Maior asteroide detectado pela Nasa

Maciço e com 4 quilômetros de largura esse é o maior asteroide detectado pela Nasa, mas não representa perigo ao planeta.

Ele é maciço e tem 4 quilômetros de largura. Esse é o tamanho do maior asteroide detectado pela Nasa em anos, carinhosamente apelidado de Florence; e o maior a passar tão próximo de nossa “casa” digamos assim.

De acordo com os astrônomos, mesmo que o tamanho da rocha assuste, a verdade é que ela não representa riscos ao nosso planeta. Aliás, os especialistas afirmam até que esse é o mais próximo que o maior asteroide chegará da Terra desde 1890 e assim continuará pelo menos até o ano de 2500.

Conforme os especialistas, o Florence foi descoberto por Schelte Bobby” Bus, na Austrália, em 1981; e recebeu esse nome em homenagem a Florence Nightingale, fundadora da enfermaria moderna.

Será possível ver o maior asteroide detectado pela Nasa?

Agora, se você está achando que poderá ver o objeto passando pelo céu, sentimos muito em destruir seus sonhos. Embora os cientistas garantam que ele passará pertinho de nós, a verdade é que o percurso do maior asteroide detectado pela Nasa passará a uma distância de 7 milhões de quilômetros da atmosfera.

Continua após a publicidade

Mas, nem tudo está perdido. Se você tiver um telescópio, mesmo que pequeno, você poderá observar o grandão durante alguns dias, enquanto estiver passando pelas constelações de Peixe Astral, Capricórnio, Aquário e Golfinho.

Estudos sobre o Florence

Os próprios cientistas da Nasa vão aproveitar a passagem do maior asteroide em anos para observá-lo por meio de radares terrestres e estudá-lo melhor. Informações como o tamanho real de Florence, sua rotação, força e detalhes sobre sua superfície são apenas alguns dos dados que poderão ser fotografados por esses radares, de uma distância menor que 10 metros.

Continua após a publicidade

Abaixo, no vídeo (em inglês), você poderá conferir um pouco mais do percurso do asteroide, conforme divulgado pela Nasa.

Continua após a publicidade

Viu? Agora, se você ainda não entende porque todas as vezes que um asteroide passa perto de nós o mundo inteiro fica em alerta, talvez esse outro post ajude você a entender melhor qual é o verdadeiro perigo: O que aconteceria se um asteroide gigante atingisse a Terra? [Vídeo].

Fonte: Uol

Outras postagens