante, o maior fluxo de carga fica por conta do Chek Lap Kok, em Hong Kong. De modo geral, o aeroporto comporta um fluxo de 5,1 milhões de toneladas de carga anualmente. Ele ocupa esse cargo desde 2010.

Gostou dessa matéria? Então leia também: Maior cachorro do mundo, qual é? 16 cães “grandes pra cachorro”

Fonte: Uol, Viagem e Turismo, Evento Aéreo

Imagens: Uol, Viagem e Turismo, Evento Aéreo e YouTube

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada